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Índice

1 - Opções de acesso

A tela para Alterações Gerais do contrato poderá ser acessada a partir de três lugares no sistema

  • Através do Painel do Cliente  (Financeiro → Painel do Cliente → Acesse um cliente especifico (Clique duas vezes sobre ele) → Selecione o contrato ativo e clique no botão 'Editar' → Clique no botão 'Troca de Plano de acesso')

  • Através do Atendimento (Workpace- Home) (Workspace → Workspace - Home→ Clique sobre o atendimento especifico → Clique no botão de Ferramentas Financeiras → Clique no botão 'Painel do Cliente' Selecione o contrato ativo e clique no botão 'Editar' → Clique no botão 'Troca de Plano de acesso')



  • Através do Atendimento (Atendimentos - Painel) (Workspace → Atendimentos - Painel → Clique duas vezes no atendimento especifico → Clique no botão de Ferramentas Financeiras → Clique no botão 'Painel do Cliente' Selecione o contrato ativo e clique no botão 'Editar' → Clique no botão 'Troca de Plano de acesso')

OBSERVAÇÃO

Lembrando que para realizar o procedimento o usuário deverá resgatar o Atendimento


ATENÇÃO!

Estas alterações não poderão ser realizadas quando:

  • O contrato estiver cancelado
  • O contrato estiver suspenso

2 - Alterando o Plano de Acesso

ACESSO: Módulo Financeiro → menu Painel do Cliente → painel Contrato →  ferramenta 'Alterar Contrato' → Troca de Plano de Acesso.

Para alterar o plano de acesso o usuário terá que informar

  • Novo plano de acesso: selecione o novo plano que será atribuído ao contrato;
    • Esse novo plano deverá ser do mesmo tipo do plano anterior.
      • Por exemplo: Se o plano anterior for um plano do tipo 'Telefonia' o novo plano também deverá ser. 
  • Tabela de desconto: se deseja aplicar alguma tabela de desconto para esse contrato;
  • Novo valor: automaticamente será informado o valor do plano de acesso, mas caso desejar, o valor poderá ser alterado manualmente.
  • Proporcional: 
    • Se "sim": o valor da primeira parcela será proporcional de acordo com o período de uso do plano antigo + o período que será utilizado do plano novo.
      • A proporção ocorrerá na primeira parcela que houver autorização (a seguir haverá a definição do que é considerado para parcela ser autorizada)
      • A proporção ocorrerá da seguinte forma: 
        • Será considerado o plano de contas antigo da Data Inicial de referência até o dia da alteração (hoje) 
        • Será considerado o plano de contas novo do dia da alteração(hoje) até a Data Final da referência 
    • Se "não": o valor da primeira parcela terá o valor inteiro.
  • Observações adicionais

Observação

Como é calculado o valor proporcional

Considerando um contrato que possui o vencimento no dia 10 e o valor do plano é R$150,00, a alteração do contrato está sendo realizada no dia 12 para um novo plano no valor de R$199,90.
  • Visto que o vencimento é dia 10 e a alteração está sendo realizada no dia 12, calculamos que já foram utilizados 11 dias do plano antigo e para o plano novo será utilizado 19 dias (considerando o período mensal). Logo, o valor de utilização do período de 11 dias, com o plano antigo, é de R$55,00 e o valor para os 19 dias que ainda serão utilizados, do plano novo, será de R$126,60. Com isso, o valor proporcional que será cobrado para a primeira parcela será de R$181,60.

  • Se não compreender o valor que o sistema está cobrando, você poderá clicar nos detalhes para visualizar o cálculo:

No próximo passo o sistema irá exibir as Conexões associadas ao contrato em questão que serão alteradas 

O usuário ainda deverá escolher quais as contas do contrato que deverão ser alteradas. Todas virão marcadas como padrão.  


Marque a opção "Deseja atualizar o calculo de descontos por pagamento em dia das faturas?" para atualizar a regra de desconto associadas às faturas selecionadas. 

Marque o check "Tem certeza que deseja aplicar a alteração de vencimento nas contas selecionadas agora?" para confirmar o procedimento e em seguida clique no botão "Finalizar" para efetivar a alteação

Pronto! A alteração foi realizada.

ATENÇÃO!

O sistema não irá autorizar a mudança de plano para as contas com as seguintes situações:

  • Contas Vencidas
    • Considera também as vencidas 'hoje'
  • Contas Liquidadas
  • Contas suspensas
  • Contas em faturamento
  • Contas faturadas (quando há agrupamento de contas em uma fatura)
  • Contas em remessa
  • Contas com método de faturamento 1-N

Caso contrário, a conta será considerada como autorizada para realizar o procedimento


ATENÇÃO!

Lembrando que a nova profile deverá possuir suas derivações configuradas corretamente, caso contrário o sistema não permitirá a troca do plano de contas

O sistema exibirá a seguinte mensagem caso haja problemas na derivação: 'ERRO! A composição fiscal do plano está inválida. (Erro no cadastro de base de cálculo.)'

O ajuste deverá ser feito no cadastro do plano de contas em Configuração → Técnico → Técnico


Como complemento assista o vídeo abaixo: 



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