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Visão Geral

O MK Agentes é responsável por gerenciar as ordens de serviços de seus técnicos e sua efetividade em trabalho de campo.

É possível gerenciar as ordens de forma rápida e dinâmica com as seguintes:



Quando um equipamento do provedor fica em posse do cliente enquanto ele possui contrato


Quando um equipamento é emprestado para um cliente até uma determinada data


É o Ponto onde ficam equipamentos de propriedade do Provedor, que pode retornar ao estoque se necessário.


  • Cada cliente terá seu Inventário.
  • No Inventário terá todos os produtos que estarão de posse do Cliente, seja ele em Comodato, em Empréstimo ou em Demonstração




Quando é realizada uma venda para o cliente, seja esta com ou sem cobrança sobre os equipamentos passados para o cliente


Quando um equipamento é colocado na casa do cliente para fins de teste, como por exemplo, o teste de uma outra tecnologia


A retirada de produtos será o registro da ação de recolher produtos em comodato, em demostração ou emprestado da casa de um cliente para serem retornados ao Provedor



Pré-requisitos 

  • Qualquer usuário do sistema MK poderá acessar o agentes com suas credenciais, no entanto apenas os técnicos receberão as Ordens de Serviços

Configuração e acesso ao MK Agentes

Ao acessar o aplicativo pela primeira vez será feita uma apresentação geral

Na ultima etapa o aplicativo solicitará a configuração do acesso ao sistema no padrão: IP:Porta/mk ou com o link http ou https

Após inserir o endereço de acesso clique no botão 'Iniciar'. Pronto, seu app está configurado e pronto para acesso. 

Tenha a atenção de configurar o acesso ao seu sistema MK corretamente para possibilitar seus técnicos logarem no app. 

Caso queira alterar a configuração, clique no ícone de configurações localizado no canto superior direito da tela

  Após tudo configurado corretamente o usuário poderá acessar o aplicativo. O login e a senha serão aos do usuário associado ao técnico em seu cadastro (Para saber mais sobre o cadastro do técnico clique em Técnicos e Colaboradores

Utilizando o MK Agentes

Agenda

Ao acessar o aplicativo disponibilizado para o cliente sua lista de pendencias organizadas em : 

Informações: 

Visualizar Ordem de Serviço 

Para acessar mais informações sobre cada Ordem de Serviço e executar ações sobre ele clique sobre o ticket  

Serão apresentadas três abas:

A ações será acessada através do botão 'Ações', estas serão explicadas a seguir 

Iniciar Deslocamento 

Quando o Técnico sair para a casa de um cliente, ele poderá registrar o seu deslocamento 

As rotas dos técnicos poderão ser visualizadas no MK 3.0 a partir no Mapa de OS localizado em Módulo Workspace → Menu OS - Mapa

Iniciar Serviço

Definir setor 

Para iniciar o serviço de um OS, primeiramente é necessário definir o setor da onde o técnico utilizará para retirar produtos, caso necessário 

Para isso, acesse o menu, clique na Área dos setores e escolha o setor desejado, como ilustrado abaixo


  • Serão exibidos como opção de setores apenas aqueles que o usuário do técnico estiver definido como responsável
    • Essa definição é feita em Configurações → Menu Estoque → Setores
  • Poderá existir restrições no uso dos setores no aplicativo
    • Esta restrição é feita em Configurações → Menu Estoque → Restrição de Setores (Mobile)
      • Para cada setor que um técnico for responsável poderá ser definido a restrição marcando a opção 'Permitir logar nesse setor pelo operador através do aplicativo'
      • Caso não tenha nenhum setor com essa permissão ativa, o operador vai conseguir inicializar suas O.S com o setor que ele estiver logado.
      • Se esta opção estiver marcada para um dos setores, o operador só vai conseguir iniciar a O.S caso ele esteja logado em um dos setores permitidos.

  • A seguinte mensagem irá ser exibida caso o técnico não tenha permissão de acesso ao setor

Iniciar Ordem de Serviço

Para iniciar o serviço de uma Ordem de Serviço:

Será exibida um tela com três abas

Ações Gerais da Ordem de serviço

Adicionar Item 

O técnico poderá registrar os itens que foram utilizados na execução da Ordem de Serviço, para isso clique em 'Opções' e depois em 'Adicionar Item' no Menu da tela dos Dados Gerais

Caso seja a primeira vez que o técnico esteja logando no setor escolhido será necessário clicar em 'Atualizar Item' ao abrir a tela dos produtos, nos próximos acessos isso não será mais necessário.

O técnico poderá procurar pelo código ou pelo nome do produto na pesquisa disponibilizada no topo da tela 

 

O técnico também poderá informar o serial do produto utilizando o leito da câmera do Smartphone, basta clicar na imagem do código de barras  

  • As designações definidas em cada produto determinará como o produto será movimentado pelo sistema no momento da finalização da Ordem de Serviço 
  • Ao finalizar a Ordem de serviço as movimentações serão feitas de forma automática 
  • O faturamento também poderá ser automático, caso haja configuração no sistema. Saiba mais sobre o faturamento automático em https://documentacao.mksolutions.com.br/x/DAEsAQ
  • Quando os itens já vier do sistema com as designações associadas, não aparecerá a opção para o técnico definir esta informação
  • Quando a Ordem de Serviço é de Provedor apenas será possível designar os itens como imobilizado ou como Serviço 
    • O ponto de imobilizado que os itens serão destinados será aquele informado na criação da OS no sistema

  

Criar conexão 

Caso não tenha nenhuma conexão associada à Ordem de Serviço, o técnico poderá criá-la através do aplicativo, mas para isso a Ordem de Serviço na qual ele estiver trabalhando deverá:

Para criar a conexão clique em 'Opções' e depois em 'Criar Conexão' no Menu da tela dos Dados Gerais

Na tela aberta informe: 

Clique em 'OK', a conexão será criada e uma mensagem de confirmação será exibida 

Registrar Fotos 

A Ordem de Serviços poderá exigir do técnico que seja feito registros de fotos do serviços realizado no cliente. 

A definição dessa exigência está no cadastro do tipo da Ordem de Serviço. Na imagem abaixo, por exemplo, exige que o técnico tire 3 fotos, caso não faça a OS não poderá ser encerrada.

Configuração → Menu Workspace → Submenu OS → Submenu Painel Tipo de OS 

Para registrar as fotos clique em 'Opções' e depois em 'Registrar Fotos' no Menu da tela dos Dados Gerais

  • Quais fotos o técnico deverá tirar caberá ao provedor definir

Assinatura Digital 

O aplicativo fornece ao técnico a possibilidade de solicitar ao cliente uma assinatura para aceitar o serviço que foi prestado 

Para isso clique em 'Opções' e depois em 'Assinatura' no Menu da tela dos Dados Gerais

O cliente então poderá utilizar uma caneta própria para telas de smartphone ou utilizar o dedo indicador para escrever sua assinatura 

Clique em 'Salvar' para efetivar o registro

Ações sobre o Inventário do Cliente

O inventário do cliente será a listagem de todos os produtos que estão em pose do cliente associado à suas designações

Na aba do inventário do cliente, além da visualização dos produtos, o técnico poderá realizar:

 Retirada de Itens

 

A efetivação da retirada se dará no momento da finalização da ordem de serviço. 

Após a efetivação da retirada no aplicativo, os itens da retirada deverão ser conciliados pelo estoquista no sistema. 

Documentar itens no inventário

A inserção dos itens diretamente no inventário não irá gerar movimentações no sistema, é feita apenas para documentação.

Ao finalizar a Ordem de Serviço, o produto irá ser efetivado no inventário do cliente como Comodato

Ações sobre a conexão da Ordem de Serviço

Atualizar endereço MAC 

O técnico poderá atualizar o MAC da conexão do cliente clicando em 'Caixa de Ferramentas' na tela dos Dados da Conexão e depois em 'Atualizar MAC'

Monitorar trafego de rede 

O Agentes possibilita ao técnico verificar o consumo de consumo de download e upload do cliente em tempo real (pode haver um delay de 15 minutos )

Para acessar esta informações clique em 'Caixa de Ferramentas' na tela dos Dados da Conexão e depois em 'Monitorar Tráfego de rede'

O aplicativo mostrará as ultimas 10 sessões de consumo

Saiba mais como configurar a obtenção destas informações em Gráfico Online das Conexões

Solicitar Gráfico 

O Agentes também possibilita ao técnico gerar gráficos sobre o consumo de download e upload do cliente

Os gráficos poderão ser gerados dentro das seguintes opções: 

O exemplo abaixo mostra p gráfico gerado para visualizar o consumo da última semana 

Para que o gráfico de consumo seja gerado é preciso que

  • O Radius esteja instalado, levantado e configurado no MK
  • Account configurado corretamente

  • Sistema ter realizado pelo menos 2 coletas

  • Usernames dos clientes existentes no servidor no MK

Saiba mais em Gráfico de Consumo de download e upload

Desconectar cliente 

Pelo Agentes 3.0 é possível realizar a desconectar o cliente, basta clicar em  'Caixa de Ferramentas' na tela dos Dados da Conexão e depois em 'Desconectar o Cliente'

O app exibirá uma mensagem de confirmação 

Atualizar coordenadas 

É possível também atualizar o registros das coordenadas da conexão, basta clicar em  'Caixa de Ferramentas' na tela dos Dados da Conexão e depois em 'Atualizar coordenada'

O app solicitará a confirmação, clique em 'SIM' 

A informação da coordenada é importante para a utilização no MK Net Maps 

Provisionar 

O Agentes 3.0 possibilita ao técnico realizar o provisionamento 

Provisionar é o ato de enviar um comando contendo scripts de configuração, onde estes scripts autorizam e configuração a ONU

Configuração 

Para que seja possível realizar o provisionamento é preciso que 

Provisionando no Agentes 3.0

Para provisionar basta clicar em  'Caixa de Ferramentas' na tela dos Dados da Conexão e depois em 'Provisionar'

Na tela de provisionamento pelo aplicativo deverá obrigatoriamente ser preenchido os campos:

 Os campos de 'Modelo' e 'Profile' podem ou não ser preenchidos dependendo da forma que provedor trabalha

A depender do Script escolhido poderá ser solicitados mais algumas informações ao usuário 

Finalizar/ Encerrar

Após realizar as operações necessárias, o técnico poderá Finalizar a Ordem de Serviço sem finalizá-la, para casos do serviço ter que ser continuado em outro momento ou encerrar de fato a OS 

Finalizar sem encerrar 

Caso o técnico precise pausar por algum motivo o serviço ele poderá encerrar a Ordem de Serviço sem finalizá-la, em  'Caixa de Ferramentas' na tela dos Dados da Conexão e depois em 'Finalizar sem encerrar'

Neste caso, a OS ainda ficará pendente para o técnico 

Encerrar Ordem de Serviço

Para a finalização da Ordem de serviços algumas verificação serão realizadas 

Após tudo devidamente preenchido a OS poderá ser finalizada, clique em  'Caixa de Ferramentas' na tela dos Dados da Conexão e depois em 'Finalizar'

O app fornecerá a opção de imprimir a Ordem de Serviço, clique em 'Sim' caso tenha um impressora portátil integrada 

Para imprimir a OS o Smartphone deverá se conectar via Bluetooth com a impressora 

  • Quando a Ordem de Serviço for finalizada serão feitas todas as movimentações para cada designação de cada produto automaticamente
    • Exemplo: Temos os seguintes itens na OS:

      PRODUTO 01

      PRODUTO 02

      PRODUTO 03

      • Produto: Produto X
      • Setor: Setor Geral
      • Valor Total: R$ 100,00
      • Designação: Venda
      • Quantidade: 2
      • Produto: Produto X
      • Setor: Setor Carro 01
      • Valor Total: R$ 50,00
      • Designação: Venda
      • Quantidade: 1
      • Produto: Produto Y
      • Setor: Setor Carro 01
      • Valor Total: R$ 50,00
      • Designação: Comodato
      • Quantidade: 1

      Ao Finalizar a OS o sistema criará duas movimentações de Venda para o mesmo produto e uma movimentação de Comodato

      • Uma movimentação de venda para o Produto X com saída de 2 itens do Setor Geral em um valor de R$100,00,

      • Outra movimentação de venda para o Produto X com saída de 1 item do Setor Carro 01 em um valor de R$ 50,00 e
      • Outra movimentação de comodato para o Produto Y com saída de 1 item do Setor Carro 01 
  • Cada equipamento designado poderá ser visto no inventário do cliente na Home - Estoque
    • Os IDS associados ficarão indisponíveis e associados aos clientes 

Utilitários 

Funcionamento offline

.No Agentes 3.0 o técnico poderá realizar algumas ações no modo offline, neste caso, assim que entrar em uma zona Wi-fi ou possuir Dados moveis as atividades serão enviadas para o sistema 

As seguintes ações poderão ser realizadas 

Destas ações apenas a sincronização da foto não será feita de forma automático ao entrar em uma zona com internet 

No aplicativo irá aparecer uma indicação de que há fotos pendentes de sincronização na parte inferior direito da tela como na imagem abaixo  

Notificação de Parada 

Quando uma Notificação de Parada é registrada no sistema, todos os técnicos serão notificados sobre tal Parada 

Além da notificação, o técnico poderá acessar as notificações pelo menu 'Notificação de Parada'

Reimpressão de Ordem de Serviço

Ordens de serviços impressos pelo Técnicos poderão ser reimpressos, basta acessar o Menu e clicar em 'Reimpressão de OS'

Clique sobre a OS que deseja reimprimir e confirme. 

Lembrando que o Smartphone precisará está conectado via Bluetooth com a impressora térmica