Índice

Visão geral

O Painel de Pessoas e Empresas irá apresentar todos os cadastros de pessoas físicas e jurídicas realizadas no sistema.

O operador poderá visualizar os cadastros nas seguintes visões: 


Últimos 1000 novos cadastros ativos


Pessoas - ATIVOS


Pessoas - INATIVAS




Pessoas - BLACKLIST


Dados Sintéticos


Busca avançada



E terão as seguintes ferramentas para auxiliá-lo na manutenção dos cadastros:


Incluir nova pessoa ou empresa


Editar cadastro


Ferramenta para definição de empresa do cliente


Validação da lista de emails dos clientes selecionados


Banco de imagens




Pré-Requisito 

Saiba mais sobre o cadastro de endereço em Cadastro Endereço

Conhecendo o painel de Pessoas ou Empresas

ACESSO: Módulo Workspace → Menu Pessoas ou Empresas

Últimos 1000 novos cadastros ativos

Ao acessar o painel serão listados os últimos 1000 cadastros realizados.

Para cada cadastro teremos as seguintes informações na grade: 

Ferramentas disponíveis neste painel : 

O funcionamento de cada ferramenta será explicado na seção "Ferramentas" dessa documentação. 

Pessoas - ATIVOS

O painel de Pessoa ou Empresas Ativos abrirá em 'modo pesquisa', ou seja, os itens serão exibidos apenas quando pesquisados. 

O operador poderá buscar os cadastros pelos filtros, localizados em cada coluna.

 Ou poderá listar todas as Pessoa ou Empresas Ativos, clicando no ícone indicado no círculo vermelho, no canto inferior esquerdo, conforme demostrado na imagem abaixo.

Para cada cadastro teremos as seguintes informações na grade: 

Ferramentas disponíveis neste painel : 

O funcionamento de cada ferramenta será explicado na seção "Ferramentas" dessa documentação. 

Pessoas - INATIVAS

Já na terceira moeda são listados todos os cadastros inativos, ou seja aqueles clientes que já foram cancelados ou são fornecedores inativos. 

Este painel também entrará em modo pesquisa, assim como explicado no Painel de pessoa Ativas ou poderá listar todas as Pessoa Inativas, clicando no círculo vermelho, no canto inferior esquerdo.

Para cada cadastro teremos as seguintes informações na grade: 

Ferramentas disponíveis neste painel : 

O funcionamento de cada ferramenta será explicado na seção "Ferramentas" dessa documentação.

Pessoas - BLACKLIST

Neste painel serão listados os cadastros que possuírem algum endereços adicionado na Blacklist. 

Os endereços são adicionados nesta lista na Inviabilização de LEADS com motivo 'Blacklist' no CRM - Saiba mais em Inviabilização de LEAD

Para visualizar o(s) endereço(s) em blacklist do cliente, selecione-o no painel e clique no botão 'Visualizar endereços'

O operador poderá Editar ou Remover o endereço da Blacklist. 

Editar endereço da blacklist

Selecione o endereço e clique no botão 'Editar'

O operador poderá editar os dados de:

Marque o check 'Tem certeza que deseja gravar este registro?' para dar ciência ao procedimento e clique no botão 'Finalizar'

Não será possível cadastrar mais de um endereço com os mesmo dados.

Remover endereço da blacklist

Para remover o endereço da blacklist selecione um ou mais endereços na grade e clique no botão 'Excluir' 

Basta confirmar a operação para efetivar a remoção; 

Relatório sintético

Na quarta moeda pode ser visualizado os números de cadastros de forma sintética. Ao abrir o painel, por padrão, irá listar o número de cadastros por cidade e competência.

Para mudar os parâmetros das linhas e colunas, clique em Configurar e escolha os campos que serão apresentados. Basta arrastar os campos para dentro das categorias.

Pesquisa avançada

Para localizar um cadastro independente de seu status (ativo ou inativo) ou ainda, para listar os cadastros de acordo com um filtro estabelecido, utilize a pesquisa avançada. 

Na pesquisa avançada é possível realizar os seguintes filtros:

Ferramentas 

Incluir um novo Cadastro de Pessoa ou Empresa

Para incluir um novo cadastro clique no botão '+' e informe os dados a seguir.

Após preencher os dados clique botão destacado abaixo para seguir à próxima etapa.

  1. O provedor poderá configurar de quer "Proibir a duplicação de CPF ou CNPJ", neste caso o sistema irá bloquear o cadastro de Pessoas ou Empresas com CPF ou CNPJ já registrado no banco de dados.

    Para configurar esta proibição acesse Configurações →  Menu Cadastro Provedor → Submenu Provedor → Aba Configurações

                

                Marque o check "Proibir a duplicação de CPF ou CNPJ" e Salve a alteração. 

                Com a proibição definida o sistema irá comportar da seguinte forma: 

    • Não irá permitir inserir novos cadastro de pessoas ou empresas caso já exista o CPF ou CNPJ no banco de dados  
    • No sistema já pode ter registros de cadastros com CPF ou CNPJ duplicados, Na alteração de um destes cadastros: 
      • Caso o CPF seja igual ao CPF que já estava cadastrado, o sistema irá permitir efetivar as alterações 
      • Caso o CPF seja diferente do que já estava cadastrado, o sistema irá verificar se o novo CPF do cadastro já existe no banco de dados:
        • Se existir não irá permitir efetivar a alteração
        • Se não existir, irá permitir efetivar as alterações 

              Com a proibição NÃO definida o sistema irá comportar da seguinte forma:

    • O sistema não irá realizar verificações e irá permitir o cadastro de CPF e CNPJ duplicados O provedor 
  2. O provedor poderá configurar também a obrigatoriedade de alguns dados em Configurações → Menu Workspace → Submenu Workspace - Configuração → Aba Pessoas 

Na próxima etapa serão informados os meios de contato com a pessoa ou empresa:


Clique no botão finalizar para adicionar o contato adicional no cadastro de pessoas

Seguindo para a próxima etapa do cadastro, informaremos o endereço principal e o de cobrança. Para preencher o endereço você poderá digitar o CEP e pressionar a tecla enter para que a busca por CEP seja realizada de forma automática e preencher os demais dados. Caso o endereço de cobrança seja o mesmo que o endereço principal, basta assinalar a opção "Endereço de cobrança igual ao endereço". 

Também é possível incluir endereços adicionais clicando no botão "Endereços adicionais".

Clique no botão "Adicionar Endereços adicionais" para incluir um novo endereço

O operador deverá informar: 

Clique no botão 'Finalizar' para efetivar o cadastro do endereço adicional 

Dentro dos endereços adicionais, você pode editar um endereço adicional já incluso, clicando no. Também, pode optar por excluir este endereço adicional, marcando a caixa 'Você deseja excluir este registro?'.

Ao finalizar, clique em, para prosseguir .

Na próxima etapa do cadastro, serão informados os dados de acesso à central do assinante e permissão à aplicativos integrados:

Utilize um padrão no usuário e senha do SAC, como por exemplo, o CPF/CNPJ do cliente para usuário e senha pode ser enviado no e-mail de Boas Vindas do cliente.

Saiba mais sobre o e-mail de Boas Vindas em Criando o contrato.

Na etapa seguinte, pode ser incluída informações adicionais ao cadastro e dados fiscais deste cliente:

Pronto! Agora é só clicar no botãoe confirmar a inserção do novo cadastro.

Realize o cadastro da forma mais completa possível, pois estes dados poderão ser importantes futuramente.

Editar um cadastro de Pessoa ou Empresa

Para editar as informações de um cadastro, localize o cadastro e clique no botão  , então serão exibidas as informações do cadastro e poderá realizar as alterações necessárias.

As informações do cadastro são divididas em quatro abas

Depois de alterar o que você precisa, clique no botão "Salvar" na barra de ferramentas, conforme destaque na imagem abaixo.

Quando há mensagem ao cliente no campo 'Mensagem ao cliente', o operador será notificado ao abrir a tela de edição de pessoas 

Inativar um cadastro de Pessoa ou Empresa

Para inativar um cadastro de pessoa ou empresa, localize e clique no cadastro, para selecionar. Clique no botão , então será solicitado que seja informado a data de inativação e o motivo.

Saiba mais sobre o cadastro do motivo de inatividade em Motivo de Inatividade

No campo detalhes do motivo, poderá ser descrito detalhes sobre a inativação do cliente.

Para concluir marque o check "Tem certeza que deseja desativar este cadastro de cliente agora?" e pressione o botão  

Pronto! Neste momento o cadastro irá para a aba de cadastros inativos.

Ferramenta para definição da empresa do cliente

Em caso de utilização do módulo Multiempresa, esta ferramenta permite que o cliente seja transferido de uma empresa para outra, seguindo os requisitos disponíveis em Transferir cliente de empresa.

Validação da lista de e-mails dos clientes selecionados

Ferramenta utilizada para validar os e-mails cadastrados junto ao cliente, saiba mais sobre esta ferramenta em Validação de e-mails.

Banco de imagens

Neste local é possível vincular imagens a este cadastro para futuras consultas. Para incluir uma nova imagem basta clicar no botão destacado a seguir.

Ativar um cadastro inativo

Para ativar um cadastro que esta inativo, localize o cadastro na aba de Cadastros inativos e clique no botão  e confirme a operação.

Histórico de Alterações

DATAVERSÃODESCRIÇÃOAUTOR
15/02/20200.0Criação da documentaçãoTamires
27/03/20200.1Inclusão do painel de BlacklistGiane
03/07/20200.2

Nova opção na Buscar Avançada pra Revenda

Novo campo para mensagem ao cliente e Notificação caso exista esta mensagem

Giane