Árvore de páginas
Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados


Índice

O MK possibilita o bloqueio por não aceite de contrato 'X' dias após a ativação manual ou automática do contrato, para tal é preciso realizar algumas configurações.

Aceite

O aceite de contrato pode ser feito pelo cliente pela central do assinante (SAC). Certifique-se que o seu SAC está configurado e com a opção de aceite ativa.

Além do SAC o cliente pode efetuar o aceite pelo Aplicativo SAC++.

Saiba mais sobre o aceite do contrato em Realizando Aceite de Contrato

Pré-Requisitos 

  • Cliente possuir contrato 
  • Contrato exigir aceite eletrônico
  • Perfil de contrato configurado e associado ao plano de acesso
    • No perfil de contrato a opção de Gerar aceite eletrônico precisa estar marcada. 
    • Acesso: Configurações → Modelos e Perfis → Perfil de contratos, com a opção desmarcada o sistema não vai considerar os contratos deste perfil para bloqueio

  • No plano de acesso precisa estar vinculado o perfil de contrato devidamente configurado com o aceite eletrônico conforme imagem. 
    • Acesso: Configurações → Técnico → Técnico → Aba- Planos de acesso

  • Existir um conexão associada a este contrato
  • Existir uma régua de bloqueio por falta de aceite configurada 
    • Acesso em Configurações →  Menu Financeiro →   Submenu Réguas de configuração
    • No tipo de régua Manutenção de conexão, dê duplo clique sobre a régua e adicione a ação de Bloqueio por aceite, após clique no botão detalhes para configurar.
    • Na régua de configuração posicione a ação de bloqueio sobre o número de dias após a ativação do contrato. 
      • Exemplo: se o contrato foi ativado no dia 10/05 seu bloqueio, caso não aceite de contrato, acontecerá no dia 21/05.



Saiba mais sobre a configuração de réguas em Réguas de Configuração

Painel de Bloqueio de Desbloqueio de contratos por falta de aceite 

ACESSO: Módulo Técnico → Menu Bloq./desb. por aceites eletrônicos 

O usuário terá 5 painéis para analisar as conexões bloqueadas e desbloqueadas por falta de aceite. São eles:

Conexões bloqueadas atualmente por falta de aceite eletrônico

Neste painel serão listadas todas as conexões que estão, no momento, bloqueadas por falta de aceite 


Ao clicar duas vezes sobre qualquer uma das conexões listadas, será possível visualizar o Histórico da conexão

Neste histórico será possível verificar:

  • Os eventos da conexão 
  • Os atendimentos associados à conexão 
  • As ordens de serviços associadas à conexão 
  • As Ultimas 10 sessões da conexão 
  • E realizar pesquisa avançada de sessões

Histórico de bloqueio por aceite. (últimos 90 dias)

Neste painel serão listadas as conexões que foram bloqueadas por falta de aceite nos últimos 90 dias 

Atenção

Não necessariamente as conexões listadas neste painel estarão bloqueadas atualmente, apenas que foram bloqueadas em algum momento neste período


Ao clicar duas vezes sobre qualquer uma das conexões listadas, será possível visualizar o Histórico da conexão

Desbloqueios por aceites eletrônicos. (últimos 90 dias)

Neste painel serão listadas as conexões que foram desbloqueadas nos últimos 90 dias pela realização do aceite do contrato


Ao clicar duas vezes sobre qualquer uma das conexões listadas, será possível visualizar o Histórico da conexão

Gráfico: Extratos de bloqueios e desbloqueios por aceite (últimos 12 meses)

Neste painel será exibido um gráfico que mostrará para cada mês:

  • A quantidade de novos contratos
  • A quantidade de conexões bloqueados por falta de aceite e 
  • A quantidade de conexões desbloqueadas pelo aceite do contrato

Simulação e Bloqueio Manual 

Neste painel o usuário poderá realizar simulação de bloqueios por falta aceite de contrato. Está é função tem o objetivo de mostrar ao usuário quais cliente seriam bloqueados, no momento, caso a rotina de bloqueio por falta de aceite fosse executada

Para realizar uma simulação clique no botão 'Filtrar nova rotina de bloqueio'

O usuário terá que definir: 

  • O Tipo de execução
    • Simulação - Para quando deseja apenas visualizar quais clientes seriam bloqueados caso a rotina fosse executada
    • Bloqueio - Para realizar o bloqueio manual dos cliente que ainda não aceitaram o contrato 

Ao confirmar serão listadas todas as conexões que:

  • Seriam bloqueadas, caso tipo seja simulação ou que 
  • Foram bloqueadas, caso tipo seja bloqueio 

Após verificar uma simulação é possível efetivá-la e confirmar os bloqueios das conexões, basta clicar sobre a simulação no painel e clicar no botão 'Efetivar Execução'

Ao efetivar as conexões listadas na simulação serão bloqueadas

Configuração que ativa ou desativa a rotina de bloqueio de aceite

Para proteger a execução da rotina de bloqueio considerando os contratos não aceitos foi disponibilizada uma configuração complementar, a qual precisa estar ativa para que então o bloqueio por não aceite de contrato passe a ser executadoNeste painel o usuário poderá definir se a rotina de bloqueio por falta de aceite será executada de forma automática ou não 

  • Esta configuração é complementar a configuração de sua regra de manutenção de contas.
  • O objetivo é proteger o provedor contra bloqueios indevidos gerados por erros de configuração.
  • Caso a opção abaixo esteja desmarcada, a rotina automática não será executada.
  • O bloqueio manual você pode fazer independentemente dessa opção estar ou não marcada.

Definição de permissão de acesso às funções deste painel

Saiba mais em Gerenciamento de permissões de acesso à painéis e ferramentas


Para complementar seus conhecimentos assista o vídeo abaixo 


Isto foi útil?


  • Sem rótulos