Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 4 Current »


Índice

Visão Geral 

A rotina de exceção funcionará em conjunto com a rotina de bloqueio.

Diante do cenário em que temos 

  • Uma conexão bloqueada por qualquer motivo, reduzida ou marcada como inadimplente
  • E um acordo entre o cliente e o provedor para que a fatura seja paga no(s) próximo(s) dia(s)

Para que a conexão não entre novamente em um destes eventos na execução da rotina de bloqueio, o operador poderá conceder uma exceção, informando um prazo.

Dessa forma a fatura se mantém com o vencimento original e, caso o cliente não faça o pagamento dentro do prazo estabelecido, a conexão será bloqueada, reduzida ou marcada como inadimplente novamente. 

Configuração de tempo máximo de exceção 

O tempo máximo do período de uma exceção poderá ser configurada pelo provedor. 

Acesse: Configurações →  Menu Cadastro de Provedor → Submenu Provedor → Aba Outras Configurações  

No campo 'Limite de configuração' informe o número máximo de dias, a partir de hoje, que uma exceção poderá ser gerada. 

Atenção

Caso não seja informado o número de dias limite para uma exceção, o sistema irá considerar o limite de 30 dias.

Cadastro dos Motivos de Exceções

Para que seja possível vincular na ferramenta de Gerenciador de Exceções um motivo que classifica a exceção,  é necessário criar estas classificações. Para isso, acesse: Configurações → Técnico →  Motivo Exceção 

O operador deverá informar:  

  • Código auto-numerável atribuído pelo próprio sistema.
  • Descrição Motivo descrição identificativa do motivo de inadimplência 
  • Observações campo aberto para obervações extras

Definindo exceção 

Para definir uma exceção para uma conexão acesse Módulo Técnico → Menu Técnico - Home → Aba Conexão

Selecione a conexão no painel e clique no botão "Gerenciar Exceções"

O operador deverá informar: 

  • Data limite para a exceção
    • Está data irá considerar o limite máximo da exceção configurada 
      • Exemplo: Hoje é dia 08/05/2019, caso tenhamos informado que o numero máximo de exceção seja 8 dias, e tentar conceder uma exceção até o dia 17/05/2019, o sistema não permitirá 
  • Motivo da Exceção - Motivo que classifica a exceção 
  • Tipo de exceção - O que esta exceção deve proteger 
    • Bloqueio  
    • Redução de velocidade 
    • Inadimplência
    • Falta de aceite
    • Todos os tipos
  • Observações 

Confirme a operação e clique no botão finalizar

Pronto! A exceção foi concedida 

Observação

  • A exceção somente protege novos eventos, e não altera nenhum status atual.
  • Saiba mais como configurar cada tipo de evento em Réguas de Configuração

Retirando exceção 

Para suspender uma exceção basta selecionar a conexão com exceção no painel, clicar na ferramenta "Gerenciar exceção"

Marque o check "Deseja deixar a regra suspensa?"

Confirme a operação e clique no botão finalizar

Pronto! A exceção foi suspensa. 





Histórico de Alterações

DATAVERSÃODESCRIÇÃOAUTOR

 

00EdiçãoCamila Koneger












  • No labels