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Visão Geral 

Nas LEADs do CRM, na fase de efetivação, o vendedor poderá adicionar produtos do estoque para complementar sua venda. 

Ou seja, no contrato dos serviços vendidos, o operador também poderá vender, de forma conjunta, produtos do estoque.   

Os produtos adicionados em uma LEAD poderão ser classificados de duas formas

  • PRODUTO DO PACOTE - São produtos que irão para a casa do cliente junto à ativação. Estes produtos poderão ser cobrados ou não a depender de como estiverem configurados
    • Estes produtos poderão ser:
      • Puxados do Plano escolhido para a LEAD (Configurações → Menu CRM → Submenu CRM - Configurações → Painel de Produtos)
      • Adicionados de forma manual na própria LEAD. Esta forma será explicada nas próximas seções desta documentação. 
  • PRODUTO ADICIONAL - São produtos adicionados à LEAD e que serão considerados extra pacote. Estes sempre serão cobrados

Pré-Requisitos 

Para permitir a utilização, basta marcar o checkbox no cadastro do produto ou no cadastro de serviço

Na tela de cadastro dos produtos na lead, o operador deverá informar: 

Configuração de excedente 

No cadastro do produto há também uma sessão para a configurar o comportamento do sistema caso a quantidade do produto exceda a quantidade do pacote. O operador deverá informar então 

Exemplo: Na imagem abaixo será permitido a inclusão de 2 itens de um produto como Comodato e, caso exceda essa quantidade, para cada item a mais será considerado como Venda e será cobrado um valor de R$ 100,00  

Definindo os produtos do estoque na LEAD 

Após a finalização da LEAD, na fase de Efetivação, será disponibilizada a ferramenta indicada na imagem abaixo 

Ao clicar sobre esta ferramenta será aberta uma tela para o cadastro dos produtos 

Perceba que na imagem abaixo alguns produtos já se encontram adicionados na grade, estes produtos foram 'puxados' do Plano associado à LEAD 

Observe também que estes produtos 'puxados' do plano estão definidos com o tipo 'Pacote' e que os valores de cobrança estão zerados.

Caso o Plano associado a LEAD não possua produtos de estoque em seu cadastro, nada será puxado para a LEAD

Além dessa associação de produtos de forma automática a partir do Plano, o operador poderá cadastrar outros produtos de forma manual. Para isso haverá dois tipos de cadastro:

Inserir produtos do Pacote 

Clique no botão 'Adicionar produtos que fazem parte do pacote. (sem cobrança)' para abrir o cadastro

O usuário deverá informar: 

Clique no botão 'Finalizar' para adicionar o produto. 

Verifique na imagem abaixo que o produto adicionado está definido com o tipo 'Pacote' e que os valores de cobrança estão zerados.

Inserir produtos Adicionais 

Clique no botão 'Adicionar produtos que não fazem parte do pacote e podem ser cobrados adicionalmente' para abrir o cadastro

O usuário deverá informar: 

Clique no botão 'Finalizar' para cadastrar o produto/serviço na LEAD 

Verifique na imagem abaixo que o produto/serviço adicionado está definido com o tipo 'Adicional' e que os valores de cobrança estão de acordo com o informado

  • O plano de contas definido para um produto será definido para todos os outros cadastrados para a LEAD em questão

Repita estas operações para cada produto que deseja adicionar 

  • O sistema não irá permitir cadastrar novos produtos caso já exista Contrato associado a LEAD
  • O sistema não irá permitir cadastrar novos produtos caso já exista Ordem de Serviço com os itens da LEADs carregados.

Consideração dos excedentes 

Para a explicação vamos partir de um exemplo, considerando a configuração da imagem abaixo de um produto no plano do CRM

Aplicando o excedente na LEAD

Considerando a configuração da imagem exemplo, ao adicionar o Produto X como um Venda na LEAD, o valor a ser considerado será o valor configurado para o excedente 

Aplicando o excedente na Ordem de Serviço

Ao criar uma Ordem de Serviço carregando os itens da LEAD e considerando a configuração da imagem exemplo, ao adicionar o Produto X como um Venda na LEAD, o valor a ser considerado será o valor configurado para o excedente 

No APP Agentes, caso o técnico carregue os itens da Ordem de Serviço e adicione, como no exemplo, o Produto X como venda, ao finalizar a O.S., o sistema irá considerar o calor do excedente configurado

Criando o contrato CRM contendo parcelas de produtos adicionais para serem geradas 

Após cadastrar os produtos, o operador poderá então criar o contrato da LEAD. Clique na ferramenta de contratos da LEAD

No assistente de criação do contrato clique no botão 'Criar Contrato' localizado na parte inferior direita da tela



  • Valor dos Produtos adicionais - Será o valor total da soma dos subtotais de cada produto adicionado na LEAD
  • Numero de parcelas dos Produtos adicionais - Obedecerá a mesma regra definida para as parcelas de adesão

No final da criação do contrato, o sistema listará as parcelas de adesão, de contrato e as parcelas dos produtos adicionais que foram geradas. 

  • Após da criação do contrato que gerou parcelas de produtos, os próximos contratos que serão criados não irão considerar os produtos adicionais da LEAD