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Índice

Opção de acesso

Criar um contrato: 

  • Através do FINANCEIRO -  Painel do Cliente  (Financeiro → Painel do Cliente → Acesse um cliente especifico (Clique duas vezes sobre ele) → Clique no botão 'Novo Contrato')
  • Através do WORKSPACE -  Atendimento  -  (Workspace → Workspace - Home→ Clique sobre o atendimento especifico → Clique no botão de Ferramentas Financeiras → Clique no botão 'Painel do Cliente' →  Selecione o contrato ativo e clique no botão 'Novo Contrato')
  • Através do WORKSPACE  - Painel de Atendimento - (Workspace → Atendimentos - Painel → Clique duas vezes no atendimento especifico → Clique no botão de Ferramentas Financeiras → Clique no botão 'Painel do Cliente' →  Selecione o contrato ativo e clique no botão 'Novo Contrato')
  • Através do CRM - pela Lead quando está na fase de efetivação

Pré-Requisitos 

Criando o Contrato

No Módulo Financeiro  menu Painel do Cliente  painel "Contratos" →  ferramenta "Novo Contrato" você poderá criar um novo contrato para o cliente.

O usuário terá que informar: 

  • Data de adesão: a partir de que data as parcelas de adesão deverão ser criadas 
  • Tipo do Plano: qual o tipo do plano que foi vendido para o cliente.
    • Será listadas as opções de plano de acesso de acordo com o tipo de plano definido 
  • Plano de acesso: qual o plano contratado pelo cliente.
  • Vencimento: data de vencimento escolhido pelo cliente. A configuração da regra de vencimento é realizada em Configurações de Regra de Vencimento.
    • Será sugerido as regra de vendimento cadastradas ou nos cadastro gerais ou nas configuração de conta do cliente
  • Tabela de SLA: qual o SLA que será atribuído para o cliente. A configuração da tabela de SLA é realizada em Configuração de SLA.
    • Tabela de SLA definirá o tempo para a realização de alguns eventos associados ao contrato. Por exemplo: tempo para ativação do contrato, tempo para a realização de atendimentos associados ao contrato

Clicar em 'Próximo' para seguir para a outra tela para configurar um novo contrato:

Informe: 

  • Regra de Bloqueio: qual será a regra de bloqueio considerada para esse contrato. Veja mais sobre a configuração da regra de bloqueio em Régua de Manutenção de Conexões.
  • Desc. Inatividade: caso deseje aplicar um desconto para o cliente referente aos dias que ele ficou bloqueado.

    NOTA

    Para trabalhar com o desconto por inatividade é necessário que o método de faturamento seja agrupamento de contas e que o faturamento seja realizado mensalmente. Veja mais sobre como trabalhar com o desconto por inatividade em Regras de Descontos por Inatividade

  • Forma de pagamento: qual será a forma de pagamento das faturas.
    • Será sugerido as forma de pagamento cadastradas ou nos cadastro gerais ou nas configuração de conta do cliente
  • Profile de Pagamento: qual profile será atribuída às faturas.
    • Será sugerido as profile de pagamento cadastradas ou nos cadastro gerais ou nas configuração de conta do cliente
  • Método de Faturamento: 
    • Será sugerido as método de faturamento  cadastradas ou nos cadastro gerais ou nas configuração de conta do cliente
    • Caso seja definido que haverá agrupamento de contas deverá ser definido a Regra de Agrupamento de cobranças 
      • Gerar uma fatura para cada conta: nesse método, ao criar o contrato, automaticamente será criado as contas já faturadas.
      • Permitir o agrupamento das contas em fatura: nesse método serão criado apenas as contas e o faturamento deverá ser feito de forma manual. Veja mais sobre em Faturamento.
      • Contrato sem faturamento: utilizado quando não deseja realizar cobrança para o cliente. Cliente cortesia, por exemplo.
  • Desconto: desconto que será associado ao contrato, o desconto pode ser para pagamento em dia, para aplicar um desconto diretamente nas faturas ou ambas as situações. Veja como configurar a tabela de desconto em Configurações de Tabela de Descontos.
  • Gerar docs. fiscais auto: habilitar a geração de nota fiscal (21/22/ND/NFSe) para o contrato.
  • Observações extras: caso deseja relatar uma informação extra no contrato.
    • Caso seja definido que haverá uma fatura para cada conta o usuário, caso queira, poderá informar Observações da NF 
      • Escreva aqui a observação desta noa fiscal 21/22. Esse campo somente será levado para a Nota fiscal, quando utilizado o método de faturamento 1/1.
  • Regra de agrupamento de cobranças: se desejar vincular a esse contrato um agrupador de contas. Veja mais em Gerenciar agrupamento de contratos.
 Cadastro de agrupadores
  • Os agrupadores de cobranças são criados a partir do painel de contrato do cliente através do botão 'Gerenciar agrupamentos de cobrança do cliente'
  • Os agrupamentos são utilizados para quando o cliente deseja que algumas faturas venham definidas em um mesmo boleto
    • Por exemplo:
      • Faturas referente à filial X deveram ser agrupadas em um determinado agrupamento e as faturas referente à filia Y deveram ser agrupadas em outro agrupamento

Clicar em 'Próximo' para seguir para a outra tela de 'configurar adesão/adicionais':

Valor padrão configurado no produto de CRM:

  • Valor de adesão: valor de adesão informado na lead do CRM.
  • Num. parcelas: número de parcelas informado no CRM.

Configuração do plano para uso de telefonia:

  • Núm. terminal telefônico: terminal telefônico associado ao contrato. Utilizado para telefonia.

Valor de efetivação:

  • Valor de adesão: caso deseje cobrar um valor de adesão do contrato.
  • Num. parcelas: em quantas vezes deseja parcelar o valor da adesão.
  • Consultor de CRM: consultor/vendedor responsável pela venda do contrato.
  • Plano de contas adesão: plano de contas que será associado às contas de adesão.
    • Caso o valor da adesão for maior que 0, o plano de contas deverá ser informada obrigatoriamente 
  • Plano de composição de derivação das parcelas de adesão: utilizado para geração de nota fiscal para as contas de adesão. Veja mais sobre como configurar em Emissão de notas fiscais para faturas avulsas.
  • Gerar agora: essa função tem efeito juntamente com a opção  "aguarda a ativação do contrato para criação das parcelas", onde ao criar o contrato as parcelas de adesão serão criadas mesmo que o contrato ainda não tenha sido ativado.
    • Ao definir como SIM, mesmo que o contrato seja definido pra aguardar ativação para gerar as parcelas, as parcelas com os valores da adesão serão geradas 
  • Observações adicionais: campo utilizado caso deseje informar alguma observação no contrato

Clicar em 'Próximo' para seguir para a outra tela de 'Assistente de criação de contrato' :

Há a possibilidade de enviar um e-mail de boas vindas para o cliente na criação de seu contrato, basta informar:

  • Enviar boas vindas: opção para realizar o envio de um e-mail de boas vindas ao cliente.
  • Email de destino: para qual e-mail será enviado as boas vindas. Automaticamente será informado o e-mail que consta no cadastro do cliente, mas o campo é editável.
  • Assunto: assunto do e-mail que será enviado.
  • Conta de email: qual será a conta de e-mail utilizada para o envio do e-mail. Veja mais como configurar uma conta de e-mail em Configuração de contas de email.
  • Corpo do email: informe o texto que será enviado ao cliente.
  • Deseja gravar o corpo deste email no repositório de modelos: marque essa opção se deseja enviar esse mesmo e-mail para um novo cliente.
  • Layout exclusivo para contratos deste mesmo plano: tornar esse modelo padrão para criação de contratos que possuírem o mesmo plano de acesso.
  • Definir este layout como padrão para novos contratos: tornar esse modelo padrão para criação de todos os contratos, independente do plano de acesso.

Dica

  • Ao marcar a opção "Deseja gravar o corpo deste email no repositório de modelos", você pode buscar o modelo salvo na ferramenta "clique para exibir os modelos disponíveis" .
  • Caso queira anexar alguma imagem no corpo do e-mail é necessário que essa imagem seja hospedada no servidor, para isso entre em contato com o nosso suporte técnico.

Clicar em 'Próximo' para seguir para a outra tela de 'Assistente de criação de contrato' :


E por fim o usuário deverá informar:

Renovação de contrato:

  • Como renovar: como deseja que seja realizado a renovação do contrato.
    - Valor atual do plano: será considerado sempre o valor atual do plano, ou seja, o valor que foi informado na configuração do plano de acesso.
    - Valor sugerido: será considerado o valor sugerido para aplicação nas faturas. Esse mesmo valor será considerado para a renovação do contrato.
  • Valor sugerido de renovação: valor sugerido que deverá ser considerado.
  • Ignorar renovação automática: marcando essa opção a renovação do contrato não será realizada de forma automática pelo sistema. A renovação deverá ser feita de forma manual.

NOTA

Para realizar a renovação de forma automática o sistema irá considerar os seguintes parâmetros:

  • Que a opção "ignorar renovação automática" não esteja ativa.
  • Que esteja ativo a opção "contratos" em Painel Configurações → Menu Cadastro Provedor → Submenu Provedor → aba Configuração → Operações de Cron habilitadas.
  • Quando houver 3 faturas em aberto o contrato será enviado para a fila de renovação. Quando houverem 2 parcelas em aberto será efetivado a renovação.

Caso você deseje que o contrato seja renovado com um parâmetro diferente de 2 parcelas em aberto, a configuração pode ser realizada em Painel Configurações → Menu Cadastro Provedor → Submenu Provedor → aba "Outras Configurações" → Financeiro.

  • Criar contas pelo valor sugerido: utilizada quando optado pelo método de renovação pelo valor sugerido.
  • Plano de contas: plano de contas que será atribuído ao contrato e às parcelas do contrato.
  • Deseja aguardar a ativação do contrato: as contas/faturas do contrato somente serão criadas quando o cliente for ativado, ou seja, quando a conexão do cliente for instalada.
  • Deseja revisar as contas antes de faturá-las: caso tenha optado pelo método de faturamento "uma fatura para cada conta" antes de ser criado as faturas do contrato será aberto uma nova tela para revisão das contas.

Marque o check "Confirma a criação desse contrato agora" para confirmar o procedimento e em seguida no botão 'Finalizar'

Pronto! O contrato foi criado 


Atenção

Para que o faturamento de Telefonia seja realizados algumas informações do contratos precisam estar configurados da seguinte forma:

  • Tipo do contrato precisa estar definido como Telefonia
  • Normalmente há regras de vencimento definidas especificamente para telefonia, então estas regras devem ser associadas ao contrato
  • Normalmente há profiles de pagamento definidas especificamente para telefonia, então estas profiles devem ser associadas ao contrato
  • Método de faturamento precisa está definidas como agrupamento de contas
  • Ignorar renovação automática deve estar definidas como SIM


Vídeos sobre o assunto 

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