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Visão Geral

No painel do cliente é onde encontramos todos os dados financeiros do cliente, ou seja, é o local onde se encontra o(s) contrato(s), faturas, contas, notas fiscais, registros de e-mails e SMS enviados ao cliente.

Também poderá ser realizado alterações de faturas e contratos, impressão de boletos, geração de nota fiscal etc. 

Pré-Requisito

Conhecendo o Painel do Cliente 

Ao acessar o Módulo Financeiro → Menu Painel do cliente, primeiramente irá abrir a tela do cadastro do cliente para que você possa localizar o cliente desejado

Neste primeiro momento termos painéis disponíveis para realizar a localização do cliente


Últimos 1000 novos cadastros ativos


Cliente Ativos


Clientes Inativos




Informações Sintéticas


Pesquisa Avançada




Últimos 1000 novos cadastros ativos

Ao acessar o painel serão listados os últimos 1000 cadastros realizados

Para cada cadastro teremos as seguintes informações na grade: 

Localize o Cliente desejado na grade, através dos filtros presente nas colunas, e clique duas vezes sobre ele. O sistema irá abrir um novo painel onde poderá ser feito o gerenciamento financeiro do clientes. 

Este painel será explicado na seções a seguir. 

Cadastros Ativos / Cadastros Inativos 

Estes dois painéis abrirão em 'modo pesquisa', ou seja, os itens serão exibidos apenas quando pesquisados. 

O operador poderá buscar os cadastros pelos filtros, localizados em cada coluna.





Ou poderá listar todos os cadastros, clicando no ícone indicado no círculo vermelho, no canto inferior esquerdo, conforme demostrado nas imagens abaixo.





Para cada cadastro teremos as seguintes informações na grade: 

Localize o Cliente desejado na grade, através dos filtros presente nas colunas, e clique duas vezes sobre ele. O sistema irá abrir um novo painel onde poderá ser feito o gerenciamento financeiro do clientes. 

Este painel será explicado na seções a seguir. 

Nos painéis "Últimos 1000 novos cadastro", "Cadastros Ativos" e "Cadastros Inativos" é possível consultar o cadastro da pessoas ou empresa selecionando-o na grade e em seguida clicando no botão "Editar"

Informações Sintéticas

Neste painel pode ser visualizado os números de cadastros de forma sintética.

Para mudar os parâmetros das linhas e colunas, clique em Configurar e escolha os campos que serão apresentados. Basta arrastar os campos para dentro das categorias.


Pesquisa Avançada

Os cliente ou empresas poderão ser localizados através da Pesquisa Avançada

Os seguintes filtros são disponibilizados para a pesquisa: 

Clique no botão 'Finalizar' para realizar a pesquisa. O resultado será apresentado no painel. 

Localize o Cliente desejado na grade, através dos filtros presente nas colunas, e clique duas vezes sobre ele. O sistema irá abrir um novo painel onde poderá ser feito o gerenciamento financeiro do clientes. 

Este painel será explicado na seções a seguir. 

Conhecendo os painéis de gerenciamento financeiro dos clientes 

Após localizar o cliente como explicado nas seções anteriores, teremos a disponibilização dos seguintes painéis


Contratos


Faturas a Receber


Faturas a Pagar




Contas a Receber não faturadas


Contas a pagar


Faturas que foram excluídas




Contas a Receber Liquidadas


Contas a Pagar Liquidadas


Documentos Fiscais Gerados




Documentos Fiscais Pendentes


SMS, e-mail e Mensagens Enviadas


Negativas de Débitos




Faturas programadas para recorrência automática


Cartões de créditos cadastrados




Contratos

Nesse painel estarão todos os contratos que foram gerados para o cliente em questão. Nessa mesma tela irá listar tanto os contratos ativos, quanto suspensos e cancelados. 

No painel de contratos temos as seguintes ferramentas disponibilizadas: 


Cadastrar novo contrato


Editar contrato


Cancelar contrato




Suspender Contrato


Cancelar Suspensão de Contrato


Ativar contrato aguardando ativação




Remover instrução de aguardando ativação


Solicitar cancelamento do contrato


Banco de Imagens




Gerenciar agrupamentos


Anexar arquivos


Acessar ajuda


Novo Contrato

Saiba mais sobre o cadastro de um novo contrato em Cadastro Novo Contrato 

Alterar Contrato

No painel de contratos, selecione o contrato na grade e em seguida no botão de 'Editar'

Ao abrir a  alteração de contrato será exibido os dados gerais do contrato junto com as seguintes ferramentas de alteração: 


Trocar Regra de Vencimento


Trocar Profile de Pagamento


Trocar Plano de Acesso


Alterações Gerais


Ainda na tela de Alteração de informações de contrato temos uma aba com a listagem das contas associadas ao contrato 

As seguintes ferramentas de alteração das contas são disponibilizadas:


Imprimir boleto


Suspender contas


Alterar contas




Remover Contas


Inserir nova conta


Renovar parcelas manualmente


Ferramentas de alteração de contrato

Troca de vencimento

Saiba mais sobre a troca de vencimento em Troca de Vencimento 

Troca de Profile de Pagamento

Saiba mais sobre a troca de profile em Troca de Profile 

Troca de Plano de Acesso

Saiba mais sobre troca de plano de acesso em Troca de Plano de Acesso  

Alterações Gerais

Saiba mais sobre as alterações gerais em Alteração de Dados Gerais do Contrato

Contas associadas ao contrato

Saiba mais sobre cada ferramenta de alteração das contas do contrato:

Ao realizar as alterações necessárias e efetivar a alteração automaticamente será removido as faturas antigas e será criado uma nova fatura. Portanto, caso você já tenha entregue o boleto para o seu cliente, será necessário realizar o envio novamente, pois após a remoção e inserção de uma nova fatura será gerado também um novo nosso número para o boleto.

Cancelar Contrato

Saiba mais sobre cancelamento de contrato em Cancelar Contrato

Suspender / Remover Suspensão do Contrato

Saiba mais sobre Suspensão e Cancelamento de Suspensão de contrato em Suspender / Remover Suspensão de Contrato

Ativar contrato gerando suas parcelas / Remover instrução de aguarda ativação

Saiba mais em Ativar Contrato / Remover Instrução de Aguardando Ativação

Anexos

Saiba mais em Anexar Documentos no Contrato

Solicitação de Cancelamento de Contrato

Essa opção será utilizado em casos que o cliente solicitar o cancelamento do contrato. Com essa ferramenta, o contrato será enviado para o gerenciador de cancelamento para que antes de efetivar de fato o cancelamento do contrato,  o operador responsável possa realizar a tratativa com o cliente e tentar reverter a situação. Ou então, realizar o cancelamento de fato.

Veja mais sobre o gerenciador de cancelamento em Gerenciamento de Cancelamentos.

Banco de Imagens

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do cliente' → clique duplo no cliente →  Painel 'Contratos' → ferramenta 'Banco de Imagens'.

Constará todas as imagens que foram anexadas para esse cliente (vindas do MK 2.0)

Gerenciar agrupamento de contratos

Saiba mais em Gerenciar agrupamento de contratos

Ajuda sobre o painel

ACESSO: Módulo Financeiro → menu Painel do cliente → clique duplo no cliente →  Painel 'Contratos' → ferramenta "Clique para acessar a ajuda sobre ações desse painel".

Através dessa opção você será redirecionado para o tutorial desse painel e para demais tutoriais do sistema.

Faturas a Receber

ACESSO: Módulo Financeiro → menu Painel do Cliente → clique duplo no cliente → ferramenta 'Faturas a Receber'.

Em faturas a receber será listado todas as faturas que foram geradas para os clientes, seja a fatura contratual ou manual. Vejamos abaixo todas as funcionalidades que podem ser realizadas através desse painel:


Editar fatura


Cancelar fatura


Suspender fatura




Banco de Imagens


Enviar Boleto Individual


Imprimir Fatura




Adicionar Fatura no SPC


Registrar comentário


Imprimir recibo de liquidação




Liquidação avulsa de faturas


Estornar Liquidação


Incluir cobrança adicional as faturas selecionadas


Enviar fatura ou nota fiscal ao cliente

Saiba mais em Envio de notas e boletos por e-mail em Multi-empresa

Remover Fatura

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente →  painel 'Faturas a Receber' → ferramenta 'Remover Fatura'.

Para realizar a remoção de uma fatura basta selecionar a fatura que deseja remover e clicar na ferramenta 'Remover Fatura'. A remoção pode ser realizada tanto individual ou em massa.

  • A remoção da fatura não removerá também a conta, por isso sempre após a remoção da fatura é necessário que realize também a remoção da conta ( painel 'contas não faturadas'), veja como remover contas não faturada nas seções a seguir . Caso não seja realizada a remoção da conta, o cliente poderá ser bloqueado, caso trabalhe com a regra de bloqueio considerando 'apenas débitos do contrato'.
  • Algumas Faturas não terão autorização para serem removidas, o sistema irá exibir as seguintes descrições nas faturas não autorizadas:
    • A Conta X ainda não foi faturada

    • A Fatura X já está liquidada

    • A fatura X está com status de excluída

    • A fatura X está com remessa transmitida

    • A fatura X já possui documentos fiscais gerados.

    • Fatura aguarda conciliação na profile

    • Fatura com programação suspensa na profile

    • Fatura já conciliada

    • Esta fatura possui liquidações parciais

    • Esta fatura aguarda efetivação de geração de documentos fiscais

    • Esta fatura aguarda efetivação de remessa

Suspender Fatura

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → Painel 'Faturas a Receber' → ferramenta 'Suspender Fatura'.

A suspensão da fatura poderá ser utilizada quando não desejar cobrar essa fatura do cliente. A suspensão pode ser realizada tanto individualmente quanto em massa.

  • Algumas Faturas não terão autorização para serem suspensas, o sistema irá exibir as seguintes descrições nas faturas não autorizadas:
    • A Fatura X já está liquidada
    • A Fatura X está com status de excluída
    • ATENÇÃO: Suspensão autorizada, porém essa fatura já tem remessa gerada.
    • A fatura X já está com o status de suspenso.
    • Fatura já conciliada
    • Fatura aguarda conciliação na profile

Imprimir Fatura 

ACESSO: Módulo Financeiro → menu Painel do Cliente → clique duplo no cliente → painel 'Faturas a Receber' → ferramenta 'Imprimir Fatura'.

Para realizar a impressão de uma fatura basta selecioná-la e após clicar na ferramenta "imprimir fatura".  Se desejar imprimir em formato de carnê, por exemplo, basta selecionar todas as faturas que farão parte do carnê e então clicar na moeda "imprimir fatura", nesse formato, será gerado um único PDF com todas as faturas selecionadas.

Alterar Fatura

ACESSO: Módulo Financeiro → menu Painel do Cliente → clique duplo no cliente → painel 'Faturas a Receber' → ferramenta 'Alterar Fatura'.

Selecione a fatura desejada e clique na ferramenta 'Alterar Fatura'.

  • Alteração de data de vencimento e valor da fatura fará com que essa fatura seja removida e criada uma nova fatura com os novos parâmetros. Dessa forma será gerado um novo nosso número para o boleto.
  • Algumas Faturas não terão autorização para serem alteradas, o sistema irá exibir as seguintes descrições nas faturas não autorizadas
    • A Fatura X já está liquidada

    • A fatura X está com status de excluída

    • A fatura X já está com o status de suspenso.

    • Fatura já conciliada

    • Fatura aguarda conciliação na profile

    • Esta fatura aguarda efetivação de remessa

    • Esta fatura aguarda efetivação de geração de documentos fiscais

    • Esta fatura aguarda efetivação de alteração de profile.
    • A Fatura já possui documentos fiscais gerados
    • A Fatura está com remessa transmitida
    • A fatura está com liquidação parcial

Adicionar fatura ao SPC

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Faturas a Receber' → ferramenta 'Adicionar Fatura Selecionada ao SPC'.

Através dessa moeda podemos informar que essa fatura foi enviada para o SPC. Após selecionar a fatura e clicar na moeda em questão, a fatura constará também em Financeiro → Gerenciador de Cobrança → "Faturas Cadastradas ao SPC".

O MK Solutions não possui integração com o SPC, ou seja, ao utilizar da opção "enviar fatura ao SPC" não será colocado o cliente no SPC. Essa ferramenta serve para que você possa ter o controle interno das faturas que já adicionou ao SPC. Para que quando realizar uma leitura de retorno, por exemplo, possa verificar quais os clientes que estavam no SPC realizaram o pagamento da fatura.

Saiba mais em Gerenciador de Cobrança 

Inserir comentários na fatura

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Faturas a Receber' →  ferramenta 'Inserir comentários na fatura'.

Selecione a fatura desejada e clique na ferramenta 'inserir comentário na fatura'.

Informe o comentário, confirme o procedimento e clique no botão 'Finalizar'

Para visualizar os comentários inseridos basta dar um clique duplo na fatura, para abrir os históricos da fatura e após um clique duplo no item do histórico.

Estorno de Faturas

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Faturas a Receber' → ferramenta 'Estorno de Faturas'.

Através do estorno de faturas é possível estornar uma fatura liquidada. 


  • O lançamento do estorno não ficará com a mesma data em que foi realizado o pagamento, a data de lançamento será a data em que o estorno está sendo realizado.
  • Em 'origem/destino dos valores' informe o mesmo local em que foi realizado o pagamento, para que não haja inconsistência nos saldos.
  • O estorno não poderá ser realizado nas situações da mensagens indicadas abaixo:

Imprimir recibo de liquidação

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Faturas a Receber' → ferramenta 'Imprimir recibo de liquidação'.

Através dessa opção é possível imprimir o recibo de liquidação da fatura.

Requisito: é necessário que o recibo esteja configurado. Veja mais em Configurações de recibos.

Banco de Imagens

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Faturas a Receber' → ferramenta 'Banco de Imagens'.

E possível adicionar uma imagem ou verificar imagens já anexadas para o cliente.

Liquidação Avulsa de Faturas

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Faturas a Receber' → ferramenta 'Liquidação avulsa de faturas'.

Selecione a(s) fatura(s) desejada e clique em "liquidação avulsa de faturas".

Justificativa: motivo da liquidação avulsa.

Se utilizado o método de pagamento "Outros (sem integração)" esse valor NÃO será creditado em nenhuma conta banco, caixa, ou cofre. Apenas será alterado o status da fatura para "liquidado".


Algumas Faturas não terão autorização para serem alteradas, o sistema irá exibir as seguintes descrições nas faturas não autorizadas

  • A Fatura X já está liquidada

  • A fatura X está com status de excluída

  • A fatura X já está com o status de suspenso.

  • Esta fatura possui liquidações parciais

Baixar Fatura 

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Faturas a Receber' → ferramenta 'Baixar Fatura selecionada'. 

Essa opção serve para que você possa enviar o comando de baixa dessa fatura para o banco. Após realizar a baixa, o comando será enviado ao  banco no próximo arquivo de remessa gerado.

Para utilizar essa ferramenta é necessário que o comando de baixa esteja ativo na profile de pagamento. Contate nosso suporte para maiores informações!

Faturas a Pagar

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Faturas a Pagar'.

Em faturas a pagar será listado todas as faturas que foram geradas referente as despesas do provedor. 

  • Saiba mais sobre o funcionamentos destas ferramentas na documentação do Gerenciador de contas a pagar
  • As ferramentas de inserir novo comentário e liquidação avulsa funciona da mesma forma que foi explicado na seção de faturas a receber desta documentação

Contas não faturadas 

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Contas não faturadas'.

No painel de contas não faturadas constará todas as contas geradas para o cliente, seja manual ou contratual, que ainda não foram faturadas. Vejamos abaixo as funcionalidades disponíveis nesse painel.


Inserir conta


Editar conta


Remover conta




Suspender conta


Remover suspensão de conta


Faturar contas


Suspender Conta não faturada

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Contas não faturadas' → ferramenta 'Suspender Conta'.

Algumas Contas não terão autorização para serem suspensas, o sistema irá exibir as seguintes descrições nas faturas não autorizadas

  • A Conta X já está liquidada
  • Esta conta aguarda efetivação de faturamento
  • A Conta X já está com o status de suspenso.
  • Esta conta já faz parte de uma fatura

Editar Conta não faturada

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Contas não faturadas' → ferramenta 'Editar Conta'.

Selecione a conta desejada e clique em 'editar conta':

Algumas Contas não terão autorização para serem alteradas, o sistema irá exibir as seguintes mensagens quando não autorizadas:

  • ERRO! Você não pode efetuar alterações em contas liquidadas.

  • ERRO! Essa conta não pode mais sofrer nenhum tipo de alteração.

  • ERRO! Essa conta está associada a movimento bancário já conciliado.

  • ERRO! Essa conta participa de uma fatura. Confirme seu interesse.

  • ERRO! Esta conta está vinculada a um faturamento pendente cód. X e não pode ser alterada.

  • ERRO! Contas de contrato, não podem utilizar nenhuma plano de composição avulso.

Inserir nova conta avulsa

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Contas não faturadas' → ferramenta 'Inserir Conta'.

Avance para a próxima etapa

Marque o check de confirmação do procedimento e clique no botão 'Finalizar'

Cancelar suspensão de conta não faturada

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Contas não faturadas' → ferramenta 'Cancelar suspensão de conta'.

Marque o check de confirmação do procedimento e clique no botão 'Finalizar'

Algumas Contas não terão autorização para cancelar a suspensão, o sistema irá exibir as seguintes mensagens quando não autorizadas:

  • A Conta X já está liquidada

  • A Conta X não está mais suspensa

Remover conta não faturada

ACESSO: Módulo Financeiro → Painel do Cliente → clique duplo no cliente → "Contas não faturadas" (4º moeda) → "Remover Conta".

Algumas Contas não terão autorização para serem excluídas, o sistema irá exibir as seguintes mensagens quando não autorizadas:

  • A Conta X já está liquidada

  • A Conta X faz parte de uma fatura 

  • A Conta X aguarda efetivação de faturamento. 

  • Esta Conta possui pagamento parcial.

Faturamento manual de uma conta não faturada

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Contas não faturadas' → ferramenta 'Faturar contas'.

Selecione a(s) conta(s) desejadas e clique em "Fatura contas":

Se for selecionar apenas uma conta, a data de vencimento e a descrição são campos bloqueados, pois estas informações tem origem do contrato.

Mas, se for selecionada diversas contas para faturamento e o 'método de faturamento' for selecionado como 'todas as contas em uma fatura', os campos vencimento e descrição são liberados para preenchimento.

Saiba também sobre o Faturamento em massa em Faturamento em massa

Relação de contas a pagar associado a pessoa ou empresa

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Relação de contas a pagar associado a pessoa ou empresa'.

Nesse painel irá constar todas as contas a pagar que foram lançadas para fornecedores ou despesas do próprio provedor.

As moedas disponíveis nesse painel são para remover a(s) conta(s) ou para realizar alterações, segue maiores instruções:


Editar conta


Remover conta




Alterar conta a pagar 

Para alterar uma conta a pagar , selecione-a no painel e clique no botão "Editar"

O operador poderá alterar: 

Marque o check "Tem certeza que deseja aplicar as alterações" para confirmar o procedimento e clique no botão "Finalizar"

Assim que a tela de alteração for aberta e a conta selecionada fazer parte de uma fatura, o sistema irá exibir a seguinte mensagem:

  • ATENÇÃO! Esta conta já está faturada e não pode sofrer alteração de valor ou vencimento.

O sistema irá impedir a alteração quando quando a conta estiver nas situações indicadas nas mensagens abaixo:

  • ERRO! Você não pode efetuar alterações em contas liquidadas.
  • ERRO! Essa conta está associada a movimento bancário já conciliado.
  • ERRO! Essa conta participa de uma fatura. Impossível efetuar a alteração.

Remover conta a pagar 

Para Excluir uma conta a pagar , selecione-a no painel e clique no botão "Excluir"

Contas liquidadas ou integrantes de uma fatura não podem ser removidas

Faturas excluídas

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Faturas Excluídas'.

Nesse painel constará todas as faturas que foram removidas de forma manual no sistema.

Através desse painel poderá verificar a data em que foi realizado a exclusão e o operador que realizou a operação e inserir comentários na fatura. 

Inserir comentário na fatura removida

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Faturas Excluídas' → ferramenta 'Inserir comentários na fatura'.

Informe o comentário, marque o check "Confirma a inserção desse comentário?" para dá ciência ao procedimento e clique no botão "Finalizar"

Para visualizar os comentários inseridos basta dar um clique duplo na fatura, para abrir os históricos da fatura e após um clique duplo no item do histórico.

Relação de contas a receber liquidadas

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Relação de contas a receber liquidadas'.

Nesse painel você poderá verificar todas as contas/faturas que foram liquidadas pelo cliente. Não é possível realizar nenhuma operação nesse painel, apenas conferir as liquidações.

Relação de contas a pagar liquidadas

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Relação de contas a pagar liquidadas'.

Nesse painel você poderá verificar todas as contas/faturas que foram pagas pela sua empresa. Não é possível realizar nenhuma operação nesse painel, apenas conferir os pagamentos.

Documentos fiscais gerados

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Documentos fiscais gerados'.

Através desse painel será possível verificar as notas fiscais 21/22 e NFSe que foram geradas para o cliente.


Editar notas fiscais


Cancelar Documento


Anular Documento




Imprimir documento fiscal


Enviar documento fiscal




Anular documento

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Documentos fiscais gerados' → ferramenta 'Anular documento'.

Somente será possível anular a última nota gerada e a nota precisa ser 21/22. A diferença de anular a nota e cancelar é que ao anular a nota o sequencial irá voltar e a próxima nota gerada terá a mesma numeração anterior, diferente do cancelamento que a nota cancelada segue a numeração das notas. Exemplo:

Gerei a nota de número 5, após anular a nota de número 5 o sequencial voltará para 4, assim, a próxima nota gerada será a 5 novamente.

Se tivesse realizado o cancelamento da nota, a nota continuaria com o sequencial 5 e a próxima gerada seria a numeração 6.

Cancelar documento

ACESSO: módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Documentos fiscais gerados' → ferramenta 'Cancelar documento'.

Enviar nota fiscal por e-mail

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Documentos fiscais gerados' → ferramenta 'Enviar e-mail ao cliente'.

Ao clicar em 'enviar e-mail ao cliente', um janela se abrirá e devem ser preenchidos os seguintes campos:

Imprimir documento fiscal

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Documentos fiscais gerados' → ferramenta "Imprimir documento fiscal".



Editar informações do documento fiscal

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Documentos fiscais gerados' → ferramenta "Editar informações do documento fiscal".

Documentos fiscais pendentes

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel 'Documentos fiscais pendentes'.

Nesse painel constará todas as faturas que ainda estão pendentes para geração de nota fiscal.

Saiba mais sobre a geração de notas nas documentações indicadas abaixo:

Relação de e-mails, SMS enviado ao cliente

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel "Relação de e-mails, SMS e mensagens instantâneas enviadas ao cliente".

Nesse painel será possível verificar todos os e-mails e SMS que foram enviados ao cliente. Irá constar tanto as mensagens automáticas, como mensagem de cobrança por exemplo, como sms e e-mails enviados de forma manual.

Negativa de débito

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel "Negativas de débito deste cliente".

Nesse painel será possível gerar a negativa de débito para o cliente, que é o documento que irá comprovar as faturas que foram liquidadas pelo cliente no ano anterior.

As seguintes ferramentas são disponibilizadas neste painel 


Gerar negativa de débito


Imprimir negativa de débito


Enviar negativa de débito por e-mail


Enviar negativa de débito por e-mail

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel "Negativas de débito deste cliente" → ferramenta 'Enviar negativa de débito selecionada por e-mail'.

Imprimir negativa de débito

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel "Negativas de débito deste cliente" → ferramenta 'Imprimir negativa de débito selecionada'.

A emissão da negativa de débito irá levar em consideração as configurações realizadas em Negativa de Débito 

Gerar negativa de débito

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel"Negativas de débito deste cliente" → ferramenta 'Gerar nova negativa de débito'.

Clique na ferramenta "Gerar nova negativa de débito" para que o sistema faça a geração do documento. Será considerado sempre o ano anterior e irá gerar a relação de todas as faturas do clientes.

A emissão da negativa de débito irá levar em consideração as configurações realizadas em Negativa de Débito 

Definição de permissões no painel

ACESSO: Módulo Financeiro → menu 'Painel do Cliente' → clique duplo no cliente → painel "Negativas de débito deste cliente" → "Definição de permissão de acesso às funções desse painel".

Veja mais sobre como realizar as permissões em Gerenciamento de permissões.

Alteração de data de vencimento e valor da fatura fará com que essa fatura seja removida e criada uma nova fatura com os novos parâmetros. Dessa forma será gerado um novo nosso número para o boleto.


Histórico de Alterações

DATAVERSÃODESCRIÇÃOAUTOR
01/07/2020
Atualização de print da tela de pessoasGiane