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Índice

Table of Contents
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Visão Geral

O MK Agentes é responsável por gerenciar as ordens de serviços de seus técnicos e sua efetividade em trabalho de campo.

É possível gerenciar as ordens de forma rápida e dinâmica com as seguintes:

  • Ações sobre conexões
    • Atualizar coordenadas 
    • Atualizar o Endereço MAC
    • Criar conexão
    • Desconectar cliente
    • Gráficos de Online
    • Gráfico de Consumo
    • Monitoramento de tráfego de rede
    • Provisionar
  • Ações sobre a Ordem de Serviço em si 
    • Adicionar itens
      • Informar ID/MAC/Serial
      • Informar Designação de cada item (Comodato, Venda, Empréstimo, Demonstração,Imobilização)
    • Registrar assinatura digital
    • Registrar fotos 
    • Registrar relatório 
    • Registrar responsável 
    • Encerrar sem finalizar a ordem de serviço 
    • Finalizar ordem de serviço
Section
bordertrue


Column
width50%


Info
titleCOMODATO

Quando um equipamento do provedor fica em posse do cliente enquanto ele possui contrato


Info
titleEMPRÉSTIMO

Quando um equipamento é emprestado para um cliente até uma determinada data


Info
titleIMOBILIZADO

É o Ponto onde ficam equipamentos de propriedade do Provedor, que pode retornar ao estoque se necessário.


Info
titleINVENTÁRIO
  • Cada cliente terá seu Inventário.
  • No Inventário terá todos os produtos que estarão de posse do Cliente, seja ele em Comodato, em Empréstimo ou em Demonstração



Column
width50%


Info
titleVENDA

Quando é realizada uma venda para o cliente, seja esta com ou sem cobrança sobre os equipamentos passados para o cliente


Info
titleDEMONSTRAÇÃO

Quando um equipamento é colocado na casa do cliente para fins de teste, como por exemplo, o teste de uma outra tecnologia


Info
titleRETIRADA

A retirada de produtos será o registro da ação de recolher produtos em comodato, em demostração ou emprestado da casa de um cliente para serem retornados ao Provedor



Pré-requisitos 

  • Baixe o aplicativo na loja MK Agentes - Google Play 
  • O técnico do provedor deverá ter um cadastro de usuário no sistema 
    • Passe o mouse sobre o nome do usuário logado → Menu Usuários

      Info
      titleObservação

      O acesso ao cadastro de usuário apenas é disponibilizados para os administradores do sistema. Saiba mais em Cadastro de Usuários e Grupos


  • O usuário do técnico deverá ser associado a um cadastro de técnicos no sistema
    • Configurações → Menu Workspace → Submenu OS → Técnicos e Colaboradores  
    • Saiba mais sobre em Técnicos e Colaboradores
  • Existir OS agendadas para os técnicos
Info
titleObservação
  • Qualquer usuário do sistema MK poderá acessar o agentes com suas credenciais, no entanto apenas os técnicos receberão as Ordens de Serviços

Configuração e acesso ao MK Agentes

Ao acessar o aplicativo pela primeira vez será feita uma apresentação geral

Na ultima etapa o aplicativo solicitará a configuração do acesso ao sistema no padrão: IP:Porta/mk ou com o link http ou https

Após inserir o endereço de acesso clique no botão 'Iniciar'. Pronto, seu app está configurado e pronto para acesso. 

Warning
titleAtenção

Tenha a atenção de configurar o acesso ao seu sistema MK corretamente para possibilitar seus técnicos logarem no app. 

Caso queira alterar a configuração, clique no ícone de configurações localizado no canto superior direito da tela

  Após tudo configurado corretamente o usuário poderá acessar o aplicativo. O login e a senha serão aos do usuário associado ao técnico em seu cadastro (Para saber mais sobre o cadastro do técnico clique em Técnicos e Colaboradores

Utilizando o MK Agentes

Agenda

Ao acessar o aplicativo disponibilizado para o cliente sua lista de pendencias organizadas em : 

  • Demandas de hoje - lista de ordens de serviços agendadas pra hoje 
  • Próximos dias - lista de ordens de serviços agendadas para os próximos dias 
  • Atrasadas - lista de ordens de serviços atrasadas 

Informações: 

  • A listagem das Ordens de Serviços serão apresentadas em ordem cronológica de forma a exibir mais ao topo as OS's com agendamentos mais próximos do dia atual 
  • As cores na ponta de cada ticket indica o tipo da Ordem de Serviço. 
  • O usuário poderá pesquisar as Ordens de serviços pela ferramenta localizada ao topo da tela 
    • A busca será feita em cima do nome dos clientes 
  • O usuário poderá acionar o botão sincronizar sempre que desejar sincronizar os dados do aplicativo com o sistema do MK de forma imediata 
    • Para a realização da sincronização primeiramente defina o setor de trabalho (Esta definição será explicada nas próximas sessões da documentação)   

Visualizar Ordem de Serviço 

Para acessar mais informações sobre cada Ordem de Serviço e executar ações sobre ele clique sobre o ticket  

Serão apresentadas três abas:

  • Dados gerais o cliente
  • Dados gerais da Ordem de Serviço
  • Dados Financeiros do cliente - Últimos 5 débitos 

A ações será acessada através do botão 'Ações', estas serão explicadas a seguir 

Iniciar Deslocamento 

Quando o Técnico sair para a casa de um cliente, ele poderá registrar o seu deslocamento 

  • Localize o ticket da OS e clique sobre ela  
  • O sistema irá para um tela onde será mostrado algumas informações gerais sobre a Ordem de Serviço escolhida
    • Código da OS
    • Nome do Cliente 
    • Telefone 
    • Endereço
  • Clique no botão 'Ações' localizado na parte inferior da tela 
  • Clique na opção 'Deslocamento' no menu exibido 
  • O app abrirá um tela com o mapa com a localização atual do técnico 
  • Ao clicar em 'Iniciar', o mapa do smartphone será aberto com a rota da localização atual do técnico até a casa do cliente da OS

As rotas dos técnicos poderão ser visualizadas no MK 3.0 a partir no Mapa de OS localizado em Módulo Workspace → Menu OS - Mapa

  • Ao acessar o menu de Técnicos, clique nos menu do técnico e na opção visualizar
  • O sistema solicitará o intervalo de data que se deseja verificar as rotas. 
  • Após informar o intervalo basta clicar em 'Visualizar rota' que a rota será exibida no mapa

Iniciar Serviço

Definir setor 

Para iniciar o serviço de um OS, primeiramente é necessário definir o setor da onde o técnico utilizará para retirar produtos, caso necessário 

Para isso, acesse o menu, clique na Área dos setores e escolha o setor desejado, como ilustrado abaixo


Info
titleObservação
  • Serão exibidos como opção de setores apenas aqueles que o usuário do técnico estiver definido como responsável
    • Essa definição é feita em Configurações → Menu Estoque → Setores
  • Poderá existir restrições no uso dos setores no aplicativo
    • Esta restrição é feita em Configurações → Menu Estoque → Restrição de Setores (Mobile)
      • Para cada setor que um técnico for responsável poderá ser definido a restrição marcando a opção 'Permitir logar nesse setor pelo operador através do aplicativo'
      • Caso não tenha nenhum setor com essa permissão ativa, o operador vai conseguir inicializar suas O.S com o setor que ele estiver logado.
      • Se esta opção estiver marcada para um dos setores, o operador só vai conseguir iniciar a O.S caso ele esteja logado em um dos setores permitidos.

  • A seguinte mensagem irá ser exibida caso o técnico não tenha permissão de acesso ao setor

Iniciar Ordem de Serviço

Para iniciar o serviço de uma Ordem de Serviço:

  • Localize o ticket da OS e clique sobre ele  
  • O sistema irá para um tela onde será mostrado algumas informações gerais sobre a Ordem de Serviço escolhida
    • Código da OS
    • Nome do Cliente 
    • Telefone 
    • Endereço
  • Clique no botão 'Ações' localizado na parte inferior da tela 
  • Clique na opção 'Iniciar Serviço' no menu exibido 
  • Caso a OS possua produtos associados a ele, antes do técnico iniciar a OS de fato o aplicativo alertará a necessidade dele de possuir alguns itens e suas quantidades para iniciar o serviço.   
    • Se o técnico possuir a quantidade dos produtos listados clique em SIM para a a ordem ser iniciada 
  • Pronto, a OS foi iniciada, o técnico então poderá realização as ações que serão explicadas a seguir 

Será exibida um tela com três abas

  • Uma para os Dados Gerais da Ordem de serviço
  • Outra para os Itens do Inventário do Cliente e
  • Outra para os Dados da Conexão associada à Ordem de serviço

Ações Gerais da Ordem de serviço

Adicionar Item 

O técnico poderá registrar os itens que foram utilizados na execução da Ordem de Serviço, para isso clique em 'Opções' e depois em 'Adicionar Item' no Menu da tela dos Dados Gerais

Caso seja a primeira vez que o técnico esteja logando no setor escolhido será necessário clicar em 'Atualizar Item' ao abrir a tela dos produtos, nos próximos acessos isso não será mais necessário.

  • Serão listados apenas o itens que estão em estoque no setor escolhido 
  • Serão listados os produtos e serviços que estiverem marcados como 'Sincronizar com mobile' nos cadastros de produtos/serviços no sistema MK

O técnico poderá procurar pelo código ou pelo nome do produto na pesquisa disponibilizada no topo da tela 

 

  • Selecione os produto para que eles sejam adicionados na lista e clique no (tick) na parte superior da tela 
    • Os produtos escolhidos serão adicionados na ordem de serviço  
  • Algumas ações poderão ser feitas sobre os produtos escolhidos 
    • Por padrão ao escolher o produto será considerado 1 unidade, mas poderá ser alterado no local indicado na imagem abaixo 
      • Em produtos controlados por serial não será possível alterar a quantidade, será considerado sempre 1. 
    • Cada produto possui um menu (basta clicar nos três pontinhos localizado à frente do nome do produto)
      • Para produtos adicionados na OS pelo aplicativo, no menu do produto haverá um campo para se definir a designação do item
        • Venda 
        • Comodato
        • Empréstimo
        • Demonstração 
        • Serviço
      • Caso o produto seja controlado por serial o técnico poderá informar o MAC/ID/SERIAL
      • Caso o técnico queira excluir o produto escolhido, basta clicar em 'Excluir'  
      • Clique em 'Cancelar' para fechar a telinha aberta pelo menu do produto 
      • Clique em 'Salvar' para persistir os dados informados 
      • Veja na imagem abaixo a tela aberta pelo menu do produto 

O técnico também poderá informar o serial do produto utilizando o leito da câmera do Smartphone, basta clicar na imagem do código de barras  

Warning
titleAtenção
  • As designações definidas em cada produto determinará como o produto será movimentado pelo sistema no momento da finalização da Ordem de Serviço 
  • Ao finalizar a Ordem de serviço as movimentações serão feitas de forma automática 
  • O faturamento também poderá ser automático, caso haja configuração no sistema. Saiba mais sobre o faturamento automático em https://documentacao.mksolutions.com.br/x/DAEsAQ
  • Quando os itens já vier do sistema com as designações associadas, não aparecerá a opção para o técnico definir esta informação
  • Quando a Ordem de Serviço é de Provedor apenas será possível designar os itens como imobilizado ou como Serviço 
    • O ponto de imobilizado que os itens serão destinados será aquele informado na criação da OS no sistema

  

Criar conexão 

Caso não tenha nenhuma conexão associada à Ordem de Serviço, o técnico poderá criá-la através do aplicativo, mas para isso a Ordem de Serviço na qual ele estiver trabalhando deverá:

  • Ser uma Ordem de Serviço do tipo ATIVAÇÃO e
  • Lá no cadastro da Ordem de Serviço deverá possuir todos os dados sobre a conexão preenchidos (Saiba mais em Cadastro de Ordem de Serviços )

Para criar a conexão clique em 'Opções' e depois em 'Criar Conexão' no Menu da tela dos Dados Gerais

Na tela aberta informe: 

  • O Ponto de Acesso
  • MAC

Clique em 'OK', a conexão será criada e uma mensagem de confirmação será exibida 

Registrar Fotos 

A Ordem de Serviços poderá exigir do técnico que seja feito registros de fotos do serviços realizado no cliente. 

A definição dessa exigência está no cadastro do tipo da Ordem de Serviço. Na imagem abaixo, por exemplo, exige que o técnico tire 3 fotos, caso não faça a OS não poderá ser encerrada.

Configuração → Menu Workspace → Submenu OS → Submenu Painel Tipo de OS 

Para registrar as fotos clique em 'Opções' e depois em 'Registrar Fotos' no Menu da tela dos Dados Gerais

  • O aplicativo abrirá a câmera do Smartphone 
  • As fotos serão exibidas  na parte inferior da tela dos Dados Gerais 

Info
titleObservação
  • Quais fotos o técnico deverá tirar caberá ao provedor definir

Assinatura Digital 

O aplicativo fornece ao técnico a possibilidade de solicitar ao cliente uma assinatura para aceitar o serviço que foi prestado 

Para isso clique em 'Opções' e depois em 'Assinatura' no Menu da tela dos Dados Gerais

O cliente então poderá utilizar uma caneta própria para telas de smartphone ou utilizar o dedo indicador para escrever sua assinatura 

Clique em 'Salvar' para efetivar o registro

Ações sobre o Inventário do Cliente

Info
titleConceito

O inventário do cliente será a listagem de todos os produtos que estão em pose do cliente associado à suas designações

Na aba do inventário do cliente, além da visualização dos produtos, o técnico poderá realizar:

  • A documentação de novos itens no inventário do cliente 
  • O registro da retirada de itens da casa do cliente. 

 Retirada de Itens

  • Cada produto do inventário possui um menu (basta clicar nos três pontinhos localizado à frente do nome do produto)
  • Para cada produtos, na tela aberta pelo menu, haverá um campo para se definir o motivo da retirada do item 
    • Baixa
    • Manutenção 
    • Troca/Upgrade
    • Cancelamento
  • Marque a opção "Este item está sendo recolhido" para confirmar a retirada do equipamento
  • Caso o produto seja controlado por serial, o MAC/ID/SERIAL virá informado 
  • Clique em 'Cancelar' para fechar a telinha aberta pelo menu do produto 
  • Clique em 'Salvar' para registrar a intenção de retirada
  • Veja na imagem abaixo a tela aberta pelo menu do produto 

 

A efetivação da retirada se dará no momento da finalização da ordem de serviço. 

Após a efetivação da retirada no aplicativo, os itens da retirada deverão ser conciliados pelo estoquista no sistema. 

Documentar itens no inventário

A inserção dos itens diretamente no inventário não irá gerar movimentações no sistema, é feita apenas para documentação.

  • Clique no botão 'Opções' e em seguida na opção 'Adicionar Item'
  • Selecione os produtos que deseja adicionar ao inventário e clique no (tick) na parte superior da tela 
  • Através do menu do produto informe o MAC/ID/Serial,  caso o produto tenha controle de serial  

Ao finalizar a Ordem de Serviço, o produto irá ser efetivado no inventário do cliente como Comodato

Ações sobre a conexão da Ordem de Serviço

Atualizar endereço MAC 

O técnico poderá atualizar o MAC da conexão do cliente clicando em 'Caixa de Ferramentas' na tela dos Dados da Conexão e depois em 'Atualizar MAC'

  • Informe o novo MAC sem os pontos e clique em 'Atualizar'
  • O app exibirá uma mensagem de confirmação 

Monitorar trafego de rede 

O Agentes possibilita ao técnico verificar o consumo de consumo de download e upload do cliente em tempo real (pode haver um delay de 15 minutos )

Para acessar esta informações clique em 'Caixa de Ferramentas' na tela dos Dados da Conexão e depois em 'Monitorar Tráfego de rede'

O aplicativo mostrará as ultimas 10 sessões de consumo

Info
titleObservação

Saiba mais como configurar a obtenção destas informações em Gráfico Online das Conexões

Solicitar Gráfico 

O Agentes também possibilita ao técnico gerar gráficos sobre o consumo de download e upload do cliente

Os gráficos poderão ser gerados dentro das seguintes opções: 

  • Dia
  • Semana 
  • Mês
  • Ano

O exemplo abaixo mostra p gráfico gerado para visualizar o consumo da última semana 

Info
titleObservação

Para que o gráfico de consumo seja gerado é preciso que

  • O Radius esteja instalado, levantado e configurado no MK
  • Account configurado corretamente

  • Sistema ter realizado pelo menos 2 coletas

  • Usernames dos clientes existentes no servidor no MK

Saiba mais em Gráfico de Consumo de download e upload

Desconectar cliente 

Pelo Agentes 3.0 é possível realizar a desconectar o cliente, basta clicar em  'Caixa de Ferramentas' na tela dos Dados da Conexão e depois em 'Desconectar o Cliente'

O app exibirá uma mensagem de confirmação 

Atualizar coordenadas 

É possível também atualizar o registros das coordenadas da conexão, basta clicar em  'Caixa de Ferramentas' na tela dos Dados da Conexão e depois em 'Atualizar coordenada'

O app solicitará a confirmação, clique em 'SIM' 

A informação da coordenada é importante para a utilização no MK Net Maps 

Provisionar 

O Agentes 3.0 possibilita ao técnico realizar o provisionamento 

Provisionar é o ato de enviar um comando contendo scripts de configuração, onde estes scripts autorizam e configuração a ONU

Configuração 

Para que seja possível realizar o provisionamento é preciso que 

  • Exista os cadastros de caixas NAP/CTOs
    • As caixas NAPs podem ser cadastradas em 
      • Módulo Técnico → Menu MK NetMaps → Submenu Elementos → Aba Caixas → Clique no botão 'Adicionar' e cadastre a caixa escolhendo o tipo 'NAP'
      • Por dentro dentro do Mapa - Clicando com o botão direito no poste → Menu Elementos → Clique no botão da 'Caixa NAP' 
  • A caixas NAPs  precisam estar vinculadas as suas respectivas portas PONs dentro do MKNetMaps
    • Para realizar este vinculo utilize as ligações no Diagrama de emendas - saiba mais sobre como realizar as ligações no Diagrama de Emendas em Diagrama de Emendas
  • No cadastro da OLT em Tecnico →  Equipamentos →  Pontos de acesso, na aba "portas e perfis" deverá estar documentado a(s) VLANs que serão utilizadas para a ativação da ONU.


  • No caso especifico da Fiberhome, ainda se faz necessário cadastrar o modelo da ONU em Configurações →  MKNetMaps →  Modelos de hardware, exatamente da mesma forma que é exibido no ANM2000 ou UNM2000.
  • Possuir Scripts de provisionamento -  Contate o Suporte da MK Solutions para a criação destes scripts para teu provedor 

Provisionando no Agentes 3.0

Para provisionar basta clicar em  'Caixa de Ferramentas' na tela dos Dados da Conexão e depois em 'Provisionar'

Na tela de provisionamento pelo aplicativo deverá obrigatoriamente ser preenchido os campos:

  • Serial ONU
  • Caixa
  • Porta - que será a porta desta caixa NAP)
  • Script

 Os campos de 'Modelo' e 'Profile' podem ou não ser preenchidos dependendo da forma que provedor trabalha

A depender do Script escolhido poderá ser solicitados mais algumas informações ao usuário 

Finalizar/ Encerrar

Após realizar as operações necessárias, o técnico poderá Finalizar a Ordem de Serviço sem finalizá-la, para casos do serviço ter que ser continuado em outro momento ou encerrar de fato a OS 

Finalizar sem encerrar 

Caso o técnico precise pausar por algum motivo o serviço ele poderá encerrar a Ordem de Serviço sem finalizá-la, em  'Caixa de Ferramentas' na tela dos Dados da Conexão e depois em 'Finalizar sem encerrar'

Neste caso, a OS ainda ficará pendente para o técnico 

Encerrar Ordem de Serviço

Para a finalização da Ordem de serviços algumas verificação serão realizadas 

  • Caso tenha configurado um numero de fotos mínimos 

    • Tire as fotos e tente novamente 
  • Caso o técnico não tenha descrito sobre o serviço prestado no campo 'Relatório'

    • informe o relatório no campo indicado abaixo e tente novamente
  • Informe a classificação de encerramento da Ordem de Serviço 

Após tudo devidamente preenchido a OS poderá ser finalizada, clique em  'Caixa de Ferramentas' na tela dos Dados da Conexão e depois em 'Finalizar'

O app fornecerá a opção de imprimir a Ordem de Serviço, clique em 'Sim' caso tenha um impressora portátil integrada 

Para imprimir a OS o Smartphone deverá se conectar via Bluetooth com a impressora 

Warning
titleAtenção
  • Quando a Ordem de Serviço for finalizada serão feitas todas as movimentações para cada designação de cada produto automaticamente
    • Exemplo: Temos os seguintes itens na OS:

      PRODUTO 01

      PRODUTO 02

      PRODUTO 03

      • Produto: Produto X
      • Setor: Setor Geral
      • Valor Total: R$ 100,00
      • Designação: Venda
      • Quantidade: 2
      • Produto: Produto X
      • Setor: Setor Carro 01
      • Valor Total: R$ 50,00
      • Designação: Venda
      • Quantidade: 1
      • Produto: Produto Y
      • Setor: Setor Carro 01
      • Valor Total: R$ 50,00
      • Designação: Comodato
      • Quantidade: 1

      Ao Finalizar a OS o sistema criará duas movimentações de Venda para o mesmo produto e uma movimentação de Comodato

      • Uma movimentação de venda para o Produto X com saída de 2 itens do Setor Geral em um valor de R$100,00,

      • Outra movimentação de venda para o Produto X com saída de 1 item do Setor Carro 01 em um valor de R$ 50,00 e
      • Outra movimentação de comodato para o Produto Y com saída de 1 item do Setor Carro 01 
  • Cada equipamento designado poderá ser visto no inventário do cliente na Home - Estoque
    • Os IDS associados ficarão indisponíveis e associados aos clientes 

Utilitários 

Funcionamento offline

.No Agentes 3.0 o técnico poderá realizar algumas ações no modo offline, neste caso, assim que entrar em uma zona Wi-fi ou possuir Dados moveis as atividades serão enviadas para o sistema 

As seguintes ações poderão ser realizadas 

  • Iniciar 
  • Visualizar
  • Enviar fotos 
  • Encerrar sem finalizar 
  • Finalizar 

Destas ações apenas a sincronização da foto não será feita de forma automático ao entrar em uma zona com internet 

No aplicativo irá aparecer uma indicação de que há fotos pendentes de sincronização na parte inferior direito da tela como na imagem abaixo  

Notificação de Parada 

Quando uma Notificação de Parada é registrada no sistema, todos os técnicos serão notificados sobre tal Parada 

Além da notificação, o técnico poderá acessar as notificações pelo menu 'Notificação de Parada'

Reimpressão de Ordem de Serviço

Ordens de serviços impressos pelo Técnicos poderão ser reimpressos, basta acessar o Menu e clicar em 'Reimpressão de OS'

Clique sobre a OS que deseja reimprimir e confirme. 

Lembrando que o Smartphone precisará está conectado via Bluetooth com a impressora térmica