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Índice

Configuração de conta 

ACESSO: Configuração → Menu Cadastro Provedor → Submenu Contas de Email

  • Descrição: Descrição identificação da conta de e-mail.

  • Default:

    • O sistema irá permitir o cadastro de mais de uma conta de e-mail para cada empresa, deverá marcar 'Default' como SIM para o e-mail principal de cada uma

    • Configure apenas uma conta default por empresa   

    • A conta default será usada para realizar envios como envio de e-mail através do SAC e boletos individuais…

  • Em html - Irá definir se o corpo do e-mail irá interpretar dados em htmls, como tags e links    

  • Servidor SMTP: Servidor que é responsável pela conta de e-mail do provedor

  • E-mail de origem: Email que será utilizado como remetente 

  • Username: Nome do usuário de autenticação à conta 

  • Password: Senha de autenticação à conta
  • Porta: A porta pode ser 587, 465 ou 25, irá depender da configuração do servidor de e-mail.

  • Autenticação:

    • 587 - TLS

    • 465 - SSL

    • 25 - sem autenticação

  • Empresa: Caso o cliente tenha multiempresa, pode ter uma conta por empresa, devido ao remetente. 

  • Remetente: Nome da empresa em que foi cadastrada a conta. Este nome irá aparecer no cabeçalho do e-mail 

Salve as informações para que o registro seja efetuado. 

Atenção

  • O campo Email de origem aceita apenas que um e-mail seja informado
  • Tenha a atenção de informar o login e a senha corretamente para que a autenticação à conta seja realizada

Exemplo de uma configuração de conta 

Para configurar uma conta Gmail, por exemplo, o usuário deverá informar: 

  • Servidor SMTP = smtp.gmail.com
  • Email de origem = O e-mail do Gmail, exemplo: financeiro@gmail.com.br
  • Username = Login para logar na conta do Gmail, exemplo: financeiro@gmail.com.br
  • Password = Senha de acesso do email do gmail informado 
  • Porta = Padrão do Gmail - 587
  • Tipo Autenticação = padrão do Gmail - 'Sem SSL'
  • Autenticação Lyt02- Marcar 'Com SSL'

Observação

  • Configure sua conta de acordo com o Servidor SMTP utilizado em seu provedor

Testando a conta configurada

O usuário poderá realizar o teste na conta de e-mail, para isso basta informar um 'E-mail Destino' e clicar no botão 'Enviar Email Teste'

Caso o conta esteja corretamente configurado o e-mail teste irá chegar no e-mail destino informado.


Ferramenta para repetir envios com erro


Eventualmente podem ocorrer falhas na comunicação com o SMTP da conta. Geralmente estes bugs são falhas rápidas no servidor de e-mails (comum de acontecer em processos de envio em massa). Para contornar este fluxo a partir da release nº 48 da versão 108 é possível informar no mk erp qual tipo de erro ocorre no SMTP da conta de e-mail e configurar a fila de envios para que quando identificar este tipo de bug repita o último envio realizado.

ACESSO: Configuração → Menu Cadastro Provedor → Menu Provedor → Aba EXTRA/NF/EMAIL/ASSINATURA

Marque a checkbox 'Ativar reenvio(Emails com erro)' e ao lado no campo 'Limite de tentativas de reenvio' informe a quantidade de tentativas de envio que devem ser realizadas pela fila.

Após clique em 'Cadastrar tipos de Erros':

Clique no ícone para incluir uma nova descrição de erro e então informe o erro (ou parte dele) que fica registrado no SMTP quando ocorrem problemas de comunicação com a conta. Para cadastrar mais de uma descrição basta gravar o registro e clicar no + para incluir um novo.

DICA

Para identificar os detalhes do erro acesse o menu Financeiro → E-mails enviados (últimos 30 dias) e observe a informação registrada na coluna Desc. erro (a partir da release nº 48 este relatório registra exatamente o erro retornado pelo SMTP.

Por exemplo: se for informado 3 no campo de 'Limite de tentativas de reenvio' caso ocorra erro no envio em massa o sistema vai verificar se o erro está descrito no formulário e caso esteja vai tentar enviar mais 3x antes de passar para o próximo envio na fila.











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