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Índice

Realizando Faturamentos de Contas 

Pré-Requisitos

  • O contrato precisa está configurado para permitir o agrupamento de contas 
    • Módulo Financeiro → Menu Painel de Cliente → Dois cliques no cliente desejado → No painel de contratos selecione o contrato e clique no botão 'Editar Contrato'
    • A regra de vencimento do contrato deve ser igual à regra de vencimento da Configuração de Contas do Cliente 
    • A forma de pagamento do contrato deverá ser configurado como: Boleto/Arrecadação, Cartão de Credito ou Débito em conta. 
      • A profile consequentemente deverá ser relacionada à forma de pagamento definida  
        • No cadastro do contrato que se define a forma de pagamento Módulo Financeiro → Menu Painel de Cliente → Dois cliques no cliente desejado → No painel de contratos selecione o contrato e clique no botão 'Criar Contrato'
        • Após o cadastro o usuário poderá ser editada caso necessário (Módulo Financeiro → Menu Painel de Cliente → Dois cliques no cliente desejado → No painel de contratos selecione o contrato e clique no botão 'Editar Contrato')
    • Os vencimentos das contas precisam ser iguais ao dia do vencimento da regra de vencimento do contrato

Realizando Faturamento

Acesso: Módulo Financeiro → Menu Faturamento

 No painel de Faturamento serão listados todos os faturamentos realizados com as seguintes informações

  • Data/Hora em que o faturamento foi criado 
  • Status - Efetivado ou Aguardando efetivação
  • Data Inicial e Final - Datas de vencimento inicial e final das contas que devem ser faturadas 
  • Vencimento do faturamento
  • Regra de vencimento 
  • Total dos valores retornos no faturamento
  • Total de faturas retornadas no faturamento
  • Empresa 
  • Porcentagem de Conclusão da efetivação do faturamento

Ao clicar duas vezes sobre o faturamento no painel, o sistema levará pra um novo painel com as listagem das contas que foram retornas pelos filtros definido. Como esse filtro é realizado será explicado a seguir. 

Para criar um novo faturamento clique no botão 'Novo Faturamento'

O usuário deverá informar 

  • Regra de vencimento que se deseja faturar 
  • Referencia Inicial e Final - Período que será cadastrada na fatura como sendo a data de referência da cobrança.
  • Data inicial e final das contas - Datas de vencimento inicial e final das contas que devem ser faturadas 
  • Data de vencimento - Data de vencimento da fatura que será criada.
  • Incluir descontos pendentes - Marque esta opção para incluir automaticamente descontos pendentes nas faturas dos clientes relacionados
  • Incluir repescagem de lançamentos - A repescagem é para incluir lançamentos com vencimento inferior a sua data inicial informada. O objetivo é não deixar que estas contas fiquem pendentes e fora de faturas.
  • Incluir lançamentos avulsos - Lançamentos avulsos são os registros que não foram originados por contas de contratos.

O cliente deverá confirmar o faturamento para que o filtro seja aplicado

O sistema irá lista as contas e os descontos identificados através dos filtros fornecidos 

 Após conferir a listagem das contas o usuário poderá:

Remover clientes com Inadimplência  

       Para ignorar os clientes inadimplentes o usuário deverá clicar no botão 'Remover cliente inadimplentes' e informar :

  • Tempo de Inadimplência - Informe a quantidade de dias de inadimplência de fatura, para que a regra desconsidere a fatura.
  • Justificativa - Justifique o motivo desta ação.

Será marcado como Ignorada as contas que forem compatíveis com as informações definidas acima

Observação

O sistema vai suspender para este faturamento os clientes que possuam uma fatura vencida com tempo maior ou igual ao Tempo de Inadimplência informado. O usuário ainda poderá reverter manualmente cada suspensão.

  • Ignorar e Reabilitar contas para faturamento 

    O usuário poderá ignorar algumas contas da listagem para não serem consideradas pela rotina da efetivação do faturamento  
    Para isso, basta selecionar as faturas no painel e clicar no botão 'Ignorar contas' e realizar a confirmação 

    As contas ignoradas estarão indicadas no painel como na imagem abaixo
            

        Estas contas ignoradas, enquanto o faturamento não estiver efetivado, poderão ser reabilitadas para serem consideradas pela rotina da efetivação do faturamento

        Para isso, basta selecionar as faturas ignoradas no painel e clicar no botão 'Reabilitar contas' e realizar a confirmação 

        

Realizando Faturamentos de Carnê

Pré-Requisitos 

  • Assim como no faturamento de contas 
      • O contrato precisa está configurado para permitir o agrupamento de contas 
      • A regra de vencimento do contrato deve ser igual à regra de vencimento da Configuração de Contas do Cliente 
      • Os vencimentos das contas precisam ser iguais ao dia do vencimento da regra de vencimento do contrato

A diferença é que a forma de pagamento do contrato deverá ser configurado como Boleto Próprio 

    • E a profile consequentemente deverá de Boleto Próprio 
      • No cadastro do contrato que se define a forma de pagamento Módulo Financeiro → Menu Painel de Cliente → Dois cliques no cliente desejado → No painel de contratos selecione o contrato e clique no botão 'Criar Contrato'
      • Após o cadastro o usuário poderá ser editada caso necessário (Módulo Financeiro → Menu Painel de Cliente → Dois cliques no cliente desejado → No painel de contratos selecione o contrato e clique no botão 'Editar Contrato')
  • Realizando o Faturamento 

    Acesso: Módulo Financeiro → Menu Faturamento →  clique no botão 'Novo Faturamento de Carnê'
  • O usuário deverá informar: 
  • Regra de vencimento que se deseja faturar 
  • Data inicial e final das contas - Datas de vencimento inicial e final das contas que devem ser faturadas 
  • Profile de pagamento que se deseja faturar

O cliente deverá confirmar o faturamento para que o filtro seja aplicado

O sistema irá lista as contas e os descontos identificados através dos filtros fornecidos 


Atenção

  • ATENÇÃO! Apesar do contrato permitir agrupamento de contas, o faturamento de carnê não agrupa contas. É exclusivo para parcelas de contratos e gera uma fatura para cada conta.


Observação

  • As funções de Remover clientes com Inadimplência e  Ignorar e Reabilitar contas para faturamento poderão ser feitas da mesma forma que explicada anteriormente 

Efetivar faturamento 

Após analisar as contas retornadas e definir quais deverão ser consideradas o usuário deverá confirmar o faturamento.

No painel principal, o usuário deverá selecionar o faturamento e clicar no botão 'Efetivar Faturamento'

O usuário poderá optar por executar o faturamento em segundo plano e deverá confirmar o faturamento para que o procedimento seja realizado

Observação

  • O sistema não irá permitir que haja mais de um faturamento em aberto para a mesma regra de vencimento

Gerar Notas das faturas criadas pelo faturamento em massa

Para gerar as notas das faturas criadas pelo faturamento em massa, selecione o faturamento efetivado e clique no botão 'Gerar documentos fiscais'

A notas aparecerão em um filtro de geração de notas em massa. A efetivação desta geração, desta geração, deve ser feita a partir do painel de documentos ficais (Módulo Financeiro → Menu NF 21/22/NFSE e Nota de débito → Acesse o painel de Geração em Massa de documentos

Gerar Remessa do faturamento  

Para gerar remessa das faturas criadas pelo faturamento em massa, selecione o faturamento efetivado e clique no botão 'Gerar Remessa'

As faturas aparecerão em um filtro de uma geração de remessa. A efetivação desta geração, deve ser feita a partir do painel de remessas (Módulo Financeiro → Menu Remessa)

Desfazer um Faturamento Gerado

Um faturamento efetivado poderá ser cancelado, bastar selecioná-lo no painel e clicar na ferramenta "Cancelar Faturamento".


As faturas serão desfeitas desde que atenda as seguintes condições:

  •  Não poderão estar:
    • Liquidadas
    • Com remessa transmitida 
    • Com documento fiscal gerado
    • Aguardando efetivação de remessa
    • Aguardando efetivação de geração de notas 

Caso a fatura não atenda algum destes pontos ela permanecerá faturada no final do processo, neste caso será registrado no log da fatura o motivo do não cancelamento. 

No painel após um cancelamento, será definido o status "Cancelado após efetivação" para o faturamento cancelado 

Observação

  • Perceba que ao desfazer um faturamento algumas faturas serão canceladas e outras não, irá depender se as faturas estarão apta ou não para serem canceladas.

Visualização geral de faturamentos 

O gestor poderá ter uma visão geral de faturamentos por Regra de vencimento x Competências acesse o painel do gráfico sintético dos faturamentos efetivados  

O gestor poderá personalizar o gráfico sintético clicando em 'Clique aqui para configurar' no canto superior esquerdo da grade

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