Índice

Pré-Requisito 

Configuração 

Iremos utilizar o Modelo GPS-TK103A/B de rastreador para realizar as exemplificações de configuração, mas o provedor poderá utilizar outros modelos de rastreador, bastar seguir as orientações do manual do aparelho;   

Modos de funcionamento.

Existem dois modos de envio da posição do rastreador: Modo SMS e Modo GPRS.

MODO Comando Resposta Exemplo
SMS SMS+SENHASMS OKSMS123456
GPRS GPRS+SENHAGPRS OKGPRS123456

INICIALIZAÇÃO 

Todos os comandos devem ser enviados de um aparelho celular por SMS. O rastreador enviará uma mensagem de resposta a maioria dos comandos. Aguarde a resposta. Caso não receba envie o comando novamente e verifique se está enviado no formato correto.

Se necessário desabilite o corretor ortográfico do celular para digitar os comandos.
Se houver números autorizados no rastreador somente estes poderão operar o aparelho.
Todos os comandos devem ser enviados de acordo com o padrão apresentado incluindo os espaços em branco.

A senha de acesso padrão do aparelho é 123456. Recomendamos que esta senha não seja alterada, pois se você perder a senha o aparelho poderá ficar inutilizado.

Neste manual adotaremos a seguinte sintaxe para os comandos:

COMANDO+SENHA+ESPAÇO+OPÇÕES

 O sinal de “+” não deve ser colocado na mensagem de texto (SMS). Onde houver a palavra “ESPAÇO” deverá ser colocado um espaço em branco na mensagem de texto. A palavra “OPÇÕES” deverá ser substituída pelas opções adequadas ao comando.

A senha deve ser substituída pela senha do aparelho. A senha padrão é 123456.

Siga rigorosamente a formatação das mensagem, inclusive em relação a capitalização (CAIXA ALTA) das letras. Alguns comandos não serão executados se estiverem com letras maiúsculas ou minúsculas indevidamente. Em todos os exemplos utilizamos a forma correta (caixa alta ou baixa) dos comandos.

Configurações básicas

Enviar SMS "begin + senha" para a unidade, ele irá responder "begin ok" e inicializar todas as configurações para as configurações padrão de fábrica (senha padrão: 123456).

Por exemplo: enviar SMS "begin123456", ele irá responder "begin ok". (Sem aspas "" e em letras minúsculas para o envio de todos os SMS)

Alterar senha

Enviar SMS "password + senha padrão + espaço + nova senha" para a unidade se desejar alterar a senha (seis dígitos numéricos)

Por exemplo: enviar SMS "password123456 + espaço + 999999" para a unidade. Se bem-sucedida, "password ok" responderá ao seu telefone celular a partir do rastreador dispositivo.

Certifique-se de manter a nova senha em mente, você terá que resetar o dispositivo para restaurar a configuração original no caso de perder a nova senha (em alguns casos poderá até danificar os updates de software).


 Certifique-se que a nova senha possua 6 dígitos, ou então o rastreador não irá reconhecer a senha

AUTORIZAÇÃO

Números de telefone deverão ser cadastrados para a autorização de acesso ao rastreador antes de utilizar suas funções. 

O rastreador aceita a inclusão de até 5 números autorizados, no máximo. Um como Master e os quatro números adicionais não poderão efetuar os comandos "begin", "admin", "noadmin" nem a troca da senha ("password")

Se não há nenhum número autorizado gravado, ligue para o número do rastreador 10 vezes do primeiro telefone celular adicionado com sucesso e o dispositivo fará desse telefone celular como o número autorizado automaticamente; Você deverá receber um SMS com a mensagem "add master ok".

  • Se ao ligar para o seu rastreador do telefone administrador, ele não desligar automaticamente após a segunda ou terceira chamada e,em seguida, enviar um link com as coordenadas de localização, verifique com sua operadora se o chip do dispositivo não está habilitado com a função "CAIXA POSTAL". Isso deixará seu rastreador limitado a enviar comandos por SMS.

Autorização

Enviar SMS "admin + senha + espaço + número do telefone celular" para configurar um número autorizado (os outros números autorizados devem ser definidos pelo primeiro celular autorizado); Está mensagem irá gravar o número (DDD)NNNN-NNNN no aparelho como autorizado e retornará um SMS “admin OK” se o comando for bem sucedido

Exemplo: Enviar SMS "admin123456 01199889988".

  • Sempre coloque o código de área, com zero na frete, no número a ser gravado.
  • Se houver algum número autorizado no aparelho, o comando só responderá se for originado de um desses números autorizados.
  • Somente os números autorizados recebem as mensagens de alerta e alarmes.

Excluir autorização

Enviar SMS "noadmin + senha + espaço + número autorizado" para apagar o número autorizado.

Se você deseja controlar o rastreador quando este entrar em outro país, você deve adicionar o código do país antes do número do telefone celular, por exemplo, enviar SMS "admin123456 0551199889988" para o dispositivo. (01199889988 será configurado como o número autorizado (55 é o código do Brasil).)

LOCALIZAÇÃO 

Se não existir um número cadastrado como autorizado, o rastreador responderá todas as chamadas com um relatório de localização; 

Se existir números cadastrados, qualquer número autorizado poderá ligar para o dispositivo rastreador e ele irá responder um SMS incluindo a posição de latitude e longitude. E se um número não autorizado tentar comunicar-se com o rastreador, o dispositivo não irá responder SMS incluindo o posicionamento de latitude e longitude ("admin fail" ou "ERR").

Discando para o número do dispositivo rastreador de qualquer número autorizado, ele irá chamar duas ou três vezes, a ligação cai e em cerca de 5 a 20 segundos deverá responder com SMS contendo:

Rastreando Auto continuamente

Rastrear com tempos limitados com intervalos de tempo definidos pelo usuário:

Enviar SMS comando "fix+TEMPO+UNIDADE+QUANTIDADE+n+SENHA"

Exemplos:

  • O intervalo de tempo não pode ser menor que 20 segundos. 
  • Se o Rastreador estiver no modo SMS as mensagens serão enviadas para o celular cadastrado, se estiver no modo GPRS as mensagens serão enviadas para o servidor web.

Rastreamento inteligente de tempo e intervalo de distância 

defina "Rastreamento com ilimitadas vezes em cima do intervalo de tempo" antes dessa função

Enviar SMS "distance + senha + espaço + 0000" (distância + senha + espaço + distância em metros) e rastreador responderá "Distance ok" e, em seguida o rastreador irá localizar-se tanto o tempo pré-estabelecido e distância.

Exemplo: Enviar "distance123456 0050", isso significa que a distância é de 50 metros; o número em metros deve ter 4 dígitos (até 9999 metros)

Cancelar

Enviar SMS "nofix + senha" para o dispositivo rastreador para cancelar a "rastreio auto".

Configurações GPRS(internet)

O MK Solutions receberá as informações via Servidor Web. Para o rastreador enviar a posição para um servidor na internet é necessário configurar o APN (Access Point Network), IP e a Porta.

O rastreador envia a posição para o servidor e ao acessar o servidor, com um login específico, você visualiza no mapa a posição do veículo.

Configuração do APN(Access Point Network).

Envie as duas mensagens de acordo com a operadora do Chip SIM instalado no aparelho.

Caso não receba a resposta reenvie o comando.

Caso receba alguma resposta diferente das citadas acima verifique se enviou a mensagem no formato correto:

Comando 1: APN+SENHA+ESPAÇO+NOME_APN
Comando 2: up+SENHA+ESPAÇO+USER+PASSWORD

Consulte sua operadora para saber qual o APN correto.

Para configurar o IP e a Porta do servidor envie o comando:

adminip+SENHA+ESPAÇO+ENDEREÇO_IP+ESPAÇO+PORTA

O rastreador responderá, em caso de sucesso, adminip OK.

Por exemplo, se o servidor utiliza o IP 192.168.0.1 e a Porta 20540. A mensagem a ser enviada será:

adminip123456 192.168.0.1 20540

Após Configurar o IP e a Porta altere para o modo GPRS (GPRS123456) e configure o aparelho para enviar a posição a cada 20 segundos ou o tempo que considerar melhor. (fix020s***n123456).

Monitoramento automático

Quando o veículo parar por mais de 10 minutos o rastreador irá parar de enviar a posição para o servidor. Se o veículo começar a se mover ou algum alarme for disparado ele voltará a se conectar com o servidor e enviar a posição.

O comando para está função é

less+ESPAÇO+gprs+SENHA+ESPAÇO+ON/OFF

Para ativar está função envie o seguinte comando: less gprs123456 on

Para desativar envie: less gprs123456 off

ALARMES 

Alerta de velocidade

Quando o veículo ultrapassar a velocidade definida o rastreador enviará de 3 em 3 minutos uma mensagem speed+velocidade+laitude/longitude para os números autorizados.

Para ativar envie o seguinte comando

speed+SENHA+ESPAÇO+VELOCIDADE

Exemplo: speed123456 080

Esta mensagem irá configurar o alarme de velocidade em 80KM/h. Use sempre 3 algarismos para velocidade e sempre utilize valores acima de 30KM/h.

Para cancelar o alarme de velocidade envie nospeed123456

Configuração de hora local

Para receber os SMS com a hora correta você precisa configurar o fuso horário.

Envie o seguinte comando
time+espaço+zone+senha+espaço+fuso horário.

Exemplo: time zone123456 -3

Este SMS irá configurar o aparelho para o fuso horário -3 GMT (horário de brasilia) e retornará time OK.

CUIDADOS 

  • Mantenha o rastreador seco, longe de umidade. A umidade ou o contato com líquidos pode danificar o aparelho.
  • Não use ou guarde o aparelho em lugares empoeirados.
  • Não coloque a unidade em lugares muito quentes ou muito frio. Isso pode danificar o aparelho.
  • Toda instalação elétrica deve ser feita por profissional habilitado. A ligação incorreta dos fios, principalmente do rele de corte de combustível/corrente, pode danificar o aparelho ou o seu veículo.

FALHAS COMUNS

Equipamento não Liga

1) Verifique a instalação elétrica.

2) Verifique se há corrente no chicote e se os fios foram ligados corretamente.

Falha ao Chamar

1) Verifique a antena GSM.

2) Verifique se o CHIP de celular está instalado corretamente e funcionando.

3) Verifique se a voltagem está normal

Posição somente com números zeros

1) Verifique se a antena GPS está instalada corretamente.

2) Verifique se o veículo não está em um local fechado sem sinal GPS. Aguarde alguns minutos e tente novamente.

Não envia a posição para o celular ou servidor. Não envia nenhuma Mensagem.

1) Verifique se o SIM CARD possui créditos ativos.

2) Verifique se está utilizando um número autorizado.

3) Envie o comando check123456 e veja o status.

4) Verifique a configuração do seu servidor.

Comandos básicos para configuração

ComandoRespostaOBS
begin123456Begin OK

Reinicializa as configurações de fábrica

admin123456 NUM_PHONEAdmin OK

Define o número NUM_PHONE como autorizado.

APN123456 APNAPN OK

Configura o APN para operadora TIM. Se for usar outra operadora verifique a tabela de operadoras para usar o APN correto.

up123456 APN_USER APN_SENHA

User, password OK

Configura o usuário e senha do APN da operadora.

adminip123456 IP PORTAAdmin IP OK

Configura o IP e a porta do servidor.

GPRS123456GPRS OK

Coloca no modo GPRS. Asposições será enviadas para o servidor configurado

SMS123456SMS OKAtiva o modo SMS (mensagem de texto)
less gprs123456 onLess gprs on okHabilita a opção de monitorar automaticamente quando o veiculo é ligado e fica em standy by quando é desligado.
fix020s***n123456

Envia a posição de 20 em 20 segundos para o servidor web


FONTEhttps://cdn.awsli.com.br/29/29918/arquivos/Manual-TK103.pdf

Aparelhos Suportados 

Acessem o link a seguir para verificar se o seu aparelho está incluído em nossa integração : https://www.traccar.org/devices/