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Visão Geral

O MK Solutions possui integração com o Cielo 3.0, o que viabiliza realização de pagamentos via cartão de crédito (e-commerce) no sistema. 

Com está integração será possível: 

Cobrança Adicional: Na prática isto permite que o cliente tenha um boleto, um debito, uma arrecadação, e além disto uma recorrência de cartão. Ou seja, ele pode ter o boleto, não pagar o boleto e o sistema vai até o cartão tentar pegar o valor.

Assim como ele também pode ter exclusivamente só o cartão sem nenhuma outra cobrança. 

Este mecanismo chamamos de cobrança adicional que nada mais é que uma cobrança convencional mais o cartão.

Configuração do Perfil de Cartão de Crédito (Profile de Pagamento)

Configuração para o uso do pagamento via cartão de crédito

1º Passo: Aderir ao Cielo 


  • Na imagem já temos como alguns campos devem ser preenchido:
  • Preenchimento das Habilitações de serviços:
    • Boleto Bancário, Transferência - NÃO;
    • Recorrência Programada - SIM;
    • O restante se refere à integração do provedor com a Cielo - O provedor deverá definir.


O MK 3.0 é integrado com a API 3.0 da Cielo

2º Passo: Gerar Token para Homologação de Pagamentos com a Cielo 

Para gerar os tokens de homologação acesse Cadastro Sandbox.


O usuário terá que informar: 

e marcar o checkbox 'Não sou um robô' e clicar no botão 'Cadastrar' 

O Merchant ID e Merchant Key serão exibidos em tela. Eles serão utilizados no próximo passo da configuração.

O token de homologação gerado através deste link não será expirado com o tempo.

3º Passo : Cadastrar Tokens no sistema (Configurar Perfil de Cartão de Crédito)

O cadastro deverá ser registrado na seguinte tela:

ACESSO: Configuração → Menu Financeiro → Submenu Profile de Pagamento → Submenu Perfil Cartão de Crédito 

O usuário deverá informar : 

Após este registro, deve-se preparar o ambiente para realizar os testes para validação.

  • O cadastro dos tokens de homologação e de produção é de responsabilidade exclusiva do provedor
  • Os tokens que a Cielo informa diretamente por e-mail ou por telefone, que não são gerados pelo link https://cadastrosandbox.cieloecommerce.cielo.com.br/, são tokens de produção . Estes possuem prazos de validade enquanto a Cielo não aprovar os testes de homologação.

4º Passo : Preparar Ambiente para Cielo realizar Homologação 

  • O servidor do provedor deverá possuir uma configuração em https (O servidor deve possuir certificado para criptografia dos dados através de SSL e HTTPS);

Para instalar o certificado são necessários alguns procedimentos simples:

  • O servidor do MK deve possuir um IP válido;
  • É necessário ter um domínio ou um subdomínio para esse IP, sugerimos:
    • Se o servidor possui os sistemas MK e SAC em conjunto algo genérico como sistema.meuprovedor.com.br;
    • Se o servidor possui apenas SAC, sugerimos algo mais específico como sac.meuprovedor.com.br;
    • O provedor escolhe, registra e publica o domínio como achar conveniente;
  • Caso nos passe o IP válido e domínio/subdomínio podemos realizar a instalação do certificado SSL no servidor e disponibilizamos o HTTPS aos sistemas.
    • O serviço de certificação utilizado é gratuito (https://letsencrypt.org/) e os certificados renovam-se automaticamente desde que configurado, o site letsencrypt.org demonstra como deixar essa atividade configurada;
  • Sendo assim precisará acessar Configuração →  Menu SAC →  Submenu Configuração SAC →  Marque a opção Realizar requisição utilizando o https


  • Caso o gerenciamento do SSL do provedor for pelo CPanel, deverá o CPanel do cliente estar com o plugin do lets's encrypt habilitado, em caso de dúvidas seguir essa documentação: The Let's Encrypt Plugin

Configuração da Regra de Recorrência do Perfil de Cartão de Crédito

ACESSO: Módulo Financeiro → Menu Transações Via Cartão → botão da Engrenagem Configurações de Recorrência

Apenas uma Profile de Recorrência poderá ser definida como a ativa para receber as programações de recorrência 

Nesta configuração o usuário deverá informar:

A troca da profile se dará apenas no contrato e não nas faturas existentes. A profile redefinida será considerada apenas paras a novas faturas do contrato.

Gerenciar Cartões e Transações via cartão de crédito no Painel do Cliente

No Painel Cliente o operador poderá acompanhar as transações via cartão de crédito que estão programadas para o cliente, bem como cadastrar novos cartões e realizar alteração em suas configurações. 

ACESSO: Módulo Financeiro → Menu Painel do Cliente → Localize o cliente no painel e clique duas vezes sobre ele. 

Através dos seguintes painéis será possível realizar o gerenciamento das transações de cartão de crédito: 


Faturas que estão programadas para transação via cartão de crédito


Cartões de crédito salvos deste cliente.


Faturas a Receber - Para Incluir cobrança adicional as faturas selecionadas


Contratos - Para criar os contratos


Painel Faturas que estão programadas para transação via cartão de crédito

Neste painel o operador poderá visualizar todas as transações via cartão de crédito que estão programadas para o cliente em questão, ou seja, todas as faturas que: 

Para cada transação teremos as seguintes informações, por padrão, disponibilizadas ao visualizar o painel: 

  • Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar ocultas, por padrão.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

  • Ao clicar duas vezes sobre a transação no painel é possível visualizar o histórico da fatura

Neste painel o operador terá disponível as seguintes ferramentas:


Remover cobrança adicional das faturas selecionadas


Capturar valor de faturas selecionadas


Transferir as programações selecionadas para outro perfil do cliente


Remover cobrança adicional das faturas

O operador poderá remover a programação do pagamento via cartão de crédito em débito automático através da remoção da cobrança adicional de cartão de crédito associado à fatura. 

Selecione uma ou mais faturas no painel e clique no botão "Remover cobrança adicional das faturas"


Será aberta uma tela com o resultado da analise das faturas selecionadas. Para casa fatura teremos as seguintes informações:   

No campo "Descreva o motivo pelo qual deseja executar este processo", use para escrever com detalhes os motivos de executar o procedimento.

Marque o check 'Tem certeza que deseja remover a cobrança adicional das cobranças disponíveis?' para dar ciência ao procedimento e clique no botão para executar o procedimento.

Pronto! a remoção da cobrança adicional foi realizada para as faturas que não apresentaram críticas e a partir desse momento estas não estarão mais programadas para transação via cartão de crédito.  

No histórico da fatura na aba das cobranças, a cobrança adicional de cartão de crédito está marcada como excluída. 

Um evento também será registrado no histórico da fatura 


Capturar valor de faturas selecionadas

O operador poderá realizar a captura do pagamento das faturas programadas para crédito automático de forma manual, basta selecionar uma ou mais faturas no painel e clicar no botão "Capturar valor de faturas selecionadas"


Será aberta uma tela com o resultado da analise das faturas selecionadas. Para cada fatura teremos as seguintes informações:   

Marque o check "Tem certeza que capturar os valores aptos?" para dar ciência ao procedimento e clique no botão para executar o procedimento.

Pronto! as faturas que não apresentaram críticas foram liquidadas pelo cartão associado. 

Um evento será registrado no histórico da fatura 

A rotina automática de captura dos valores é executada todos os dias às 02:00 da manhã  

Transferir as programações para outro perfil do cliente

O operador poderá trocar o cartão de crédito associado à fatura, basta selecionar uma ou mais faturas no painel e clicar no botão "Clique para transferir as programações selecionadas para outro perfil do cliente."


Será aberta uma tela com o resultado da analise das faturas selecionadas. Para cada fatura teremos as seguintes informações:   

Nos campos abaixo da listagem de faturas

Marque o check "Tem certeza que deseja transferir as cobranças disponível ao novo perfil selecionado?" para dar ciência ao procedimento e clique no botão 'Finalizar'

Um evento será registrado no histórico da fatura 

Para acionar esta ferramenta o cliente deve possuir mais de um cadastro de cartão de crédito com uma profile de cartão ativa.

Cartões de crédito salvos deste cliente

Neste painel o operador poderá visualizar todos os cartões de créditos cadastrados do cliente em questão 

Para cada cartão de crédito teremos as seguintes informações: 

  • Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

  • Ao clicar duas vezes sobre o cartão será possível verificar o histórico de eventos sobre o cartão

Neste painel o operador terá disponível as seguintes ferramentas:


Inserir um novo cartão vinculado ao cliente


Editar o perfil selecionado (cartão)


Inserir um novo cartão vinculado ao cliente

O operador poderá cadastrar o cartão para o cliente clicando no botão "Inserir novo cartão"

Para o cadastro do cartão o operador deverá informar, conforme orientações dos campos à baixo: 

Marque o check "Confirma seu interesse em cadastrar este novo cartão para o cliente?" para dar ciência ao procedimento e clique no botão de efetivar o cadastro.

Pronto! O cartão do cliente foi cadastrado.

Em algumas situações não será possível realizar o cadastro do cartão de crédito, o sistema irá exibir as seguintes mensagens nesta situações:

  • Os procedimentos feitos pelo sistema MK não irão inserir de forma automática as cobranças do tipo cartão de crédito nas faturas.
    • Ou seja, quando o cartão é cadastrado pelo sistema MK, mesmo que a configuração da profile padrão de recorrência esteja com o 'Atribuir Fatura' como SIM e/ou com o 'Alterar Profile' como SIM, o sistema não irá adicionar a cobrança do tipo cartão de crédito nas faturas já existentes e/ou trocar a profile do contrato do cliente de forma automática. Isto apenas será feito quando o cadastro do cartão de crédito for feito pelo SAC WEB ou SAC Plus.

Editar o perfil (cartão)

Para acessar a tela de alteração de configuração de um cartão de crédito, selecione-o no painel e clique no botão 'Editar perfil selecionado' (do cartão de crédito)

O operador poderá alterar as seguintes configurações:


Ativar o crédito automático para o perfil


Desativar o crédito automático do perfil


Ativar o perfil de cartão


Inativar o perfil de cartão


Ativar o crédito automático para o perfil

Para ativar o crédito automático do cartão clique no botão 'Ativar Crédito Automático' e clique em OK para confirmar

Caso o cartão já esteja ativo, o operador será notificado: 

Desativar o crédito automático do perfil

Para desativar o crédito automático do cartão clique no botão 'Desativar Crédito Automático' e clique em OK para confirmar

Caso o cartão já esteja desativo ou se cartão estiver associado a um contrato que possua a profile do cartão de crédito associado, o operador será notificado: 

Quando o débito automático de um cartão de crédito estiver inativo as capturas de pagamento não serão realizadas de forma automática

Ativar o perfil de cartão

Para tornar o cartão de crédito como ativo clique no botão 'Ativar cartão de crédito'


Inativar o perfil de cartão

 Para tornar o cartão de crédito como inativo clique no botão 'Inativar cartão de crédito'

Caso o cartão estiver associado à programações de pagamento via cartão de crédito, o operador será notificado: 

Quando um cartão de crédito estiver inativo ele não poderá ser associado à nenhum programação de pagamento.

Incluir cobrança adicional as faturas selecionadas

A cobrança adicional de cartão de crédito poderá ser feita pelo operador de forma manual. 

No painel de Faturas a Receber no Painel de Cliente, selecione uma ou mais faturas e clique no botão 'Incluir cobrança adicional'.

Será aberta uma tela com o resultado da analise das faturas selecionadas. Para cada fatura teremos as seguintes informações:   

Nos campos seguintes:

Marque o check "Tem certeza que deseja adicionar a cobrança adicional das cobranças disponíveis?" para dar ciência ao procedimento e clique no botão para executar o procedimento.

Um evento será registrado no histórico da fatura 

Criando um contrato com uma profile de cartão de crédito 

Observações sobre a criação do contrato com profile de pagamento de cartão de crédito: 

Saiba mais sobre a criação de contrato em Criar contrato.

Painel de acompanhamento das transações de cartão de crédito

ACESSO: Módulo Financeiro → Menu Transações de Cartão de crédito 

Para o acompanhamento das transações de cartão de crédito temos os seguintes painéis: 


Transações com sucesso dos últimos 7 dias.


Transações com erro (últimos 30 dias)


Transações programadas. (próximos 7 dias)




Todas as transações executadas com sucesso.


Todas as transações que geraram erro


Todas as transações programadas




Todos os perfis de cartão de crédito cadastrados


Extrato das execuções em lote da rotina de captura


Relação de críticas para transações programadas.


Transações com sucesso dos últimos 7 dias

Neste painel o operador poderá visualizar as transações que obtiveram sucesso nos últimos 7 dias, ou seja, os pagamentos via cartão de crédito que foram efetivados.  

 

Para cada transação teremos as seguintes informações: 

Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

Ao clicar duas vezes sobre a transação no painel é possível visualizar o histórico da fatura

Transações com erro (últimos 30 dias)

Neste painel o operador poderá visualizar as transações que obtiveram erro nos últimos 30 dias, ou seja, os pagamentos via cartão de crédito que não foram efetivados.  

Para cada transação teremos as seguintes informações: 

Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

Ao clicar duas vezes sobre a transação no painel é possível visualizar o histórico da fatura

Transações programadas. (próximos 7 dias)

Neste painel o operador poderá visualizar as transações que estão programadas para os próximos 7 dias , ou seja, faturas que: 

Estão com vencimento até os próximos 7 dias ;

Possuem uma cobrança do tipo Cartão associada ativa

Que não estão liquidadas, excluídas ou suspensas 

Para cada transação teremos as seguintes informações: 

Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

Ao clicar duas vezes sobre a transação no painel é possível visualizar o histórico da fatura

Todas as transações executadas com sucesso

Neste painel o operador poderá visualizar todas as transações que obtiveram sucesso, ou seja, todos os pagamentos via cartão de crédito que foram efetivados.  

Observem que o painel abrirá em modo pesquisa, ou seja, os itens serão exibidos apenas quando pesquisados.

O operador poderá buscar as transações pelos filtros, localizados em cada coluna ou poderá listar todas elas clicando no ícone indicado na imagem abaixo, no canto inferior esquerdo.

Para cada transação teremos as seguintes informações: 

Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

Ao clicar duas vezes sobre a transação no painel é possível visualizar o histórico da fatura

Todas as transações que geraram erro

Neste painel o operador poderá visualizar todas as transações que obtiveram erro, ou seja, todos os pagamentos via cartão de crédito que não foram efetivados.  

Observem que o painel abrirá em modo pesquisa, ou seja, os itens serão exibidos apenas quando pesquisados.

O operador poderá buscar as transações pelos filtros, localizados em cada coluna ou poderá listar todas elas clicando no ícone indicado na imagem abaixo, no canto inferior esquerdo.

Para cada transação teremos as seguintes informações: 

Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

Ao clicar duas vezes sobre a transação no painel é possível visualizar o histórico da fatura

Todas as transações programadas

Neste painel o operador poderá visualizar todas as transações que estão programadas, ou seja, todas as faturas que: 

Para cada transação teremos as seguintes informações: 

Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

Ao clicar duas vezes sobre a transação no painel é possível visualizar o histórico da fatura

Todos os perfis de cartão de crédito cadastrados

Neste painel o operador poderá visualizar todos os cartões de créditos dos clientes cadastrados


Para cada cartão de crédito teremos as seguintes informações: 

Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

Extrato das execuções em lote da rotina de captura

O operador poderá executar a rotina de captura dos valores programados até hoje de forma manual. 

Neste painel serão listadas todas as execuções manuais realizadas. 

Para cada execução teremos as seguintes informações na grade: 

Executar captura em lote de valores programados via cartão de crédito 

Para acionar a rotina de captura de valores programados basta clicar no botão 'Executar rotina de captura de valores programados agora.'

Clique em 'OK' para efetivar o procedimento. 

Pronto! Será adicionada no painel uma linha com os dados gerais da execução.

Esta rotina irá considerar as faturas que: 

  • Possuem cobrança do tipo cartão associada e ativa;
  • Estão com a função de débito automático no cartão ativo no cartão associado; 
  • Que possuem vencimento menor ou igual ao dia de hoje.

Verificar faturas que foram capturadas na rotina 

Para verificar o resultado da execução da rotina, clique duas vezes sobre ela no painel.

Na tela serão listadas todas a faturas que foram analisadas pela rotina. Para cada fatura teremos as seguintes informações: 

Uma transação poderá entrar como erro quando:

  • A profile de cartão de crédito associada à fatura estiver inativa;
  • A fatura estiver liquida, excluída ou suspensa;
  • Quando ocorre algum erro na transação com o cartão de crédito;


O resultado da rotina de captura de valor que é executada de forma automática às 02:00 da manhã também será listado neste painel. O operador de execução estará identificado como 'MKMonitor' 


Relação de críticas para transações programadas

Neste painel serão listadas as programações de pagamento via cartão de crédito de faturas que possuem cobrança de cartão de crédito ativa, que não estejam suspensas, excluídas ou liquidadas e que possuem as seguintes críticas:

Para cada programação de pagamento teremos as seguintes informações: 

Fiquem atentos às colunas disponibilizadas para o painel, algumas podem estar por padrão ocultas.

Saiba mais sobre a visualização de colunas em Visualização de Dados na Grade/Tela 

Utilizando recursos de Pagamento via cartão no SAC WEB e SAC Plus

Pré Requisito

SAC WEB

Gerenciamento de Cartão de Crédito

ACESSO: Menu Pagamentos → Clique no botão 'Gerenciar Cartões'

Uma tela será aberta com a listagem de todos os cartões cadastrados do cliente

Cadastrar Cartão de crédito

Para cadastrar um novo cartão de crédito clique no botão 'Adicionar Cartão'

O cliente deverá informar: 

Clique no botão 'Adicionar' 

Pronto! O cartão do cliente foi adicionado 

Habilitar/Desabilitar débito automático do cartão 

Para habilitar ou desabilitar o débito automático, selecione o cartão na grade e clique no botão 'Ativar/Desativar Débito automático'

Marque ou Desmarque o check 'Autorizar uso do débito automático' e clique no botão 'Salvar'

Pronto! 

Autorização ou Desautorização realizada. 

Quando o débito automático de um cartão de crédito estiver inativo as capturas de pagamento não serão realizadas de forma automática

Desativar o cadastro do cartão de crédito

Ao cadastrar um cartão o cadastro estará ativo. Para desativá-lo, selecione-o na grade e clique no botão 'Remover Cartão'

Confirme o procedimento. 

Pronto! o Cartão foi inativado!

  • Quando o cliente exclui um cartão, ele não é listado na grade, no entanto no painel do Cliente no Sistema MK ele é exibido como Inativo
  • Caso o clique venha a cadastrar o mesmo cartão posteriormente, o cadastra desde será reativado.
  • Quando um cartão de crédito estiver inativo ele não poderá ser associado à nenhum programação de pagamento

Realizando pagamento com Cartão de Crédito

ACESSO: Menu Pagamento → Selecione uma fatura com status 'Pedente' → Clique no botão 'Pagar com o cartão'

Selecione o cartão que deseja utilizar para realizar o pagamento e clique no botão 'Pagar'

Será aberta um tela com informações gerais sobre o cartão e pagamento da fatura

Com o CVV informado clique no botão 'Pagar'

Pronto! A fatura do cliente foi liquidada.

SAC Plus

Realizando Pagamento

Para realizar pagamento com cartão no aplicativo:


Alguns possiveis erros que podem ocorrer no momento da efetivação do pagamento 

Cadastro de cartão de crédito

Quando ainda não há cartão de crédito cadastro 

Permissão de acesso às ferramentas

A ferramentas relacionadas à funções de cartão de créditos deram por padrão permissão apenas para administradores.

Saiba mais sobre o gerenciamento de permissões de acesso à ferramentas da grade em Gerenciador de permissões de acesso à painéis e ferramentas

Vídeos sobre o assunto 

Assista os vídeos do nosso canal relacionado ao pagamento com cartão de crédito


Histórico de Alterações

DATAVERSÃODESCRIÇÃOAUTOR
27/03/20180.0Criação da documentaçãoGiane
25/03/20201.0Inclusão da funcionalidade de Recorrência de Cartão de CréditoGiane