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Índice

Opção de acesso

Criar um contrato: 

  • Através do FINANCEIRO -  Painel do Cliente  (Financeiro → Painel do Cliente → Acesse um cliente especifico (Clique duas vezes sobre ele) → Clique no botão 'Novo Contrato')
  • Através do WORKSPACE -  Atendimento  -  (Workspace → Workspace - Home→ Clique sobre o atendimento especifico → Clique no botão de Ferramentas Financeiras → Clique no botão 'Painel do Cliente' →  Selecione o contrato ativo e clique no botão 'Novo Contrato')
  • Através do WORKSPACE  - Painel de Atendimento - (Workspace → Atendimentos - Painel → Clique duas vezes no atendimento especifico → Clique no botão de Ferramentas Financeiras → Clique no botão 'Painel do Cliente' →  Selecione o contrato ativo e clique no botão 'Novo Contrato')
  • Através do CRM - pela Lead quando está na fase de efetivação

Pré-Requisitos 

Configurações Básicas

  • ACESSO: Configurações → Menu Financeiro → Submenu Configuração Básica 
  • As configurações básicas, são as configurações gerais do financeiro
    • Neste caso, as configurações que serão feitas aqui valerão para a criação dos contratos de quaisquer cliente ( Ao menos se o cliente possuir uma configuração especifica definida - Falaremos a seguir)
  • Para a criação dos contratos as seguintes informações deverão estar definidas (Estas definições aparecerão como sugestões na criação dos contratos)
    • Na aba 'Config Básica'
      • A regra de vencimento
      • O metodo de faturamento dentre
        • Gerar uma fatura para cada conta
        • Permitir o agrupamento das contas em faturas
        • Contrato sem faturamento

      Observação

      As regras de vencimentos são cadastradas em Configuração → Menu Financeiro → Submenu Regra de Vencimento

    • Na aba 'Cobrança'
      • % de multa por atraso
      • % de acréscimo diário
      • Forma de pagamento preferencial 
      • Profile de pagamento preferencial 
      • Informações de negociação no SAC (Ainda não liberado)
        • Quantidade máxima de parcelas
        • Valor adicional de renegociação
        • % adicional de renegociação

      Observação

      → As Profiles de pagamentos são cadastradas em Configuração → Menu Financeiro → Submenu Profile de Pagamento → Boleto MK ou Boleto MK Ver. 2

    • Na aba 'Contratos
      • Mínimo de dias de cobrança para a primeira parcela
      • Definir se o contrato será ativo automaticamente ou não
        • Selecione essa opção para ativar contratos suspensos com o motivo 'Aguardando Ativação' no momento do primeiro login do usuário.

 


Réguas de Configuração

Saiba mais sobre as Regras de configurações em Réguas de Configuração

Cadastro do Cliente 

Para realizar o cadastro do cliente acesse  Módulo Workspace → Menu Pessoas ou Empresas → Clique no botão 'Incluir nova pessoa ou empresa'

Configuração do Cliente

  • ACESSO: Módulo Financeiro → Menu Painel do Cliente → Localize o cliente no painel e clique duas vezes sobre ele → Clique no botão de 'Configuração' na parte superior direita do painel 
  • Além das configurações básicas (configurações gerais), o usuário poderá configurar algumas informações de forma especifica para cada cliente. Seria uma configuração personalizada de algumas informações financeiras por cliente. 
  • Então na criação do contrato em vez do sistema considerar as informações que estão definidas lá nas Configurações Básicas, será considerado o que definirmos aqui. 
  • As seguintes informações poderão ser personalizadas para a criação do contrato
    • Na aba 'Faturamento'
      • Método de faturamento 
      • Forma de Pagamento
      • Profile de pagamento
      • Regra de Vencimento
    • Na aba 'Cobrança'
      • % de multa por atraso
      • % de acréscimo diário
    • Na aba 'Renegociação' (Ainda não liberado)
      • Quantidade máxima de parcelas
      • Valor adicional de renegociação
      • % adicional de renegociação
      • Outra coisa que deverá ser definida, que não possui uma definição nas configurações basicas é:
        • A Regra de Cobrança - Que são as Réguas de Configuração 

Criando o Contrato

Para criar um contrato acesse:  Módulo Financeiro → Menu Painel do Cliente → Localize  o Cliente no painel e clique duas vezes sobre ele 

No painel de contratos clique no botão 'Novo Contrato'

O usuário terá que informar: 

  • Data de adesão - a partir de que data as parcelas de adesão deverão ser criadas 
  • O tipo do plano 
  • Plano de acesso - Será listadas as opções de plano de acesso de acordo com o tipo de plano definido 
  • Regra de vencimento - Será sugerido as regra de vendimento cadastradas ou nos cadastro gerais ou nas configuração de conta do cliente
  • Tabela de SLA - a tabela de sla definirá o tempo para a realização de alguns eventos associados ao contrato. Por exemplo: tempo para ativação do contrato, tempo para a realização de atendimentos associados ao contrato

  • Regras de bloqueio - São a regras cadastradas na Régua de Configuração 
  • Forma de Pagamento - Será sugerido as forma de pagamento cadastradas ou nos cadastro gerais ou nas configuração de conta do cliente
  • Numero de conexões - Número de conexões admitidas para este contrato
  • Profile de Pagamento - Será sugerido as profile de pagamento cadastradas ou nos cadastro gerais ou nas configuração de conta do cliente
  • Método de faturamento - Será sugerido as método de faturamento  cadastradas ou nos cadastro gerais ou nas configuração de conta do cliente
    • Caso seja definido que haverá agrupamento de contas deverá ser definido a Regra de Agrupamento de cobranças 
 Cadastro de agrupadores
  • Os agrupadores de cobranças são criados a partir do painel de contrato do cliente através do botão 'Gerenciar agrupamentos de cobrança do cliente'
  • Os agrupamentos são utilizados para quando o cliente deseja que algumas faturas venham definidas em um mesmo boleto
    • Por exemplo:
      • Faturas referente à filial X deveram ser agrupadas em um determinado agrupamento e as faturas referente à filia Y deveram ser agrupadas em outro agrupamento

    • Caso seja definido que haverá uma fatura para cada conta o usuário, caso queira, poderá informar Observações da NF 
      • Escreva aqui a observação desta noa fiscal 21/22. Esse campo somente será levado para a Nota fiscal, quando utilizado o método de faturamento 1/1.
  • Desconto - descontos que serão aplicados no contrato - Cadastros de descontos são feitos em Configurações → Menu Financeiro → Submenu Tabela de Descontos
  • Gerar documentos ficais automaticamente - SIM/NÂO
  • Valor da adesão 
  • Numero de parcelas da adesão 
  • Plano de contas da adesão - Caso o valor da adesão dor maior que 0, o plano de contas deverá ser informada obrigatoriamente 
  • Gerar parcelas de adesão agora? - SIM/NÂO
    • Ao definir como SIM, mesmo que o contrato seja definido pra aguardar ativação para gerar as parcelas, as parcelas com os valores da adesão serão geradas 
  • Consultor - vendedor responsável pelo contrato
  • Observações adicionais 

  • Há a possibilidade de enviar um e-mail de boas vindas para o cliente na criação de seu contrato, basta:
    • Definir se este e-mail de boas vindas será enviado ou não
    • Email de destino
    • Assunto do e-mail 
    • Corpo do e-mail
  • Modelos de e-mail de boas vindas poderão ser criados ou carregados 
    • Para criar mas marcar o check 'Deseja gravar o corpo deste e-mail no repositório de modelos'
      • Os modelos poderão ser exclusivos para determinados planos, basta marca o check 'Layout exclusivo para contratos deste mesmo plano'
    • Para carregar basta clicar no botão 'modelos de emails' no canto inferior direito 
  • Na criação da mensagem poderão ser utilizado coringas para que sejam puxadas informações automaticamente do sistema. basta clicar no botão 'coringa' na parte inferior direita da tela 

    E por fim o usuário deverá informar:
  • Como renovar? - Se será pelo valor sugerido ou pelo valor atual do plano
  • Valor sugerido de renovação
  • Se a renovação será feita de forma automática ou não 
  • Se a contas serão criadas pelo valor sugerido ou não 
    • Marcando essa opção, o sistema vai criar as parcelas baseadas no valor informado. Isso somente será válido, ao escolher o método de renovação por valor sugerido também.
  • Plano de contas
  • Grupo - Opções serão exibidas de acordo com o plano de contas definido 
  • Subgrupo - Opções serão exibidas de acordo com o grupo definido 
  • Deseja aguardar ativação para gerar parcelas - SIM/NÂO
  • Deseja revisar as contas antes de faturá-las - SIM/NÂO - Caso SIM o usuário terá q faturar as contas manualmente


O usuário deverá confirmar a criação do contrato para que seja efetivado a operação

Atenção

Para que o faturamento de Telefonia seja realizados algumas informações do contratos precisam estar configurados da seguinte forma:

  • Tipo do contrato precisa estar definido como Telefonia
  • Normalmente há regras de vencimento definidas especificamente para telefonia, então estas regras devem ser associadas ao contrato
  • Normalmente há profiles de pagamento definidas especificamente para telefonia, então estas profiles devem ser associadas ao contrato
  • Método de faturamento precisa está definidas como agrupamento de contas
  • Ignorar renovação automática deve estar definidas como SIM



Assista o vídeo abaixo para melhor compreensão 


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