Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice

Introdução

O diagrama de emendas é um recurso do MK Net Maps que permite que toda a documentação das ligações da rede seja realizada de forma totalmente visual, tornando todo o processo de documentação mais fácil, rápido e seguro.

A ferramenta de documentação disponível no MK Net Maps é totalmente integrada, sendo assim, qualquer alteração realizada por meio do diagrama irá afetar a estrutura da árvore de ligações do MK Net Maps. Os registros de ligações são bastante importantes em outras funcionalidades do MK, como o gerenciador de conexões e o provisionamento.

O Novo diagrama de emendas é capaz de validar as ligações que são realizadas, reduzindo ainda mais a chance de criar uma documentação com erros.

O MK passou a disponibilizar um painel, onde estão reunidos todos os diagramas permitindo também que a documentação possa ser incrementada de forma colaborativa.

Benefícios para documentação

O novo diagrama de emendas foi desenvolvido pensando nas necessidades de tempo do provedor. Por isso o diagrama de emendas é totalmente integrado com o MK Net Maps, a medida que a documentação da rede é construída as ligações da árvore lateral do MK Net Maps também é alimentada, poupando assim bastante tempo e tornando todo esse processo mais fácil, rápido e seguro, pois ao mesmo tempo em que é a documentação é construída ela também está sendo validada, impedindo que informações incorretas sejam lançadas e que podem causar inconsistências em outros pontos do sistema que dependem das informações geradas pelo MK Net Maps.

Novos recursos

As versões mais recentes do diagrama de emendas do MK Net Maps, possui alguns recursos para facilitar e validar as informações que estão sendo adicionadas nos diagramas.

Abaixo uma relação dos recursos que estão disponíveis no diagrama de emendas do MK 3.0

  • Informação de origem/destino do cabo que está sendo adicionado ao diagrama – Com esse recurso é possível visualizar de onde um seguimento do cabo está indo ou vindo
  • Informação de iluminação da fibra
  • Adicionar novos elementos diretamente pelo diagrama
  • Adicionar qualquer equipamento, não necessariamente uma caixa NAP ou HUB
  • Criar ligações na arvore lateral do do MK Net Maps a partir da documentação das fusões.
  • Documentar a rede de fibra a partir de qualquer ponto. Recomenda-se que a documentação seja realizada sempre a partir do armário e seguindo, porém, o diagrama de emendas da suporte a documentação independente do ponto da rede em que ela seja realizada.

Como criar um diagrama

Os diagramas de emenda podem ser criados atualmente em postes e armários. O ícone para criação do diagrama se encontra dentro do formulário de elementos do poste ou armário, que pode ser acessado a partir do clique com o botão direito do mouse sobre o elemento (poste ou armário) e clicando na opção “Elementos...”.

Criando um diagrama no armário

Para criar um diagrama no armário, basta efetuar um clique com o botão direito do mouse sobre o o armário no mapa e em seguida escolher a opção “Elementos...”.

O formulário de elementos do armário é exibido conforme a imagem abaixo.

No formulário são exibidos os elementos que podem ser incluídos no armário, entre eles o diagrama de emendas.  

Criando um diagrama no poste 

Para criar um diagrama no poste, basta efetuar um clique com o botão direito do mouse sobre o poste no mapa e em seguida escolher a opção “Elementos...”. 

No formulário são exibidos os elementos que podem ser incluídos no poste, entre eles o diagrama de emendas. 

Adicionando elementos no diagrama 

Ao criar um diagrama é possível adicionar elementos nele. Todos os elementos que foram instalados no poste (Caixas HUB, Caixas NAP, outros equipamentos) ou que passam pelo poste (Cabos) podem ser adicionados ao diagrama. Os elementos que poderão ser adicionados estarão dispostos em abas nas laterais da tela. 

Em relação aos cabos, o lado ao qual ele está posicionado é bastante importante, pois representa o sentido que o segmento de cabo que será adicionado estará seguindo. Esse sentido é influenciado pela sequência em que o cabo é passado no poste e sempre existirão referencias para os cabos, logo abaixo do nome do cabo, pode-se visualizar as seguintes observações: “Vindo de: <Identificação do poste/Armário de origem>” e “Indo para: <identificação do poste de destino>”, desta maneira é possível identificar qual sentido da fibra que está sendo iluminada em uma possível fusão. 

Para adicionar um elemento ao diagrama basta clicar no botão (Adicionar) que fica ao lado de cada elemento. Os elementos exibidos nas laterais da tela de do diagrama de emendas só podem ser adicionados uma única vez ao diagrama, isso impede que ocorram inconsistências no registro das fusões que serão realizadas dentro do diagrama. Todos os elementos adicionados ao diagrama serão marcados com um ícone distinto e não será possível executar a ação de adicionar novamente. 

Criando ligações entre os elementos 

Todos os elementos adicionados ao diagrama possuem conectores, a partir da ação de clique nesses conectores é possível criar um registro de ligação no diagrama  

Conectores de elementos adicionados ao diagrama 

Todos os elementos irão possuir um conector que irão lhe permitir ser ligado a outro elemento do diagrama. 

Conector da porta

É o elemento responsável por efetuar as ligações das caixas com outros elementos no diagrama. O conector de uma caixa pode realizar ligação com o conector de outra caixa ou de uma fibra. 

Ao ligar o conector de uma caixa em outra caixa um registro de ligação será criado no diagrama e a arvore de ligações será atualizada com a nova ligação. 

Existem algumas regras para criação de ligações que precisam ser consideradas. 

  1. A ligação de entrada de uma caixa sempre vai ocorre em uma porta 999 

  1. Ligações a partir de uma porta de saída de 1 a n sempre serão responsáveis por efetuar a iluminação de um segmento de fibra ou ligar. No caso de uma fibra estar ligada a uma porta de entrada de um elemento em outro local, essa fusão entre a porta de saída e a fibra irá produzir um registro de ligação que irá atualizar a árvore.  

Ao passar o mouse sobre o conector de uma porta é possível visualizar informações sobre ela, uma dessas informações é o nome do elemento que poderá está ligado mais a frente, no caso de uma porta de saída. 

Conector da fibra 

Assim como o conector das caixas o conector de uma fibra também será responsável por criar ligações. O conector da fibra pode exibir mais informações sobre a iluminação do segmento da fibra selecionada ou elementos ligados mais a frente. 

Ao ligar o conector de uma fibra a uma porta de caixa ou em outra fibra, um registro da fusão será criado e também poderá ocorrer a criação de uma ligação caso existam informações de iluminação relacionadas a uma porta de entrada e uma saída. 

O conector da fibra pode indicar algumas situações de acordo com sua apresentação: 

Fibra com iluminação 

Indica que o segmento de fibra exibido no diagrama foi iluminado por uma porta em algum ponto anterior ao diagrama atual. É possível ainda identificar o sentido da iluminação, que pode identificar se uma fibra está sendo iluminada ou está apenas conectada a uma porta de entrada de um elemento, é possível para isso observar algumas setas, indicando o sentido da iluminação e se é uma ligação em porta de entrada ou saída, conforme imagens abaixo.  

  1. Indicação de iluminação proveniente de uma porta de saída (Portas de 1 a n). Indica que uma possível fusão com esta fibra pode desencadear um registro de ligação e atualização da arvore lateral, caso a fibra com essa indicação seja ligada em uma porta de entrada (Portas com id 999) ou em uma fibra que possua a indicação de ligação em uma porta de entrada. 

  2. Indicação de iluminação proveniente de uma porta de entrada (Porta com id 999). Não pode ser considerado necessariamente uma iluminação do segmento de fibra exibido no diagrama atual, apenas significa que o segmento de fibra está ligado em uma porta mais adiante e que uma possível fusão nessa fibra, seja de uma porta de saída de uma caixa ou de uma fibra que possua iluminação proveniente de tal poderá ativar o elemento ligado mais a frente e atualizar a arvore de ligações lateral.  

  

Ao passar o mouse sobre o conector de uma fibra é possível visualizar informações sobre ela. 

Os dados referentes a fibra podem ser visualizados tanto passando o mouse sobre o conector quanto efetuando um clique duplo sobre ela 

Registro de uma ligação entre dois conectores 

Para realizar a ligação entre dois conectores deve-se clicar em cada um deles para que sejam selecionados, após clicar sobre o segundo conector a ligação é criada. Os conectores selecionados podem ser facilmente distinguidos pois é aplicado sobre eles uma animação. 

Removendo ligações 

Para remover uma ligação é necessário seleciona-la e após isso pressionar a tecla DELETE, no teclado ou clicar no botão excluir, no rodapé da tela, será solicitada a confirmação da exclusão, caso seja confirmado o registro da ligação será marcado para remoção e ao salvar o diagrama será removido definitivamente. 

Existem registros de fusões que podem está associados a uma ligação entre caixas, no caso dessas fusões serem removidas a ligação que depende dela também será marcada para remoção e ao salvar as alterações do diagrama será definitivamente removida, atualizando também a arvore de ligações do Net Maps. Ao remover a fusão que possui uma ligação entre dois elementos da rede, um alerta será exibido na tela, com os dados do elemento que está ligado a partir da fusão removida. 

Qualquer ligação do diagrama poderá ser removida e todas as remoções que possam ter elementos ligados a ela podem ser influenciados por essa remoção. 

Iluminação da fibra

Como visto anteriormente é possível identificar uma fibra iluminada e o sentido da iluminação nessa fibra. Algumas possibilidades de fusão podem efetuar a iluminação de uma fibra.

Iluminando uma fibra a partir de uma porta

Para efetuar a iluminação de uma fibra a partir de uma porta de saída é necessário realizar o registro da fusão em um diagrama entre uma porta de saída e a fibra que se deseja iluminar. Ao realizar a fusão a fibra poderá ser visualizada como iluminada nos diagramas seguintes.

Iluminando uma fibra a partir de uma fusão entre fibras

Para efetuar a iluminação de uma fibra a partir de uma fusão é necessário criar o registro de fusão entre uma fibra iluminada e a fibra que se deseja iluminar. Registros de fusão de uma fibra não são necessários quando não há um rompimento, caso um cabo que esteja sendo exibido tanto vindo quando indo e não houve um rompimento não é necessário realizar a fusão entre essas fibras, pois se entende que não houve nenhuma interação naquela caixa de emenda em relação a fibra.

Informações de iluminação da fibra

Ao passar o mouse ou efetuar um clique duplo sobre a fibra é possível visualizar informações rápidas sobre ela.

OLT: Nome da OLT de onde se origina a iluminação da fibra.
Porta PON: Identificação da porta PON que origina a iluminação da fibra.
Distancia desde XXX: Distância em metros entre o diagrama atual e a ultima porta que iluminou a fibra no segmento atual.
Qtde Fusões desde XXX: Quantidade de fusões óticas que ocorreram deste a ultima iluminação até o diagrama atual.
Total de perda nas fusões desde XXX: Valor total da perda de sinal em dB nas fusões óticas que foram realizadas desde a ultima iluminação da fibra. Desde que não seja configurado será considerado o valor 0.5.
Tipo de elemento: Tipo do elemento que está iluminando a fibra
Elemento: Nome do elemento proprietário da porta que está iluminando a fibra no segmento atual.
Perda da porta: Valor da perda de sina em dB da porta que ilumina a fibra
Elemento ligado: Elemento ligado a fibra mais adiante

Rota da fibra 

É possível visualizar toda a rota da iluminação de uma fibra, desde a sua saída da OLT passando por todas as fusões e derivações até o ponto onde foi solicitada a rota. É possível obter um relatório da rota da fibra em qualquer ponto do diagrama. 

Obtendo um relatório de rota da fibra 

Para obter a rota de uma fibra basta clicar com o botão direito do mouse sobre o conector da fibra em seguida clicar na opção “Visualizar rota da fibra”. 

Será exibido um formulário mostrando a rota da fibra, incluindo todas as fusões e derivações pela qual a fibra passou até chegar iluminada ao diagrama atual. Abaixo formulário que exibe a rota da fibra. 

Observação

A exibição do roteamento serve apenas para as fibras que foram iluminadas. 

Entendendo os dados do relatório de roteamento da fibra 

 O relatório de roteamento de fibra sempre irá exibir em duas informações a fibra de entrada e a de saída de uma fusão.  

Se o registro for referente a uma fusão entre duas fibras será exibido o dado referente a fusão e o nome da caixa de emenda onde ela ocorreu. 

Se o registro for referente a uma fusão entre uma porta e uma fibra será exibido o dado referente a iluminação da fibra, incluindo o nome da caixa que está iluminando o segmento e a porta que está realizando a iluminação da fibra. 

Comentários 

É possível adicionar comentários em todo o diagrama, desde comentários gerais até comentar cada elemento ou ligação no diagrama de emendas e fusões. Os comentários adicionados no diagrama poderão ser visualizados na impressão do diagrama. Abaixo a pagina de impressão do diagrama de emendas. 

Criando um comentário geral no diagrama 

Para adicionar um comentário geral basta clicar no diagrama, basta clicar no botão “Adicionar comentário no diagrama”.  

Ao clicar no botão, um formulário para que seja adicionado o comentário geral do diagrama será exibido. O comentário geral do diagrama sempre será exibido logo abaixo da imagem do diagrama na impressão. Abaixo formulário para inclusão/alteração do comentário no diagrama. 

Adicionando comentários nos elementos 

Para adicionar um comentário em outros elementos do diagrama basta clicar com o botão direito do mouse sobre o elemento que se deseja comentar e clicar sobre a opção “Adicionar comentário”. 


É possível adicionar comentários nos seguintes itens do diagrama de emendas 

  • Cabos 

  • Caixas 

  • DIO 

  • OLT 

  • Fibras dos cabos 

  • Portas das caixas 

  • Registro da fusão 


O formulário para inclusão do comentário será exibido conforme a imagem abaixo. 

Nele deverá ser informado o elemento e o conteúdo do comentário que será adicionado. O campo elemento já será preenchido automaticamente em maioria dos casos. 

Todos os comentários adicionados aos elementos do diagrama poderão ser visualizados posteriormente através da opção “Visualizar comentários”, ao fazer isso serão exibidos os comentários adicionados ao respectivo elemento. Os comentários serão exibidos do mais recente para o mais antigo. 

Na impressão do diagrama os comentários adicionados individualmente serão exibidos na sessão “Comentários” e estarão destacados com um box amarelo. 

A maneira de adicionar os comentários individuais será a mesma para todos os elementos, sempre através da ação com o botão direito do mouse. 

Adicionando comentário em uma ligação 

É possível adicionar comentários nos registros das fusões realizadas no diagrama de emendas, para esses registros de fusão é necessário informar uma descrição para o elemento, pois é um campo obrigatório. 

Imprimindo o diagrama 

É possível imprimir todos os diagramas que são criados no MK. O layout da impressão foi melhorado nas versões mais recentes do MK. 

É possível realizar a impressão a partir do próprio diagrama, através do botão de impressão do diagrama ou através do painel de documentação do MK Net Maps. 


Isto foi útil?


  • No labels