Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Current »

Índice

Pré-Requisito 

  • Aparelho GPS instalado no veiculo 
  • Aparelho com cartão SIM associado 
  • Rastreador ligado 
  • Instalação do ambiente de rastreio - Contate nosso Suporte Técnico 

Configuração 

Iremos utilizar o Modelo GPS-TK103A/B de rastreador para realizar as exemplificações de configuração, mas o provedor poderá utilizar outros modelos de rastreador, bastar seguir as orientações do manual do aparelho;   

Modos de funcionamento.

Existem dois modos de envio da posição do rastreador: Modo SMS e Modo GPRS.

  • Modo SMS: Envia as posições para os números cadastrados via SMS (mensagem de texto)
  • Modo GPRS: Envia as posições para um endereço IP ou servidor Web cadastrado via GPRS (internet)
MODO Comando Resposta Exemplo
SMS SMS+SENHASMS OKSMS123456
GPRS GPRS+SENHAGPRS OKGPRS123456

INICIALIZAÇÃO 

Todos os comandos devem ser enviados de um aparelho celular por SMS. O rastreador enviará uma mensagem de resposta a maioria dos comandos. Aguarde a resposta. Caso não receba envie o comando novamente e verifique se está enviado no formato correto.

Se necessário desabilite o corretor ortográfico do celular para digitar os comandos.
Se houver números autorizados no rastreador somente estes poderão operar o aparelho.
Todos os comandos devem ser enviados de acordo com o padrão apresentado incluindo os espaços em branco.

A senha de acesso padrão do aparelho é 123456. Recomendamos que esta senha não seja alterada, pois se você perder a senha o aparelho poderá ficar inutilizado.

Neste manual adotaremos a seguinte sintaxe para os comandos:

COMANDO+SENHA+ESPAÇO+OPÇÕES

 O sinal de “+” não deve ser colocado na mensagem de texto (SMS). Onde houver a palavra “ESPAÇO” deverá ser colocado um espaço em branco na mensagem de texto. A palavra “OPÇÕES” deverá ser substituída pelas opções adequadas ao comando.

A senha deve ser substituída pela senha do aparelho. A senha padrão é 123456.

Atenção

Siga rigorosamente a formatação das mensagem, inclusive em relação a capitalização (CAIXA ALTA) das letras. Alguns comandos não serão executados se estiverem com letras maiúsculas ou minúsculas indevidamente. Em todos os exemplos utilizamos a forma correta (caixa alta ou baixa) dos comandos.

Configurações básicas

Enviar SMS "begin + senha" para a unidade, ele irá responder "begin ok" e inicializar todas as configurações para as configurações padrão de fábrica (senha padrão: 123456).

Por exemplo: enviar SMS "begin123456", ele irá responder "begin ok". (Sem aspas "" e em letras minúsculas para o envio de todos os SMS)

Alterar senha

Enviar SMS "password + senha padrão + espaço + nova senha" para a unidade se desejar alterar a senha (seis dígitos numéricos)

Por exemplo: enviar SMS "password123456 + espaço + 999999" para a unidade. Se bem-sucedida, "password ok" responderá ao seu telefone celular a partir do rastreador dispositivo.

Observação

Certifique-se de manter a nova senha em mente, você terá que resetar o dispositivo para restaurar a configuração original no caso de perder a nova senha (em alguns casos poderá até danificar os updates de software).


Atenção

 Certifique-se que a nova senha possua 6 dígitos, ou então o rastreador não irá reconhecer a senha

AUTORIZAÇÃO

Números de telefone deverão ser cadastrados para a autorização de acesso ao rastreador antes de utilizar suas funções. 

O rastreador aceita a inclusão de até 5 números autorizados, no máximo. Um como Master e os quatro números adicionais não poderão efetuar os comandos "begin", "admin", "noadmin" nem a troca da senha ("password")

Se não há nenhum número autorizado gravado, ligue para o número do rastreador 10 vezes do primeiro telefone celular adicionado com sucesso e o dispositivo fará desse telefone celular como o número autorizado automaticamente; Você deverá receber um SMS com a mensagem "add master ok".

Atenção

  • Se ao ligar para o seu rastreador do telefone administrador, ele não desligar automaticamente após a segunda ou terceira chamada e,em seguida, enviar um link com as coordenadas de localização, verifique com sua operadora se o chip do dispositivo não está habilitado com a função "CAIXA POSTAL". Isso deixará seu rastreador limitado a enviar comandos por SMS.

Autorização

Enviar SMS "admin + senha + espaço + número do telefone celular" para configurar um número autorizado (os outros números autorizados devem ser definidos pelo primeiro celular autorizado); Está mensagem irá gravar o número (DDD)NNNN-NNNN no aparelho como autorizado e retornará um SMS “admin OK” se o comando for bem sucedido

Exemplo: Enviar SMS "admin123456 01199889988".

Atenção

  • Sempre coloque o código de área, com zero na frete, no número a ser gravado.
  • Se houver algum número autorizado no aparelho, o comando só responderá se for originado de um desses números autorizados.
  • Somente os números autorizados recebem as mensagens de alerta e alarmes.

Excluir autorização

Enviar SMS "noadmin + senha + espaço + número autorizado" para apagar o número autorizado.

Se você deseja controlar o rastreador quando este entrar em outro país, você deve adicionar o código do país antes do número do telefone celular, por exemplo, enviar SMS "admin123456 0551199889988" para o dispositivo. (01199889988 será configurado como o número autorizado (55 é o código do Brasil).)

LOCALIZAÇÃO 

Se não existir um número cadastrado como autorizado, o rastreador responderá todas as chamadas com um relatório de localização; 

Se existir números cadastrados, qualquer número autorizado poderá ligar para o dispositivo rastreador e ele irá responder um SMS incluindo a posição de latitude e longitude. E se um número não autorizado tentar comunicar-se com o rastreador, o dispositivo não irá responder SMS incluindo o posicionamento de latitude e longitude ("admin fail" ou "ERR").

Discando para o número do dispositivo rastreador de qualquer número autorizado, ele irá chamar duas ou três vezes, a ligação cai e em cerca de 5 a 20 segundos deverá responder com SMS contendo:

  • Informações de latitude e longitude em tempo real da seguinte forma 
    • Exemplo: aplica-se para um a localização positiva de UTC; No caso do Brasil, a latitude e longitude são negativas "W e S").

Rastreando Auto continuamente

Rastrear com tempos limitados com intervalos de tempo definidos pelo usuário:

Enviar SMS comando "fix+TEMPO+UNIDADE+QUANTIDADE+n+SENHA"

  • TEMPO: intervalo de tempo das mensagens Utilize sempre 3 algarismos (Ex. 001, 003, 005,040). O intervalo não deve ser menor que 20 segundos.
  • UNIDADE: Unidade de tempo na qual as mensagens são enviadas. s = segundos, m = minutos, h = Horas
  • QUANTIDADE: Quantidade de mensagens a serem enviadas. Utilize somente números e sempre 3 algarismos(Ex. 001, 005, 010). Para enviar uma quantidade ilimitada coloque ***.

Exemplos:

  • fix030s005n123456 - Este comando fará com que o rastreador envie a posição de 30 em 30 segundos por 5 vezes. Observe que 123456 é a senha padrão do rastreador.
  • fix001h024n123456 - Este comando fará com que o rastreador envie a posição de hora em hora por 24 vezes. 
  • fix030s***n123456 - Para receber a posição em intervalos regulares de tempo indefinidamente

Observação

  • O intervalo de tempo não pode ser menor que 20 segundos. 
  • Se o Rastreador estiver no modo SMS as mensagens serão enviadas para o celular cadastrado, se estiver no modo GPRS as mensagens serão enviadas para o servidor web.

Rastreamento inteligente de tempo e intervalo de distância 

Observação

defina "Rastreamento com ilimitadas vezes em cima do intervalo de tempo" antes dessa função

Enviar SMS "distance + senha + espaço + 0000" (distância + senha + espaço + distância em metros) e rastreador responderá "Distance ok" e, em seguida o rastreador irá localizar-se tanto o tempo pré-estabelecido e distância.

Exemplo: Enviar "distance123456 0050", isso significa que a distância é de 50 metros; o número em metros deve ter 4 dígitos (até 9999 metros)

Cancelar

Enviar SMS "nofix + senha" para o dispositivo rastreador para cancelar a "rastreio auto".

Configurações GPRS(internet)

O MK Solutions receberá as informações via Servidor Web. Para o rastreador enviar a posição para um servidor na internet é necessário configurar o APN (Access Point Network), IP e a Porta.

O rastreador envia a posição para o servidor e ao acessar o servidor, com um login específico, você visualiza no mapa a posição do veículo.

Configuração do APN(Access Point Network).

Envie as duas mensagens de acordo com a operadora do Chip SIM instalado no aparelho.

  • Envie o Comando 1, aguarde a resposta APN OK e após isso 
  • Envie o Comando 2 e aguarde a resposta user, password ok!. 

Caso não receba a resposta reenvie o comando.

Caso receba alguma resposta diferente das citadas acima verifique se enviou a mensagem no formato correto:

Comando 1: APN+SENHA+ESPAÇO+NOME_APN
Comando 2: up+SENHA+ESPAÇO+USER+PASSWORD

Consulte sua operadora para saber qual o APN correto.

Para configurar o IP e a Porta do servidor envie o comando:

adminip+SENHA+ESPAÇO+ENDEREÇO_IP+ESPAÇO+PORTA

O rastreador responderá, em caso de sucesso, adminip OK.

Por exemplo, se o servidor utiliza o IP 192.168.0.1 e a Porta 20540. A mensagem a ser enviada será:

adminip123456 192.168.0.1 20540

DICA

Após Configurar o IP e a Porta altere para o modo GPRS (GPRS123456) e configure o aparelho para enviar a posição a cada 20 segundos ou o tempo que considerar melhor. (fix020s***n123456).

Monitoramento automático

Quando o veículo parar por mais de 10 minutos o rastreador irá parar de enviar a posição para o servidor. Se o veículo começar a se mover ou algum alarme for disparado ele voltará a se conectar com o servidor e enviar a posição.

O comando para está função é

less+ESPAÇO+gprs+SENHA+ESPAÇO+ON/OFF

Para ativar está função envie o seguinte comando: less gprs123456 on

Para desativar envie: less gprs123456 off

ALARMES 

Alerta de velocidade

Quando o veículo ultrapassar a velocidade definida o rastreador enviará de 3 em 3 minutos uma mensagem speed+velocidade+laitude/longitude para os números autorizados.

Para ativar envie o seguinte comando

speed+SENHA+ESPAÇO+VELOCIDADE

Exemplo: speed123456 080

Esta mensagem irá configurar o alarme de velocidade em 80KM/h. Use sempre 3 algarismos para velocidade e sempre utilize valores acima de 30KM/h.

Para cancelar o alarme de velocidade envie nospeed123456

Configuração de hora local

Para receber os SMS com a hora correta você precisa configurar o fuso horário.

Envie o seguinte comando
time+espaço+zone+senha+espaço+fuso horário.

Exemplo: time zone123456 -3

Este SMS irá configurar o aparelho para o fuso horário -3 GMT (horário de brasilia) e retornará time OK.

CUIDADOS 

Atenção

  • Mantenha o rastreador seco, longe de umidade. A umidade ou o contato com líquidos pode danificar o aparelho.
  • Não use ou guarde o aparelho em lugares empoeirados.
  • Não coloque a unidade em lugares muito quentes ou muito frio. Isso pode danificar o aparelho.
  • Toda instalação elétrica deve ser feita por profissional habilitado. A ligação incorreta dos fios, principalmente do rele de corte de combustível/corrente, pode danificar o aparelho ou o seu veículo.

FALHAS COMUNS

Equipamento não Liga

1) Verifique a instalação elétrica.

2) Verifique se há corrente no chicote e se os fios foram ligados corretamente.

Falha ao Chamar

1) Verifique a antena GSM.

2) Verifique se o CHIP de celular está instalado corretamente e funcionando.

3) Verifique se a voltagem está normal

Posição somente com números zeros

1) Verifique se a antena GPS está instalada corretamente.

2) Verifique se o veículo não está em um local fechado sem sinal GPS. Aguarde alguns minutos e tente novamente.

Não envia a posição para o celular ou servidor. Não envia nenhuma Mensagem.

1) Verifique se o SIM CARD possui créditos ativos.

2) Verifique se está utilizando um número autorizado.

3) Envie o comando check123456 e veja o status.

4) Verifique a configuração do seu servidor.

Comandos básicos para configuração

ComandoRespostaOBS
begin123456Begin OK

Reinicializa as configurações de fábrica

admin123456 NUM_PHONEAdmin OK

Define o número NUM_PHONE como autorizado.

APN123456 APNAPN OK

Configura o APN para operadora TIM. Se for usar outra operadora verifique a tabela de operadoras para usar o APN correto.

up123456 APN_USER APN_SENHA

User, password OK

Configura o usuário e senha do APN da operadora.

adminip123456 IP PORTAAdmin IP OK

Configura o IP e a porta do servidor.

GPRS123456GPRS OK

Coloca no modo GPRS. Asposições será enviadas para o servidor configurado

SMS123456SMS OKAtiva o modo SMS (mensagem de texto)
less gprs123456 onLess gprs on okHabilita a opção de monitorar automaticamente quando o veiculo é ligado e fica em standy by quando é desligado.
fix020s***n123456

Envia a posição de 20 em 20 segundos para o servidor web


FONTEhttps://cdn.awsli.com.br/29/29918/arquivos/Manual-TK103.pdf

  • No labels