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Índice

Visão Geral

O MK Solutions possui integração com o Cielo 3.0, o que viabiliza realização de pagamentos via cartão de crédito (e-commerce) no sistema. 

Com está integração será possível: 

  • Receber pagamentos dos clientes do provedor via cartão de crédito;
  • Cadastrar perfil de cartão de crédito (Profile de Pagamento);
  • Configurar regras para o perfil de cartão de crédito; 
  • Acompanhar as transações:
    • Com sucesso;
    • Com erro;
    • Que estão programadas para os próximos dias; 
    • Que estão programadas para os próximos dias que estão com alguma crítica;
  • Verificar os cartões de créditos cadastrados e também cadastrá-los para os clientes; 
  • Ativar e desativar cartões de crédito;
  • Proporcionar ao cliente cadastrar seu cartão de crédito e definir sobre o débito automático nos ambiente de atendimento ao cliente (SAC WEB e SAC Plus);
  • Executar rotina de captura de valores programados em massa; 
  • Capturar valores programados de forma manual;
  • Adicionar/Remover cobrança adicional de Cartão de crédito nas faturas de forma manual e automática;
  • Transferir programações de fatura de um cartão para outro.

CONCEITO

Cobrança Adicional: Na prática isto permite que o cliente tenha um boleto, um debito, uma arrecadação, e além disto uma recorrência de cartão. Ou seja, ele pode ter o boleto, não pagar o boleto e o sistema vai até o cartão tentar pegar o valor.

Assim como ele também pode ter exclusivamente só o cartão sem nenhuma outra cobrança. 

Este mecanismo chamamos de cobrança adicional que nada mais é que uma cobrança convencional mais o cartão.

Configuração do Perfil de Cartão de Crédito (Profile de Pagamento)

Configuração para o uso do pagamento via cartão de crédito

1º Passo: Aderir ao Cielo 

  • O provedor deve realizar o cadastro junto ao Cielo através deste link: Cadastro de novo cliente;
  • O cadastro deve ser feito para uma solução Webservice do e-commerce;
  • Após o cadastro, a Cielo mandará algumas informações por e-mail e o relacionamento da integração seguirá por esse meio;
  • Há dois tipos de testes:
    • O Interno feito com tokens gerados pelo próprio provedor através do link Cadastro Sandbox (Tokens de Homologação);
    • E o teste feito junto à Cielo com tokens fornecido pela própria Cielo (Tokens de produção com tempo para expiração);
  • Os tokens são os seguintes:
    • Merchant ID;
    • Merchant Key;
  • Estes tokens devem ser registrados no sistema como explicado nos próximos passos;
  • No e-mail, além do token de produção, a Cielo enviará um Formulário solicitando algumas informações 
 Formulário de Homologação da Plataforma Cielo e-Commerce


  • Na imagem já temos como alguns campos devem ser preenchido:
  • Preenchimento das Habilitações de serviços:
    • Boleto Bancário, Transferência - NÃO;
    • Recorrência Programada - SIM;
    • O restante se refere à integração do provedor com a Cielo - O provedor deverá definir.

Atenção

O MK 3.0 é integrado com a API 3.0 da Cielo

2º Passo: Gerar Token para Homologação de Pagamentos com a Cielo 

Para gerar os tokens de homologação acesse Cadastro Sandbox.


O usuário terá que informar: 

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone; 

e marcar o checkbox 'Não sou um robô' e clicar no botão 'Cadastrar' 

O Merchant ID e Merchant Key serão exibidos em tela. Eles serão utilizados no próximo passo da configuração.

Observação

O token de homologação gerado através deste link não será expirado com o tempo.

3º Passo : Cadastrar Tokens no sistema (Configurar Perfil de Cartão de Crédito)

O cadastro deverá ser registrado na seguinte tela:

ACESSO: Configuração → Menu Financeiro → Submenu Profile de Pagamento → Submenu Perfil Cartão de Crédito 

O usuário deverá informar : 

  • Código: Código auto-numerável atribuído pelo banco de dados (Bloqueado para edição)
  • Padrão: Definir se esse Perfil será o padrão do sistema SIM/NÃO
  • Status da profile pode ser:
    • Homologação 
      • Esta definição deve ser feita para que o provedor faça seus testes internos (Como os tokens de homologação);
    • Produção 
      • Para quando a integração estiver em produção de fato (Com os tokens de produção efetivo); ou 
      • Para quando a Cielo estiver homologando para validar a integração para seguir para produção (Com tokens de produção com prazo de expiração)
  • Habilitar para teste 
    • Sim - Para quando estiver realizando testes internos (com tokens de homologação)
      • Quando SIM o SAC WEB e APP permitirá apenas o cliente configurado para homologação realizar cadastro de cartões e liquidações
    • Não - Para quando estiver em produção de fato (Com os tokens de produção efetivo) ou para quando a Cielo estiver realizando as homologações (Com tokens de produção com prazo de expiração)
  • Entidade - informe a operadora de cartão 
    • Cielo
  • Loja Número: Informar o numero do token (Merchant ID) de acordo com o cenário desejada (Homologação/Produção para teste Cielo / Produção Efetivo)
  • Loja Chave: Informar o numero de chave (Merchant Key) de acordo com o cenário desejada (Homologação/Produção para teste Cielo / Produção Efetivo)
  • Cliente Homologação: Cliente que tem autorização para realizar cadastros de cartões e realizar liquidações em modo de homologação no SAC WEB e SAC Plus
  • Desativada? Estando desativada ela não vai aceitar novas cobranças e nem efetuar novas capturas de valores.

Após este registro, deve-se preparar o ambiente para realizar os testes para validação.

Atenção

  • O cadastro dos tokens de homologação e de produção é de responsabilidade exclusiva do provedor
  • Os tokens que a Cielo informa diretamente por e-mail ou por telefone, que não são gerados pelo link https://cadastrosandbox.cieloecommerce.cielo.com.br/, são tokens de produção . Estes possuem prazos de validade enquanto a Cielo não aprovar os testes de homologação.

4º Passo : Preparar Ambiente para Cielo realizar Homologação 

  • Deve ser cadastrado um usuário para a Cielo acessar o SAC para realizar a homologação;
  • Este usuário deve estar cadastrado no perfil do cartão (Profile de Pagamento);
  • Deve ser criada uma conta para que o usuário da Cielo faça os teste de pagamento no SAC Web;
  • Deve ser criada uma conta em um cenário que ao ser liquidada faça o desbloqueio de uma conexão;
  • O mk deve estar configurado para permitir pagamento via cartão, sendo assim acesse Configuração →  Menu SAC →  Submenu Configuração SAC →  Marque a opção Permitir pagamentos (Saiba mais Pagamento via E-commerce (Cartão de Crédito));
  • O provedor deverá passar as informações de Acesso ao SAC pra a Cielo; 
  • A Cielo, para realizar a homologação, poderá solicitar algumas informações por e-mail;
  • Após a aprovação, a Cielo irá enviar os Tokens de produção. 

Atenção

  • O servidor do provedor deverá possuir uma configuração em https (O servidor deve possuir certificado para criptografia dos dados através de SSL e HTTPS);

Para instalar o certificado são necessários alguns procedimentos simples:

  • O servidor do MK deve possuir um IP válido;
  • É necessário ter um domínio ou um subdomínio para esse IP, sugerimos:
    • Se o servidor possui os sistemas MK e SAC em conjunto algo genérico como sistema.meuprovedor.com.br;
    • Se o servidor possui apenas SAC, sugerimos algo mais específico como sac.meuprovedor.com.br;
    • O provedor escolhe, registra e publica o domínio como achar conveniente;
  • Caso nos passe o IP válido e domínio/subdomínio podemos realizar a instalação do certificado SSL no servidor e disponibilizamos o HTTPS aos sistemas.
    • O serviço de certificação utilizado é gratuito (https://letsencrypt.org/) e os certificados renovam-se automaticamente desde que configurado, o site letsencrypt.org demonstra como deixar essa atividade configurada;
  • Sendo assim precisará acessar Configuração →  Menu SAC →  Submenu Configuração SAC →  Marque a opção Realizar requisição utilizando o https


  • Caso o gerenciamento do SSL do provedor for pelo CPanel, deverá o CPanel do cliente estar com o plugin do lets's encrypt habilitado, em caso de dúvidas seguir essa documentação: The Let's Encrypt Plugin

Configuração da Regra de Recorrência do Perfil de Cartão de Crédito

ACESSO: Módulo Financeiro → Menu Transações Via Cartão → botão da Engrenagem Configurações de Recorrência

Apenas uma Profile de Recorrência poderá ser definida como a ativa para receber as programações de recorrência 

Nesta configuração o usuário deverá informar:

  • Profile de recorrência ativa Informe a profile que está ativa no momento para a obtenção de novos cartões.

    Observação

    *  Atualmente é somente Cielo mas teremos outras.

    *  Somente uma por padrão pode ser usada para ativar novos cartões.

    *  Cartões inseridos vão considerar esta profile no momento da inserção, isto para fins de geração de token customizado para cada operadora.


  • Regra Ativa Informe se a regra de pagamentos com cartão está ativa no momento. 

    Atenção

    Somente será possível cadastrar cartões se a regra estiver ativa e a recorrência também somente vai ser acionada nesta condição

  • Recorrência Ativa - Define se o fluxo de recorrência vai rodar automaticamente ou não. Isso não impede do processo ser chamado manualmente.

    Atenção

    Se marcado como NÃO:

    • O sistema irá se comportar como antes quando não possuíamos a funcionalidade de recorrência da Cielo. 
    • A rotina não vai rodar todos os dias às 2h da manhã
  • Atribuir fatura? SIM/NÃO - Definir se deverá ser atribuído automaticamente a ordem de recorrência para faturas já existentes.
    • Se definido como SIM, quando o cliente cadastrar um novo cartão pelo SAC WEB ou SAC Plus e defini-lo como Débito Automático, o sistema irá adicionar na faturas existentes uma cobrança adicional de cartão de crédito.

      Exemplo
      • O cliente possui faturas pendentes geradas a partir de uma contrato criado com uma profile de boleto, ou seja, estas faturas, até então, possuem um tipo de cobrança 'Boleto' associada. 

      • Quando, através do SAC WEB ou SAC Plus, um novo cartão é cadastrado com a função de débito automático ativada ou esta função é habilitada para um cartão já cadastrado, um cobrança adicional de Cartão de crédito irá ser associada às faturas já existentes.
    • Se definido como NÃO, quando o cliente cadastrar um novo cartão pelo SAC WEB ou SAC Plus e defini-lo como Débito Automático, o sistema NÃO irá adicionar na faturas existentes uma cobrança adicional de cartão de crédito. 

      • Apenas irá adicionar na novas faturas que serão criadas para o contrato

  • Alterar Profile? SIM/NÃO - Definir se deverá alterar automaticamente a profile de cobrança dos contratos deste cliente assim que ativo o débito automático. 
    • Se definido como SIM, quando o cliente cadastrar um novo cartão pelo SAC WEB ou SAC Plus e defini-lo como Débito Automático ou habilitar esta função para um cartão já cadastrado, o sistema irá:
      1. Trocar a profile dos contratos do cliente, para a profile de cartão de crédito de recorrência ativa.
        • No histórico do contrato teremos o registro da troca de profile do contrato na ativação do crédito automático do cartão 

        Observação

        Se definidos como SIM, altera a profile dos contratos ativos deste cliente para que os próximos faturamentos passem a ser faturados somente para a recorrência, ignorando assim a geração de boletos futuros. Caso fique como NÃO, o sistema continua a gerar faturamento via boleto + ordem de recorrência.


      2. Trocar a conta default de configuração financeira do cliente
        • Definir a forma de pagamento como Cartão de Crédito 
        • Definir a profile de pagamento com a profile de recorrência ativa 

Atenção

A troca da profile se dará apenas no contrato e não nas faturas existentes. A profile redefinida será considerada apenas paras a novas faturas do contrato.

    • Se definido como SIM, quando o cliente cadastrar um novo cartão pelo SAC WEB ou SAC Plus e defini-lo como Débito Automático ou habilitar esta função para um cartão já cadastrado o sistema não irá trocar a profile do contrato do cliente. 
  • Dias inadimplência Ao atribuir a recorrência à faturas já existentes, informe a quantidade de dias de inadimplência admitido. Deixando este campo com o valor 0 (zero), o sistema vai atribuir a regra a todas as faturas pendentes, independente da quantidade de dias de atraso.
    • Exemplo: 
      • Se for definido com o valor 5, faturas atrasadas há mais de 5 dias, ao cadastrar um novo cartão pelo SAC WEB ou SAC Plus e defini-lo como Débito Automático ou habilitar esta função para um cartão já cadastrado o sistema não irá adicionar o cobrança do tipo cartão de crédito nas faturas existentes. 

Gerenciar Cartões e Transações via cartão de crédito no Painel do Cliente

No Painel Cliente o operador poderá acompanhar as transações via cartão de crédito que estão programadas para o cliente, bem como cadastrar novos cartões e realizar alteração em suas configurações. 

ACESSO: Módulo Financeiro → Menu Painel do Cliente → Localize o cliente no painel e clique duas vezes sobre ele. 

Através dos seguintes painéis será possível realizar o gerenciamento das transações de cartão de crédito: 

Faturas que estão programadas para transação via cartão de crédito

Cartões de crédito salvos deste cliente.

Faturas a Receber - Para Incluir cobrança adicional as faturas selecionadas

Contratos - Para criar os contratos

Painel Faturas que estão programadas para transação via cartão de crédito

Neste painel o operador poderá visualizar todas as transações via cartão de crédito que estão programadas para o cliente em questão, ou seja, todas as faturas que: 

  • Possuem uma cobrança do tipo Cartão associada ativa;
  • Que não estão liquidadas, excluídas ou suspensas;

Para cada transação teremos as seguintes informações, por padrão, disponibilizadas ao visualizar o painel: 

  • Código identificativo da programação 
  • Fatura: código da fatura
  • Adicional: Se o cartão é uma cobrança adicional na fatura - SIM/NÃO
  • Vencimento da fatura
  • Descrição da fatura 
  • Bandeira do cartão associado à fatura  
  • R$ fatura 
  • R$ saldo
  • Número do cartão - número do cartão que está sendo utilizado
  • Ativo: se o cartão associado à fatura está ativo - SIM/NÃO
  • Dias de atraso do vencimento da fatura

DICA

  • Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar ocultas, por padrão.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

  • Ao clicar duas vezes sobre a transação no painel é possível visualizar o histórico da fatura

Neste painel o operador terá disponível as seguintes ferramentas:

Remover cobrança adicional das faturas selecionadas

Capturar valor de faturas selecionadas

Transferir as programações selecionadas para outro perfil do cliente

Remover cobrança adicional das faturas

O operador poderá remover a programação do pagamento via cartão de crédito em débito automático através da remoção da cobrança adicional de cartão de crédito associado à fatura. 

Selecione uma ou mais faturas no painel e clique no botão "Remover cobrança adicional das faturas"


Será aberta uma tela com o resultado da analise das faturas selecionadas. Para casa fatura teremos as seguintes informações:   

  • Fatura: é o número do código da fatura;
  • Vencimento:  data de vencimento da fatura;
  • OK (SIM NÃO) - Se a fatura está OK para realizar a remoção da cobrança adicional;
  • Descrição do resultado da análise;
    • Algumas Faturas não terão autorização para a remoção da cobrança adicional, o sistema irá exibir as seguintes descrições nas faturas não autorizadas:
      • (error) A fatura já está liquidada;
      • (error) A fatura está com status de excluída;
      • (error) A fatura está com o status de suspenso;
      • (error) A cobrança desta fatura não é adicional;
    • Caso a fatura esteja vencida a remoção da cobrança adicional será autorizada, o operador irá ser notificação desta situação;
      • (warning) ATENÇÃO: Processo autorizado para fatura já vencida;
    • Quando a fatura não possuir criticas estará autorizada para o procedimento;
      • (tick)  OK - processo autorizado para a fatura;

No campo "Descreva o motivo pelo qual deseja executar este processo", use para escrever com detalhes os motivos de executar o procedimento.

Marque o check 'Tem certeza que deseja remover a cobrança adicional das cobranças disponíveis?' para dar ciência ao procedimento e clique no botão para executar o procedimento.

Pronto! a remoção da cobrança adicional foi realizada para as faturas que não apresentaram críticas e a partir desse momento estas não estarão mais programadas para transação via cartão de crédito.  

No histórico da fatura na aba das cobranças, a cobrança adicional de cartão de crédito está marcada como excluída. 

Um evento também será registrado no histórico da fatura 


Capturar valor de faturas selecionadas

O operador poderá realizar a captura do pagamento das faturas programadas para crédito automático de forma manual, basta selecionar uma ou mais faturas no painel e clicar no botão "Capturar valor de faturas selecionadas"


Será aberta uma tela com o resultado da analise das faturas selecionadas. Para cada fatura teremos as seguintes informações:   

  • Fatura: é o número do código da fatura;
  • Saldo do valor a ser pago;
  • OK (SIM/NÃO) - Se a fatura está OK para realizar a liquidação
  • Descrição do resultado da análise 
    • Algumas Faturas não terão autorização para serem liquidadas, o sistema irá exibir as seguintes descrições nas faturas não autorizadas:
      • (error) A fatura já está liquidada. 
      • (error) A fatura está com status de excluída
      • (error) A fatura está com o status de suspenso
      • (error) A fatura está com liquidação parcial
    • O sistema irá realizar o reajuste dos valores da fatura de acordo com as regras de desconto e acréscimo da conta do cliente, o operador será notificado 
      • (warning) Valor reajustado para X ref. a descontos de antecipação
      • (warning) Valor reajustado para X ref. a acréscimos por atraso de Y dias
    • Quando a fatura não possuir criticas estará autorizada para o procedimento
      • (tick) OK - processo autorizado para a fatura sem necessidade de reajuste.

Marque o check "Tem certeza que capturar os valores aptos?" para dar ciência ao procedimento e clique no botão para executar o procedimento.

Pronto! as faturas que não apresentaram críticas foram liquidadas pelo cartão associado. 

Um evento será registrado no histórico da fatura 

Atenção

A rotina automática de captura dos valores é executada todos os dias às 02:00 da manhã  

Transferir as programações para outro perfil do cliente

O operador poderá trocar o cartão de crédito associado à fatura, basta selecionar uma ou mais faturas no painel e clicar no botão "Clique para transferir as programações selecionadas para outro perfil do cliente."


Será aberta uma tela com o resultado da analise das faturas selecionadas. Para cada fatura teremos as seguintes informações:   

  • Fatura: é o número do código da fatura;
  • Vencimento da fatura 
  • Saldo do valor a ser pago 
  • OK (SIM/NÃO) - Se a fatura está OK para realizar a liquidação
  • Descrição do resultado da análise 
    • Algumas Faturas não terão autorização para transferir o perfil de cartão, o sistema irá exibir as seguintes descrições nas faturas não autorizadas:
      • (error) A fatura já está liquidada.
      • (error) A fatura está com status de excluída
      • (error) A fatura está com o status de suspenso
      • (error) A fatura está com liquidação parcial
    • Quando a fatura não possuir criticas estará autorizada para o procedimento
      • (tick)OK - processo autorizado para a fatura X

Nos campos abaixo da listagem de faturas

  • Selecione a Profile de Cobranças (Serão listadas como opção apenas as profiles de cartão de crédito)
  • Selecione o perfil do cliente (Serão listados apenas os cartões de crédito ativos do cliente e que estão associados à profile de cobrança selecionada)

Marque o check "Tem certeza que deseja transferir as cobranças disponível ao novo perfil selecionado?" para dar ciência ao procedimento e clique no botão 'Finalizar'

Um evento será registrado no histórico da fatura 

Observação

Para acionar esta ferramenta o cliente deve possuir mais de um cadastro de cartão de crédito com uma profile de cartão ativa.

Cartões de crédito salvos deste cliente

Neste painel o operador poderá visualizar todos os cartões de créditos cadastrados do cliente em questão 

Para cada cartão de crédito teremos as seguintes informações: 

  • Código identificativo do cadastro do cartão no sistema 
  • Data do cadastro 
  • Portador - Nome informado no cartão de crédito 
  • Número do cartão 
  • Crédito Auto SIM/NÃO - Se o cartão está habilitado para débito automático 
  • Ativo SIM/NÃO -  se o cartão associado à fatura está ativo

DICA

  • Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

  • Ao clicar duas vezes sobre o cartão será possível verificar o histórico de eventos sobre o cartão

Neste painel o operador terá disponível as seguintes ferramentas:

Inserir um novo cartão vinculado ao cliente

Editar o perfil selecionado (cartão)

Inserir um novo cartão vinculado ao cliente

O operador poderá cadastrar o cartão para o cliente clicando no botão "Inserir novo cartão"

Para o cadastro do cartão o operador deverá informar, conforme orientações dos campos à baixo: 

  • Código - Código auto-numerável atribuído pelo banco de dados (Bloqueado para edição)
  • Data/Hora - Data e hora de cadastro (Bloqueado para edição)
  • Operador cadastro - Operador responsável pelo cadastro (Bloqueado para edição)
  • Profile de pagamentos - Profile de pagamentos associada ao perfil de recorrência padrão (Bloqueado para edição)
  • Ativo (SIM/NÃO) - Cartão está ativo?
  • Crédito Auto - Indica se o cartão pode ser usado para gerar crédito automático
  • Cliente - Cliente associado ao cartão
  • Portador - Nome de identificação do portador do cartão
  • Número do cartão - Número identificativo do cartão
  • CVV - Código de segurança
  • Mês - Mês de validade do cartão
  • Ano  - Ano de validade do cartão

Marque o check "Confirma seu interesse em cadastrar este novo cartão para o cliente?" para dar ciência ao procedimento e clique no botão de efetivar o cadastro.

Pronto! O cartão do cliente foi cadastrado.

Em algumas situações não será possível realizar o cadastro do cartão de crédito, o sistema irá exibir as seguintes mensagens nesta situações:

  • (error) ERRO! Foi impossível obter o token válido deste cartão
  • (error)ERRO! Não foi possível localizar nenhuma profile com configuração válida ativa
  • (error)ERRO! Não foi possível obter a bandeira do cartão informado
  • (error)ERRO! O cartão informado já está cadastrado para este cliente

Atenção

  • Os procedimentos feitos pelo sistema MK não irão inserir de forma automática as cobranças do tipo cartão de crédito nas faturas.
    • Ou seja, quando o cartão é cadastrado pelo sistema MK, mesmo que a configuração da profile padrão de recorrência esteja com o 'Atribuir Fatura' como SIM e/ou com o 'Alterar Profile' como SIM, o sistema não irá adicionar a cobrança do tipo cartão de crédito nas faturas já existentes e/ou trocar a profile do contrato do cliente de forma automática. Isto apenas será feito quando o cadastro do cartão de crédito for feito pelo SAC WEB ou SAC Plus.

Editar o perfil (cartão)

Para acessar a tela de alteração de configuração de um cartão de crédito, selecione-o no painel e clique no botão 'Editar perfil selecionado' (do cartão de crédito)

O operador poderá alterar as seguintes configurações:

Ativar o crédito automático para o perfil

Desativar o crédito automático do perfil

Ativar o perfil de cartão

Inativar o perfil de cartão

Ativar o crédito automático para o perfil

Para ativar o crédito automático do cartão clique no botão 'Ativar Crédito Automático' e clique em OK para confirmar

Caso o cartão já esteja ativo, o operador será notificado: 

  • (error) ERRO! O crédito automático não está inativo para este cartão

Desativar o crédito automático do perfil

Para desativar o crédito automático do cartão clique no botão 'Desativar Crédito Automático' e clique em OK para confirmar

Caso o cartão já esteja desativo ou se cartão estiver associado a um contrato que possua a profile do cartão de crédito associado, o operador será notificado: 

  • (error) ERRO! O crédito automático não está ativo para este cartão.
  • (error) ERRO! Este perfil está associado a contratos ativos do cliente e por isto não pode sofrer esta alteração

Observação

Quando o débito automático de um cartão de crédito estiver inativo as capturas de pagamento não serão realizadas de forma automática

Ativar o perfil de cartão

Para tornar o cartão de crédito como ativo clique no botão 'Ativar cartão de crédito'


Inativar o perfil de cartão

 Para tornar o cartão de crédito como inativo clique no botão 'Inativar cartão de crédito'

Caso o cartão estiver associado à programações de pagamento via cartão de crédito, o operador será notificado: 

  • (error) ERRO! O perfil indicado possui programações pendentes e não pode ser removido

Observação

Quando um cartão de crédito estiver inativo ele não poderá ser associado à nenhum programação de pagamento.

Incluir cobrança adicional as faturas selecionadas

A cobrança adicional de cartão de crédito poderá ser feita pelo operador de forma manual. 

No painel de Faturas a Receber no Painel de Cliente, selecione uma ou mais faturas e clique no botão 'Incluir cobrança adicional'.

Será aberta uma tela com o resultado da analise das faturas selecionadas. Para cada fatura teremos as seguintes informações:   

  • Código identificativo da fatura 
  • Vencimento da fatura 
  • OK (SIM/NÃO) Se a fatura está OK para receber a cobrança adicional de cartão de crédito
  • Descrição do resultado da análise 
    • Algumas Faturas não terão autorização receber a cobrança adicional de cartão de crédito, o sistema irá exibir as seguintes descrições nas faturas não autorizadas:
      • (error)A fatura já está liquidada.
      • (error)A fatura está com status de excluída. 
      • (error)A fatura está com o status de suspenso.
      • (error)A fatura está com liquidação parcial.
      • (error)A fatura já possui uma ordem de recorrência via cartão agendada.
    • Caso a fatura selecionada esteja vencida, o operador será notificado
      • (warning)ATENÇÃO: Processo autorizado para fatura já vencida

    • Quando a fatura não possuir criticas estará autorizada para o procedimento
      • (tick) OK! Processo autorizado para a fatura X

Nos campos seguintes:

  • Selecione a Profile de Cobranças (Serão listadas como opção apenas as profiles de cartão de crédito);
  • Selecione o perfil do cliente (Serão listados apenas os cartões de crédito ativos do cliente e que estão associados à profile de cobrança selecionada);

Marque o check "Tem certeza que deseja adicionar a cobrança adicional das cobranças disponíveis?" para dar ciência ao procedimento e clique no botão para executar o procedimento.

Um evento será registrado no histórico da fatura 

Criando um contrato com uma profile de cartão de crédito 

Observações sobre a criação do contrato com profile de pagamento de cartão de crédito: 

  •  No momento na criação de contrato o cliente deverá possui um cartão de crédito cadastrado habilitado pra débito automático.

  • Serão listadas apenas profiles de cartão de crédito ativas.
  • Quando as faturas são geradas a partir de um contrato que possui uma profile de cartão de crédito associadas, a cobrança do cartão será a principal.

Saiba mais sobre a criação de contrato em Criar contrato.

Painel de acompanhamento das transações de cartão de crédito

ACESSO: Módulo Financeiro → Menu Transações de Cartão de crédito 

Para o acompanhamento das transações de cartão de crédito temos os seguintes painéis: 

Transações com sucesso dos últimos 7 dias.

Transações com erro (últimos 30 dias)

Transações programadas. (próximos 7 dias)

Todas as transações executadas com sucesso.

Todas as transações que geraram erro

Todas as transações programadas

Todos os perfis de cartão de crédito cadastrados

Extrato das execuções em lote da rotina de captura

Relação de críticas para transações programadas.

Transações com sucesso dos últimos 7 dias

Neste painel o operador poderá visualizar as transações que obtiveram sucesso nos últimos 7 dias, ou seja, os pagamentos via cartão de crédito que foram efetivados.  

 

Para cada transação teremos as seguintes informações: 

  • Código identificativo da transação 
  • Fatura - Código identificativo da fatura 
  • Transação em: data em que a transação foi realizada 
  • Cliente: nome do cliente 
  • Valor da fatura 
  • Valor capturado na transação 
  • Número do Cartão
  • Origem da Transação
    • SAC Web 
    • SAC APP 
    • Transacionamento - quando é pelo sistema 
  • NSU - Número Sequencial Único da autorização na Cielo 
  • ARP - Código da autorização caso a transação tenha sido autorizada com sucesso
  • Conciliado SIM/NÃO - Se a transação está conciliada 
  • Data em que a  conciliação foi realizada

DICA

Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

Ao clicar duas vezes sobre a transação no painel é possível visualizar o histórico da fatura

Transações com erro (últimos 30 dias)

Neste painel o operador poderá visualizar as transações que obtiveram erro nos últimos 30 dias, ou seja, os pagamentos via cartão de crédito que não foram efetivados.  

Para cada transação teremos as seguintes informações: 

  • Código identificativo da transação 
  • Fatura - Código identificativo da fatura 
  • Vencimento da fatura 
  • Data em que a transação foi realizada 
  • Nome do Cliente 
  • Status -
    • Aguardando atualização de status
    • Pagamento apto a ser capturado ou definido como pago
    • Pagamento confirmado e finalizado
    • Pagamento negado por Autorizador
    • Pagamento cancelado
    • Pagamento cancelado após 23:59 do dia de autorização
    • Aguardando Status de instituição financeira
    • Pagamento cancelado por falha no processamento ou por ação do AF
    • Recorrência agendada
    • Não identificado
  • R$ da transação
  • R$ da fatura 
  • TID - Transaction Identifie - código composto por 20 caracteres que identificada unicamente uma transação Cielo - eCommerce
  • ID do Pagamento -  Identificador do Pedido
  • Intervalo  - tempo em que o erro foi identificado 

DICA

Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

Ao clicar duas vezes sobre a transação no painel é possível visualizar o histórico da fatura

Transações programadas. (próximos 7 dias)

Neste painel o operador poderá visualizar as transações que estão programadas para os próximos 7 dias , ou seja, faturas que: 

Estão com vencimento até os próximos 7 dias ;

Possuem uma cobrança do tipo Cartão associada ativa

Que não estão liquidadas, excluídas ou suspensas 

Para cada transação teremos as seguintes informações: 

  • Código identificativo da transação 
  • Fatura - Código identificativo da fatura 
  • Vencimento da fatura 
  • Nome do Cliente 
  • Bandeira do cartão associada à fatura 
  • R$ da fatura
  • R$ do saldo
  • Número do Cartão
  • Ativo - se o cartão associado à fatura está ativo
  • Dias de atraso do vencimento da fatura
  • Empresa em que a fatura está associada 

DICA

Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

Ao clicar duas vezes sobre a transação no painel é possível visualizar o histórico da fatura

Todas as transações executadas com sucesso

Neste painel o operador poderá visualizar todas as transações que obtiveram sucesso, ou seja, todos os pagamentos via cartão de crédito que foram efetivados.  

Observem que o painel abrirá em modo pesquisa, ou seja, os itens serão exibidos apenas quando pesquisados.

O operador poderá buscar as transações pelos filtros, localizados em cada coluna ou poderá listar todas elas clicando no ícone indicado na imagem abaixo, no canto inferior esquerdo.

Para cada transação teremos as seguintes informações: 

  • Código identificativo da transação 
  • Fatura - Código identificativo da fatura 
  • Data em que a transação foi realizada 
  • Nome do Cliente 
  • Valor da fatura 
  • Valor capturado na transação 
  • Número do Cartão
  • Origem da Transação
    • Liquidação manual
    • SAC Web 
    • SAC APP 
    • Transacionamento - quando é pelo sistema 
  • NSU - Número Sequencial Único da autorização na Cielo 
  • ARP - Código da autorização caso a transação tenha sido autorizada com sucesso
  • Conciliado SIM/NÃO - Se a transação está conciliada 
  • Data em que a  conciliação foi realizada

DICA

Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

Ao clicar duas vezes sobre a transação no painel é possível visualizar o histórico da fatura

Todas as transações que geraram erro

Neste painel o operador poderá visualizar todas as transações que obtiveram erro, ou seja, todos os pagamentos via cartão de crédito que não foram efetivados.  

Observem que o painel abrirá em modo pesquisa, ou seja, os itens serão exibidos apenas quando pesquisados.

O operador poderá buscar as transações pelos filtros, localizados em cada coluna ou poderá listar todas elas clicando no ícone indicado na imagem abaixo, no canto inferior esquerdo.

Para cada transação teremos as seguintes informações: 

  • Código identificativo da transação 
  • Fatura - Código identificativo da fatura 
  • Vencimento da fatura 
  • Data em que a transação foi realizada 
  • Nome do Cliente 
  • Status -
    • Aguardando atualização de status
    • Pagamento apto a ser capturado ou definido como pago
    • Pagamento confirmado e finalizado
    • Pagamento negado por Autorizador
    • Pagamento cancelado
    • Pagamento cancelado após 23:59 do dia de autorização
    • Aguardando Status de instituição financeira
    • Pagamento cancelado por falha no processamento ou por ação do AF
    • Recorrência agendada
    • Não identificado
  • R$ da transação
  • R$ da fatura 
  • TID - Transaction Identifie - código composto por 20 caracteres que identificada unicamente uma transação Cielo eCommerce
  • ID do Pagamento -  Identificador do Pedido
  • Intervalo  - tempo em que o erro foi identificado 

DICA

Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

Ao clicar duas vezes sobre a transação no painel é possível visualizar o histórico da fatura

Todas as transações programadas

Neste painel o operador poderá visualizar todas as transações que estão programadas, ou seja, todas as faturas que: 

  • Possuem uma cobrança do tipo Cartão associada ativa (para acessar esta ferramenta é necessário dar um duplo clique na fatura desejada).
  • Que não estão liquidadas, excluídas ou suspensas 

Para cada transação teremos as seguintes informações: 

  • Código identificativo da transação 
  • Fatura - Código identificativo da fatura 
  • Vencimento da fatura 
  • Nome do Cliente 
  • Bandeira do cartão associada à fatura 
  • R$ da fatura
  • R$ do saldo 
  • Número do Cartão
  • Profile do Cartão de crédito associada 
  • Ativo - se o cartão associado à fatura está ativo
  • Dias de atraso do vencimento da fatura
  • Empresa em que a fatura está associada 

DICA

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Ao clicar duas vezes sobre a transação no painel é possível visualizar o histórico da fatura

Todos os perfis de cartão de crédito cadastrados

Neste painel o operador poderá visualizar todos os cartões de créditos dos clientes cadastrados


Para cada cartão de crédito teremos as seguintes informações: 

  • Código identificativo do cadastro do cartão no sistema 
  • Data do cadastro 
  • Nome do cliente associado
  • Telefone do cliente 
  • Número do cartão 
  • Bandeira do cartão 
  • Empresa em que o cliente está associado
  • Crédito Auto SIM/NÃO - Se o cartão está habilitado para débito automático 
  • Ativo SIM/NÃO -  se o cartão associado à fatura está ativo

DICA

Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

Extrato das execuções em lote da rotina de captura

O operador poderá executar a rotina de captura dos valores programados até hoje de forma manual. 

Neste painel serão listadas todas as execuções manuais realizadas. 

Para cada execução teremos as seguintes informações na grade: 

  • Código identificativo da execução da rotina 
  • Data Inicio da execução 
  • Data final da execução 
  • Operador que executou a rotina 
  • Quantidade de erros de transações encontrados 
  • Quantidade ok de transações com sucesso 
  • R$ com erro - Total de valores das transações com erro 
  • R$ capturados - Total de valores das transações com sucesso

Executar captura em lote de valores programados via cartão de crédito 

Para acionar a rotina de captura de valores programados basta clicar no botão 'Executar rotina de captura de valores programados agora.'

Clique em 'OK' para efetivar o procedimento. 

Pronto! Será adicionada no painel uma linha com os dados gerais da execução.

Observação

Esta rotina irá considerar as faturas que: 

  • Possuem cobrança do tipo cartão associada e ativa;
  • Estão com a função de débito automático no cartão ativo no cartão associado; 
  • Que possuem vencimento menor ou igual ao dia de hoje.

Verificar faturas que foram capturadas na rotina 

Para verificar o resultado da execução da rotina, clique duas vezes sobre ela no painel.

Na tela serão listadas todas a faturas que foram analisadas pela rotina. Para cada fatura teremos as seguintes informações: 

  • Código do registro da analise 
  • Código da fatura 
  • Data da captura ou da execução da rotina 
  • OK (SIM/NÃO) - Se a transação de liquidação foi realizada com sucesso 
  • ARP - Código da autorização caso a transação tenha sido autorizada com sucesso
  • NSU - Número Sequencial Único da autorização na Cielo 
  • Nome do Cliente 
  • Acréscimo - Acréscimos adicionados à fatura 
  • Desconto - Descontos adicionados à fatura  
  • Total - Total da fatura 

Informação

Uma transação poderá entrar como erro quando:

  • A profile de cartão de crédito associada à fatura estiver inativa;
  • A fatura estiver liquida, excluída ou suspensa;
  • Quando ocorre algum erro na transação com o cartão de crédito;

Atenção

O resultado da rotina de captura de valor que é executada de forma automática às 02:00 da manhã também será listado neste painel. O operador de execução estará identificado como 'MKMonitor' 


Relação de críticas para transações programadas

Neste painel serão listadas as programações de pagamento via cartão de crédito de faturas que possuem cobrança de cartão de crédito ativa, que não estejam suspensas, excluídas ou liquidadas e que possuem as seguintes críticas:

  • Relação de críticas para transações programadas;
  • Estão associados à uma profile de cartão de crédito que esteja inativa;
  • Estão associados à um cartão de crédito inativo;
  • Então com um pagamento parcial associado.

Para cada programação de pagamento teremos as seguintes informações: 

  • Código da programação
  • Código de fatura 
  • Data de Vencimento da fatura 
  • Nome do Cliente 
  • Bandeira do cartão 
  • R$ fatura 
  • R$ Saldo 
  • Número de Cartão 
  • Crítica
    • Teve liquidação parcial
    • Perfil do cliente inativo
    • Profile inativa
  • Ativo - 
  • Dias de atraso - Quantidade de dias em que a fatura está atrasada 
  • Empresa em que a fatura está associada 

DICA

Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

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Utilizando recursos de Pagamento via cartão no SAC WEB e SAC Plus

Pré Requisito

  • Habilitar pagamento via cartão no SAC através do caminho Configuração → SAC → Configuração SAC → Marcar checkbox 'Permitir Pagamentos'
  • Habilitar requisição https no SAC através do caminho Configuração → SAC → Configuração SAC → Marcar checkbox 'Realizar requisição utilizando o https'

SAC WEB

Gerenciamento de Cartão de Crédito

ACESSO: Menu Pagamentos → Clique no botão 'Gerenciar Cartões'

Uma tela será aberta com a listagem de todos os cartões cadastrados do cliente

Cadastrar Cartão de crédito

Para cadastrar um novo cartão de crédito clique no botão 'Adicionar Cartão'

O cliente deverá informar: 

  • Nome do titular do cartão (igual está no cartão) - Portador do cartão 
  • Número do cartão 
  • Data de Validade - Mês e Ano 
  • CVC - Código de segurança do cartão 
  • CPF/CNPJ do titular do cartão
  • Check Autorizar débito automático - Marque caso queira habilitar o cartão para débito automático 

Clique no botão 'Adicionar' 

Pronto! O cartão do cliente foi adicionado 

Habilitar/Desabilitar débito automático do cartão 

Para habilitar ou desabilitar o débito automático, selecione o cartão na grade e clique no botão 'Ativar/Desativar Débito automático'

Marque ou Desmarque o check 'Autorizar uso do débito automático' e clique no botão 'Salvar'

Pronto! 

Autorização ou Desautorização realizada. 

Observação

Quando o débito automático de um cartão de crédito estiver inativo as capturas de pagamento não serão realizadas de forma automática

Desativar o cadastro do cartão de crédito

Ao cadastrar um cartão o cadastro estará ativo. Para desativá-lo, selecione-o na grade e clique no botão 'Remover Cartão'

Confirme o procedimento. 

Pronto! o Cartão foi inativado!

Observação

  • Quando o cliente exclui um cartão, ele não é listado na grade, no entanto no painel do Cliente no Sistema MK ele é exibido como Inativo
  • Caso o clique venha a cadastrar o mesmo cartão posteriormente, o cadastra desde será reativado.
  • Quando um cartão de crédito estiver inativo ele não poderá ser associado à nenhum programação de pagamento

Realizando pagamento com Cartão de Crédito

ACESSO: Menu Pagamento → Selecione uma fatura com status 'Pedente' → Clique no botão 'Pagar com o cartão'

Selecione o cartão que deseja utilizar para realizar o pagamento e clique no botão 'Pagar'

Será aberta um tela com informações gerais sobre o cartão e pagamento da fatura

  • Bandeira do cartão

    MasterCard

    Visa

     American Express

    Elo

    Diners Club

    Discover

     JCB

    HiperCard

    Hiper

    Aura

  • Número do Cartão
  • CVV - O cliente deverá informar o código de segurança do cartão
  • Valor da fatura 
  • Valor de Desconto se houver 
  • Valor de Multa se houver 
  • Valor de Acréscimo se houver 
  • Dias de atraso caso a fatura esteja vencida
  • Valor reajustado com a aplicação dos descontos, multas e acréscimos 

Com o CVV informado clique no botão 'Pagar'

Pronto! A fatura do cliente foi liquidada.

SAC Plus

Realizando Pagamento

Para realizar pagamento com cartão no aplicativo:

  • Acesse a fatura desejado 
  • Clique no botão 'Pagar com Cartão'
  • O sistema irá abrir uma nova tela para escolha ou cadastro do cartão de credito
  • Caso já possua o(s) cartão(ões) cadastrado(s), escolha o cartão que deseja pagar o boleto e clique no botão 'Realizar Pagamento' 
  • O sistema irá solicitar ao usuário uma confirmação do pagamento, basta clicar em 'Sim' para prosseguir 
  • O sistema irá solicitar o código de segurança do cartão para confirmação do pagamento. Informe o CVV e clique no botão 'Confirmar'
  • O sistema irá exibir uma mensagem de confirmação do pagamento informando os numero de  NSU e ARP.  
  • Como a fatura foi liquidada, ele não será mais listado no aplicativo


Alguns possiveis erros que podem ocorrer no momento da efetivação do pagamento 

  • No SAC Plus poderá exibir a seguinte mensagem : Erro ao executar a transação. Contate seu provedor de acesso. (005)
    • Segue abaixo alguns possiveis motivos 
      • Cartão não autorizado 
      • Cartão Expirado 
      • Cartão Bloqueado 
      • Cartão Cancelado
      • Time Out

Cadastro de cartão de crédito

Quando ainda não há cartão de crédito cadastro 

  • Antes de realizar o pagamento o cliente terá que realizar o cadastro do cartão.
  • Para isso basta clicar no botão 'Pagar com Cartão'
    • O usuário terá que informar:
      • Nome do Titular - Assim como está no cartão
      • Número do cartão
        • Pode ser informado manualmente ou de forma digitalizada 
          • Para digitalizar basta clicar no botão 'Digitalize seu cartão'
          • Uma câmera será aberta para a realização a leitura do cartão
          • O usuãrio terá que posicionar o cartão que deseja cadastrar nos limites delimitados na camera para que a leitura seja realizada 
      • Data de Validade  - Mês/Ano (MM/AAAA)
      • Código de segurança (CVC)
      • CPF/CNPJ
      • O usuário poderá definir débito automático para o cartão que está sendo cadastrado  (Função ainda não disponível)
        • Neste caso o usuário terá que fazer o pagamento manual para primeira fatura e nas seguintes o débito será feito de forma automática; 
  • Após o cadastro do cartão, basta realizar o pagamento como descrito anteriormente

Permissão de acesso às ferramentas

A ferramentas relacionadas à funções de cartão de créditos deram por padrão permissão apenas para administradores.

Saiba mais sobre o gerenciamento de permissões de acesso à ferramentas da grade em Gerenciador de permissões de acesso à painéis e ferramentas

Vídeos sobre o assunto 

Assista os vídeos do nosso canal relacionado ao pagamento com cartão de crédito

Histórico de Alterações

DATAVERSÃODESCRIÇÃOAUTOR
27/03/20180.0Criação da documentaçãoGiane
25/03/20201.0Inclusão da funcionalidade de Recorrência de Cartão de CréditoGiane








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