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Índice

Opções de acesso

Opções de acesso para cadastro de Ordens de Serviços 

  • Pelo Painel de Ordem de Serviços 
    • Módulo Workspace → Menu OS - Painel
  • Por dentro de um Atendimento 
    • Módulo Workspace → Menu Atendimentos Painel →  localize o atendimento e dê dois cliques sobre ele → Clique no botão 'Gerenciar Ordem de Serviços'
  • Por dentro do CRM
    • Módulo CRM → Menu CRM - Home → Painel de LEADs Finalizadas → Selecione uma LEAD no painel e clique no botão 'Continuar'

Cadastrando as Ordens de Serviços 

No primeiro passo o usuário deverá informar: 

  • A quem se destina a O.S.
    • Ao cliente - quando a ordem de serviço destinar-se aos clientes do provedor

    • Ao Provedor - quando a ordem de serviço destinar-se ao próprio provedor

  • A Empresa em que a Ordem de serviço estará vinculada 
    • Caso o provedor seja Multiempresa e
      • O usuário o usuário logue em TODAS 
        • Ao abrir Ordem de serviço para um cliente vinculado à empresa TODAS, o campo de empresa será aberta para que seja informado a empresa em que a OS estará vinculada 
        • Ao abrir Ordem de serviço para um cliente vinculado à uma empresa especifica, co campo empresa estará bloqueado para edição e trará a informação da empresa do cliente. 
        • Neste caso não poderá ser definido TODAS as empresas 
      • O usuário logue em uma empresa especifica 
        • Ao abrir Ordem de serviço para um cliente vinculado à empresa TODAS, o campo de empresa estará bloqueado para edição e trará a informação da empresa logada  
        • Ao abrir Ordem de serviço para um cliente vinculado à uma empresa especifica, co campo empresa estará bloqueado para edição e trará a informação da empresa logada

Quando para cliente 

Quando a OS for para Clientes o usuário deverá informar O cliente e seguir para o próximo passo

 Validações realizadas para seguir para o próximo passo

Ao tentar seguir para o próximo passo o sistema irá realizar alguma validações , por exemplo:  

  • (error) ERRO! Este cliente possui débitos pendentes e você está impossibilitado em abrir esta O.S.
    • O sistema poderá está configurado para impedir que sejam criadas Ordens de Serviços para clientes com débitos pendentes 
    • Esta configuração é feita em Configuração →  Menu Cadastro de Provedor → Provedor → Aba Configuração → Campo Grupo Super OS 
      • O grupo definido aqui terá permissão de abrir novas O.S. a cliente inadimplentes. Deixando esta opção em branco, a limitação não será imposta. Além deste grupo, administradores também poderão fazer o processo.

  • (error)ERRO! Você deve informar o cliente a quem destina essa O.S.
    • Caso o usuário não informe o Cliente

Informações/Conexão/Contrato/Endereço

Passando então para o segundo passo o sistema trará algumas informações importantes sobre os dados cadastrais, financeiros e técnicos (conexões) do cliente escolhido

 Abaixo alguns exemplos destas informações
  • (tick)OK! Uma conexão foi encontrada para este cliente.
  • (tick)OK! Nenhuma fatura atrasada foi encontrada para este cliente. 
  • (warning) ATENÇÃO! Esse cliente está inativo no banco dados.
  • (warning) ATENÇÃO! Nenhuma conexão ativa foi encontrada pra este cliente.
  • (warning) ATENÇÃO! Esse cliente possui mais de uma conexão ativa. Selecione a conexão correta para a sequência do atendimento.
  • (warning) ATENÇÃO! Um ou mais débitos faturados, foram encontrados para este cliente.

O usuário poderá associar uma conexão à O.S., basta selecionar a conexão no campo 'Conexão associada '. Ao selecionar a conexão o sistema irá informar a situação da conexão. 

 Abaixo alguns exemplos destas informações
  • (tick) OK! Situação normal.
  • (tick) OK! Situação normal, cadastro em <data>
  • (warning) ATENÇÃO! Notificação até <data>
  • (warning) ATENÇÃO! Existe uma notificação pendente.
  • (warning) ATENÇÃO! Bloqueada falta pgto em <data>
  • (warning) ATENÇÃO! Bloqueada por falta pgto.
  • (warning) ATENÇÃO! Essa conexão está cancelada.
  • (warning) ATENÇÃO! Essa conexão está bloqueada.

Ao selecionar a conexão a Ordem de Serviço irá puxar o endereço da conexão e as coordenadas, além disso, o sistema irá preencher o campo 'Contrato' automaticamente com o contrato da conexão.

Para o contrato o sistema também irá exibir algumas informações sobre sua situação 

 Abaixo alguns exemplos destas informações 
  • (tick) OK! Contrato normal.
  • (warning)ATENÇÃO! Contrato cancelado.
  • (warning)ATENÇÃO! Contrato suspenso.

Caso o contrato escolhido tenha uma tabela de SLA associada, o campo 'Nivel de SLA' será habilitada para o cliente definir se o SLA será

  • Preventiva 
  • Dúvida
  • Ativação
  • Emergencial 
  • Corretiva 
  • Outros 

Observação

O tempos de cada tipo de SLA estão no cadastro da tabela de SLA em Configuração → Menu Workspace → Submenu SLA

Após informar a conexão, contrato e tabela de SLA o usuário também deverá informar o endereço em que a Ordem de Serviço está destinada 

O sistema irá sugerir o endereço do cadastro do cliente, mas caso haja uma conexão associada,  será sugerido o endereço da conexão 

As informações de endereço são:

  • Condomínio 
  • CEP
  • UF
  • Cidade 
  • Bairro
  • Logradouro
  • Número
  • Complemento 

Ao seguir para o próximo passo o sistema apenas irá verificar se todos os campos obrigatórios foram preenchidos e se o endereço está integro (todos os dados pertencem a um endereço real) e irá alertar caso não estiverem 

  • (error) ERRO! Verifique se todos os campos obrigatórios foram preenchidos
  • (error) ERRO! O endereço informado não está íntegro. Verifique os valores informados.

Dados da Ordem de Serviço

No terceiro passo deverá ser informado os Dados da OS

  • Defeito - Informa o defeito associado a esta Ordem de Serviço.
    • Ao escolher o defeito o sistema irá sugerir o 'Relato do Problema' e as 'Indicações' de acordo com o que está cadastrado no defeito (Configuração → Menu Workspace - > Submenu O.S → Submenu Cadastro de Defeitos)
  • Tipo de OS - Informa qual o tipo da Ordem de Serviço.

     Saiba mais sobre Ordens de Serviços do Tipo ATIVAÇÃO
      • Ativação
        • Quando a OS for de Ativação o quarto passo do cadastro será definir os dados da conexão

        • Salientando que esse passo apenas irá surgir se a OS for do Tipo Ativação  

        • Para que o sistema reconheça que o tipo de OS é de ativação no cadastro do tipo da OS deverá está sinalizado 

          • Configuração → Menu Worksapace → Submenu OS → Submenu Painel Tipo de OS  → A classificação interna do tipo deve ser de Ativação


        • O usuário deverá informar os seguintes dados sobre a conexão 

          • Tecnologia 

          • Plano de acesso

          • Servidor concentrador 

          • Tipo de IP

          • Numero de IP

          • MAC Adress

          • Pool MK Central

          • Pool Dinâmico

          • Chave WPA

          • User EAP

          • Senha do equipamento

          • Range Prefixo Ipv6 (WAN)

          • Prefixo IPv6 (WAN)

          • Range Prefixo Delegado (LAN)

          • Prefixo IPv6 (LAN)

    Para saber mais sobre os dados da conexão acesse 1.1 - Criar conexão

    Observação

    Para provedores que utilizaram o Aplicativo MK Agentes 3.0, para que seja possível criar uma conexão através do aplicativo é necessários que TODOS os campos referentes à conexão estejam preenchidos na Ordem de Serviços

  • Ultimo Técnico - O sistema irá informar técnico responsável por encerrar a última O.S. do cliente
  • Relato do problema - Informa o relato do cliente perante a abertura da Ordem de Serviço.
  • Informações - Informa as indicações para ajudar na solução. 
  • Técnico Responsável - Técnico responsável pela prestação do serviço.
  • LEAD associado à OS - Caso exista uma LEAD associada à Ordem de Serviço, será listado para que o operador selecione 
  • Carregar Itens da LEAD (SIM/NÂO) - Caso seja informado SIM, o sistema irá carregar na Ordem de Serviço todos os produtos associada à LEAD selecionada no campo 'LEAD associado à OS'

Itens do estoque

Saiba mais sobre a inclusão de produtos da Ordem de Serviço em https://documentacao.mksolutions.com.br/x/4gAsAQ

Horários preferenciais pra o auto agendamento da OS / Grupo/Equipe que atenderá a OS

o usuário deverá marcar o dia e em seguida o intervalo de horário que terá disponibilidade 

Deverá informar também o grupo de atendimento que deverá ser considerado na rotina de agendamento automático

Resumo 

Ao final do cadastro será exibido um resumo com as principais informações da OS

O sistema disponibiliza uma integração com o IClass.

Para concluir o cadastro clique no botão 'Finalizar'

Observação

Assim que as Ordens de Serviços são criadas elas serão localizadas no painel de Ordem de Serviços Não Agendadas - Módulo Workspace → Menu O.S - Painel → Aba Não Agendadas

Quando para provedor 

Quando a OS for para o próprio Provedor o usuário deverá informar

  • Notificações de parada associada 
    • As notificações de paradas são cadastrada em Módulo Técnico → Menu Notificações de Parada
  • A Empresa em que a Ordem de serviço estará vinculada 
    • Caso o provedor seja Multiempresa e
      • O usuário o usuário logue em TODAS 
        • Ao abrir Ordem de serviço para um cliente vinculado à empresa TODAS, o campo de empresa será aberta para que seja informado a empresa em que a OS estará vinculada 
        • Ao abrir Ordem de serviço para um cliente vinculado à uma empresa especifica, co campo empresa estará bloqueado para edição e trará a informação da empresa do cliente. 
        • Neste caso não poderá ser definido TODAS as empresas 
      • O usuário logue em uma empresa especifica 
        • Ao abrir Ordem de serviço para um cliente vinculado à empresa TODAS, o campo de empresa estará bloqueado para edição e trará a informação da empresa logada  
        • Ao abrir Ordem de serviço para um cliente vinculado à uma empresa especifica, co campo empresa estará bloqueado para edição e trará a informação da empresa logada
  • Ponto Imobilizado - O Ponto Imobilizado em que os produtos da Ordem de Serviços serão destinados 
    • Todos os produtos que forem associados a esta Ordem de Serviços serão destinadas para este mesmo Ponto Imobilizado
    • Este campo é muito importante para garantir a imobilização de seus itens de estoque que serão movimentados.
    • Sem essa informação ordens de serviço não poderão ser corretamente indexadas via APP Agentes

Ao tentar seguir para o próximo passo o sistema irá realizar alguma validações , por exemplo:  

  • (error) ERRO! Seu login está associado a uma revenda e não pode abrir O.S. para provedor

Dados da Ordem de Serviço 

Este passo de 'Dados da OS' é exatamente igual ao passo da criação de uma Ordem de serviço para Clientes, então o usuário poderá seguir as explicações feitas anteriormente.

Local de Manutenção 

O usuário deverá  definir o local onde será realizado a manutenção, para isso terá que escolher o local entre 

  • POP
  • Ponto de acesso 
  • Armário
  • OLT
  • Servidor
  • Outro

Após definir o tipo do local o usuário deverá selecionar na grade o local especifico dentre os que forem listados 

Endereço 

No segundo passo o usuário deverá informar o endereço para a execução da Ordem de Serviço

As informações de endereço são:

  • Condomínio 
  • CEP
  • UF
  • Cidade 
  • Bairro
  • Logradouro
  • Número
  • Complemento 

Itens do Estoque

Este passo de 'Itens' é semelhante ao passo da criação de uma Ordem de serviço para Clientes, então o usuário poderá seguir as explicações feitas anteriormente.

Apenas observe que, no momento da inserção de um item para imobilização, o campo "Ponto Imobilizado" virá bloqueado para edição e preenchido com o Ponto definido lá no primeiro passo da criação da O.S. 

Atenção

Em Ordens de Serviço de Provedor apenas itens para imobilização e para Serviço poderão ser adicionados 

Horários preferenciais pra o auto agendamento da OS / Grupo/Equipe que atenderá a OS

Este passo é exatamente igual ao passo da criação de uma Ordem de serviço para Clientes, então o usuário poderá seguir as explicações feitas anteriormente.

Resumo 

 E assim como do cadastro de OS para o Cliente, o ultimo passo é apresentado um resumo com as informações mais importantes da ordem de serviço 

 Para concluir o cadastro clique no botão 'Finalizar'

Histórico de Alterações

DATAVERSÃODESCRIÇÃOAUTOR
03/07/2020
Atualizações de prints, inserção do condomínio no endereço da O.S e do Grupo do Atendimento da O.S de provedor Giane












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