Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice

Visão Geral

Através do recurso de envio de Mensagens Programadas será possível enviar Notificações para o APP SAC Plus ou SMS para os clientes de forma automática a medida que alguns eventos acontecerem, ou de uma forma "manual", através da montagem de uma consulta no banco de dados com a definição de alguns parâmetros.   

Os eventos automáticos que poderão ser configurados são: 

  • Aniversário
  • Bem vindo ao app SAC
  • Cancelamento de Contrato
  • Downgrade de plano
  • Pagamento de Fatura
  • Protocolo de atendimento aberto
  • Protocolo de atendimento fechado
  • Upgrade de plano

Pré-Requisitos

Para envio de Push

  • Deve existir um token gerado para o cliente no banco de dados - 
    • O token é gerado quando o cliente loga pela primeira vez no SAC Plus em determinado aparelho 
    • A cada aparelho que o cliente logar gerará um token 
  • Para envio de push para IOS deve ser realizado o upload do arquivo de certificado IOS nas configurações do SAC - Contate nosso suporte. 
    • Configuração → Menu SAC → Submenu Configuração SAC

Para envio de SMS

  • Possuir número do cliente cadastro 
  • Ter uma conta de envio de SMS configurada 
    • Configurações → Menu Cadastro Provedor → Submenu Provedor → Aba Configuração

Gerenciador de Mensagens Programadas 

ACESSO: Configurações → Menu SAC → Submenu Mensagens Eletrônicas Programadas 

Temos 4 painéis para o gerenciamento das mensagens eletrônicas

Relação de Tipos de envio automático

Mensagens na fila de envio (7 dias)

Mensagens que não serão enviadas (7 dias)

 Mensagens enviadas com sucesso (7 dias)

Relação de Tipos de envio automático

No primeiro painel temos a relação das mensagens automáticas que foram configuradas. Nele o operador poderá configurar as regras de envio de mensagens. 

Há duas maneiras de envio de mensagens eletrônicas

  • Envio de mensagens automáticas 
  • Envio de mensagens manual 

Mensagens automáticas 

Para configurar uma nova regra de mensagens automáticas, clique no botão 'Adicionar nova configuração de mensagem'

O usuário deverá informar: 

  • Código Código auto-numerável atribuído pelo banco de dados (Bloqueado para edição)
  • Data/Hora - Data e hora de cadastro (Bloqueado para edição)
  • Tipo automático - Mensagens automáticas, serão enviadas assim que o evento ocorrer.
    • Aniversário - será enviada a mensagem para todos os clientes com aniversario no dia atual. A rotina é executadas todos os dias às 15h.   
    • Bem vindo ao app SAC - será enviada uma mensagem quando o cliente logar pela primeira vez no SAC Plus em determinado aparelho  
    • Cancelamento de Contrato - será enviada uma mensagem quando o operador cancelar o contrato pelo Gerenciador de Cancelamentos (Módulo CRM → Menu Gerenciador de Cancelamento) 
    • Downgrade de plano - será enviada uma mensagem se houver um downgrade de plano pela ferramenta de upgrade/downgrade do CRM (Módulo CRM → Menu CRM-Home) 
    • Pagamento de Fatura - será enviada uma mensagem quando alguma fatura do cliente for liquidada no sistema através do Caixa (Módulo Financeiro → Menu Financeiro - Home), Leitura de retorno (Módulo Financeiro → Menu Leitura de Retorno) ou pelo Painel do Cliente (Módulo Financeiro → Menu Painel do Cliente) 
    • Protocolo de atendimento aberto - será enviada uma mensagem quando for criado um atendimento para o cliente 
    • Protocolo de atendimento fechado - será enviada uma mensagem quando for fechado um atendimento do cliente 
    • Upgrade de plano - será enviada uma mensagem se houver um upgrade de plano pela ferramenta de upgrade/downgrade do CRM (Módulo CRM → Menu CRM-Home) 
  • Título - Título da notificação ou do SMS que será enviado 
  • Ativo (SIM/NÃO) - definição se a regra está ativa ou não 
    • Serão consideradas apenas as regras ativas 
    • Poderá existir apenas uma configuração de determinado tipo automático ativo para APP e um ativo para SMS.  
  • Tipo (APP/SMS) - definição do tipo de envio da configuração - Se deverá enviar uma notificação ou um SMS para o cliente
  • Mensagem - Mensagem que deverá ser enviada 
    • Na mensagem é possível adicionar alguns coringas 

Observação

  • Mensagens eletrônicas são limitadas em 200 caracteres.
  • As mensagens não serão disparadas de imediato, elas primeiro cairão numa fila de envio. A rotina que executa a fila roda de 5 em 5 minutos;

Mensagens manuais

Para configurar uma nova regra de mensagens manual, clique no botão 'Executar SQL'

O usuário deverá informar: 

  • Título - Título da notificação ou do SMS que será enviado 
  • Mensagem - Mensagem que deverá ser enviada 
  • Instrução SQL Baseado em comando SQL fornecidos pelo nosso suporte, o operador poderá personalizar os clientes que irão receber a mensagem. A instrução somente é valida para mensagens que não são automáticas.

Atenção

O campo cd_cliente é requisito obrigatório neste select.

Marque o checkbox localizado no inferior da tela para confirmar e dar ciência a esta operação e clique no botão 'Avançar'

Neste passo serão listados todos os clientes retornados pela consulta SQL informada. 

Atenção

Cliente retornados que não possuem token não receberão as mensagens

Caso algum cliente especifico não foi retornado, será possível adicioná-lo manualmente através do botão indicado na imagem abaixo

Selecione o cliente, marque a opção para confirmar o procedimento e clique no botão 'Finalizar' para adicionar o cliente na lista. 

Observação

Serão listados para serem adicionados apenas os clientes que ainda não estão na lista de envio.

Da mesma forma, caso algum cliente foi retornado e não há a intenção de enviar a mensagem para ele especificamente, selecione-o na grade e clique no botão indicado na imagem abaixo para removê-lo. 

Clique no botão 'Finalizar' para enviar a mensagem. 

Observação

  • Mensagens eletrônicas são limitadas em 200 caracteres.
  • As mensagem não serão disparadas de imediato, elas primeiro cairão numa fila de envio. A rotina que executa a fila roda de 5 em 5 minutos;

Mensagens na fila de envio (7 dias)

No segundo painel teremos a listagem das notificações que estão nesta fila aguardando o envio

Ao clicar 2 vezes sobre uma notificação será possível visualizar os seus detalhes 

Mensagens que não serão enviadas (7 dias)

Após a execução da rotina de envio, algumas notificações podem não ser enviadas. 

Neste painel serão listadas as notificações não enviadas 

Ao clicar 2 vezes sobre uma notificação será possível visualizar os seus detalhes 

 Mensagens enviadas com sucesso (7 dias)

Após a execução da rotina de envio, as notificações enviadas com sucesso serão listadas neste painel 


Ao clicar 2 vezes sobre uma notificação será possível visualizar os seus detalhes 

Histórico de Alterações

DATAVERSÃODESCRIÇÃOAUTOR
26/03/20200.0Criação da documentaçãoGiane












  • No labels